Caldo Verde (receita com vídeo)

Uma das receitas que mais me pediam para gravar em vídeo era o Caldo Verde. Essa é mais uma receita que com o tempo eu fui modificando minha maneira de preparar e por isso ela é um pouco diferente da receita que eu postei aqui no blog há alguns anos atrás, mas acho que ficou ainda mais fácil de preparar e um pouquinho mais próxima da versão original portuguesa.

caldo-verde-receita-tradicional

Ingredientes:
½ cebola picada.
3 dentes de alho picados.
Meio quilo de batatas picadas.
2 gomos de linguiça em pedaços grandes (se for da linguiça fininha são 2, se for da calabresa comum use apenas 1).
700ml de caldo de legumes.
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece preparando o caldo de legumes. Se quiser facilitar use 1 tablete ou envelope de caldo industrializado dissolvido em 700ml de água bem quente. Se quiser fazer caldo caseiro veja a receita (aqui).

Refogue no azeite a cebola. Quando murchar junte os dentes de alho e refogue mais um pouco. Acrescente as batatas. Adicione a linguiça (eu só corto cada gomo ao meio). Acrescente 500ml de caldo de legumes e deixe ferver (reserve 200ml para que se ficar muito grosso acrescentar no final).

Caldo-verde-original

Quando as batatas estiverem macias retire as linguiças. Amasse as batatas dentro do caldo usando um amassador, se não tiver, retire as batatas, amasse com garfo e depois volte para a panela.

caldoverde

Corte as linguiças em rodelas e volte para a panela. Acrescente 100g de couve fatiada. Se achar necessário, acrescente mais caldo de legumes para deixar o caldo menos grosso.

Se quiser ver o vídeo lindinho dessa receita MARA é só acessar https://youtu.be/eI2GBlQTgk0 ou apertar o play:

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes