Receitinha delícia essa viu! Até meu marido que abomina batata-doce adorou. O segredo desse creme é a cebola caramelizada. Faz toda diferença no sabor e eu uso essa técnica em várias receitas de sopas e cremes. Não fica com gosto de cebola e ela some, quase derrete mesmo, além de dar essa cor dourada linda aos pratos.
Para fazer duas porções generosas eu usei:
– 2 colheres (sopa) de azeite;
– 1 cebola grande em fatias;
– 1 batata doce grande picada;
– 2 batatas pequenas picadas;
– 1/2 colher (chá) de curry;
– 100ml de creme de leite;
– água fervente o suficiente para cobrir os ingredientes;
– Sal, pimenta-do-reino, salsinha e parmesão a gosto.
Refogue a cebola no azeite em fogo bem baixo. Vai levar bastante tempo, mas a cebola vai ficando cada vez mais dourada e docinha (não pode deixar queimar, por isso mexa sem parar). Nesse momento adicione as batatas, o curry, um pouco de sal (deixe para acertar no final) e cubra com água quente. Não precisa muita água, só o suficiente para cobrir. Deixe ferver e cozinhar bem as batatas.
Você pode bater tudo no liquidificador, usar um mixer ou um amassador de batatas manual que é o que eu usei porque gosto de sentir uns pedacinhos. Acrescente o creme de leite, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino. Aqueça novamente o creme só para incorporar todos os ingredientes, não precisa ferver.
Na hora de servir acrescente salsinha e queijo parmesão. Fica leve, adocicada e muito saborosa!
Amei a receita!! Acho que avisei no curry,estava bem apimentada!!!
Tati, te acompanho muito! Adoro o seu site é sempre o indico! A minha mãe faz esse refogado de cebola, quando ela quer cozinhar o frango e não quer molho de tomate! Fica divino! Ela sempre fazia para mim, porque eu não gostava de frango em molho de tomate! Uma delicia! Ele fica bem marromzinho!
OI TATI
ASSIM COMO VOCÊ, SOU PROFESSORA (UNIVERSITÁRIA), DEIXEI DE MINISTRAR AS AULAS POR UM TEMPO, POIS TIVE UM AVC-H(ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL-HEMORRÁGICO), OPERARAM A MINHA CAIXOLÁ,GRAÇAS À DEUS , ESTOU BEM, BRINCO SEMPRE DIZENDO QUE TIVE QUE APERTAR UNS PARAFUSOS SOLTOS E GANHEI ATÉ UM CLIPE DE TITÂNIO, ME SINTINDO A MUIÉÉÉ BIÔNICA, HEHEHE. PILOTO BEM O FOGÃO, ADORO COZINHAR E VER NO ROSTO DAS PESSOAS QUERIDAS O “HUUUMMM QUE GOTOOOSO”. TIVE UMA CLÍNICA DE ESTÉTICA E ATÉ ENSINAVA RECEITAS DE COMIDAS PARA AS(OS) CLIENTES PARA MELHORAR A PELE E O CABELO. ADORO SUAS RECEITAS, POIS VOCÊ “FAZ TUDO COM AMOR E CARINHO”. MEUS PARABÉNS: PELO BLOG, PELA SUA LINDA PRINCESA LIS, PELOS LIVROS (JÁ PEDI PRO MARIDÃO) E POR COMPARTILHAR MAIS ESTA RECEITA MARAVILHOSA, IREI COMPRAR BATATA DOCE AINDA HOJE, PARA FAZÊ-LA PARA MINHA SOGRA, POIS ADORAMOS BATATA DOCE E SOPA. SOU SUA FÃ, JÁ FIZ MUITAS DE SUAS RECEITAS, SÃO PERFEITAS. MUITO OBRIGADA POR TUDO. BJS.
Creme de batata doce eu fiz e é uma delicia.
MUITO BOM
Que delícia! Serve como papinha, será? Abraços!
ainda não fiz, esta receita de creme de batata doce, mais adoro comidas agridoces.
um abraço a todos
Obrigada por mais essa dica e receita, seu blog é demais, você está de parabéns!
Geeeeeeeente! Juro que vi o título e cismei que era uma receita doce…. Até fiquei meio desconfiada qdo li cebola (ahn????) mas ainda assim pensei que era doce….
Ah! É que to com desejo de comer bolo de morango….