in ,

Molho de Gorgonzola

Molho fácil e maravilhoso para servir com massas, legumes assados ou carnes grelhadas. Só que é aquela coisa, gorgonzola é “ame ou odeie”! Eu sou da turma que ama e se você também é, tem que experimentar!

Leve ao fogo:
– 1 embalagem de creme de ricota;
– 1 caixinha (200ml) de creme de leite;
– 150 ml de leite;
– 150g de queijo gorgonzola esfarelado;
– 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Deixe ferver, até derreter o gorgonzola por completo. Se achar que ficou muito grosso, vá acrescentando leite e mexendo até chegar na consistência ideal. É importante usar o batedor de arame da primeira foto para não deixar empelotar, se você não tiver, bata tudo no liquidificador antes de levar ao fogo. Se achar necessário, acerte o sal.
Importante: esse molho vai engrossando enquanto descansa. Então se você fizer com antecedência talvez na hora de servir sobre a massa seja necessário colocar mais um pouco de leite e voltar ao fogo.
Rende uma quantidade suficiente para 1 pacote de massa (500g).
Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

21 Comments

  1. Acabo de fazer, ficou mara! Pra quebrar o gosto pesado da gorgonzola, coloquei umas raspinhas de limão e um pouco de noz moscada ralada. Muito bommmm

  2. Hj será a 3 x que farei essa receita aqui em casa. Todas ficaram uma delícia. Te acompanho a muito tempo e hj é a primeira vez que comento! Aproveito para parabenizar pelo maravilhoso blog! Parabéns. bjão

  3. Tati, se eu misturar esse creme em uma porção de arroz, normal mesmo, ja cozido, será que terei um risotto "fake"?!! O que vc acha da minha idéia?!! Bjsss

  4. Eu sempre fiz apenas refogando cebola e depois misturando o creme de leite com gorgonzola e só. Às vezes coloco champignon picado. Mas essa receita me pareceu mais interessante. Eu sugiro incluir a cebola e o champignon, que casa muito bem! No penne e com uma tacinha de vinho tinto pra acompanhar fica muito bom.

  5. Nossa, gorgonzola é isso mesmo, ou se ama ou se odeia!! Mas eu AMO! E fico muito irritada quando vejo "pizza 4 queijos" nos cardápios sem o gorgonzola rsrsrs. Humm, meu estômago está roncando, Tati, sacanagem!! Adoro seu site!

  6. Tati, uma vez fiz assim e deixei ferver, o creme talhou, então voltei a fazer da maneira q fazia antes, fazer molho branco tradicional e acrescentar o queijo no final, ser´q o que aconteceu da vez q fiz o queijo talhar quando ferveu? Bjos, adoro seu blog!!!

Maionese Verde

Eu Ri Muito!!!