Caldo Verde (receita com vídeo)

Uma das receitas que mais me pediam para gravar em vídeo era o Caldo Verde. Essa é mais uma receita que com o tempo eu fui modificando minha maneira de preparar e por isso ela é um pouco diferente da receita que eu postei aqui no blog há alguns anos atrás, mas acho que ficou ainda mais fácil de preparar e um pouquinho mais próxima da versão original portuguesa.

caldo-verde-receita-tradicional

Ingredientes:
½ cebola picada.
3 dentes de alho picados.
Meio quilo de batatas picadas.
2 gomos de linguiça em pedaços grandes (se for da linguiça fininha são 2, se for da calabresa comum use apenas 1).
700ml de caldo de legumes.
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece preparando o caldo de legumes. Se quiser facilitar use 1 tablete ou envelope de caldo industrializado dissolvido em 700ml de água bem quente. Se quiser fazer caldo caseiro veja a receita (aqui).

Refogue no azeite a cebola. Quando murchar junte os dentes de alho e refogue mais um pouco. Acrescente as batatas. Adicione a linguiça (eu só corto cada gomo ao meio). Acrescente 500ml de caldo de legumes e deixe ferver (reserve 200ml para que se ficar muito grosso acrescentar no final).

Caldo-verde-original

Quando as batatas estiverem macias retire as linguiças. Amasse as batatas dentro do caldo usando um amassador, se não tiver, retire as batatas, amasse com garfo e depois volte para a panela.

caldoverde

Corte as linguiças em rodelas e volte para a panela. Acrescente 100g de couve fatiada. Se achar necessário, acrescente mais caldo de legumes para deixar o caldo menos grosso.

Se quiser ver o vídeo lindinho dessa receita MARA é só acessar https://youtu.be/eI2GBlQTgk0 ou apertar o play:

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

9 Comentários

  1. ana paula gomes disse:

    Eu acabei de fazer …ficou uma deliciaaaaa!!!

  2. Henrique Canha disse:

    Boa tarde a todos. Por causa do seu site estou iniciando uma distração muiiiiiito boa e que esta me trazendo muito prazer, alem de passar horas com amigos e amigas ao redor do fogão e da geladeira. Como sou iniciante tenho algumas duvidas basicas, uma delas é que nessa receita vc dis 700ml de caldo de legumes. Não entendi, pode me explicar o que é caldo de legumes e como faço para fazer 700 ml do mesmo? Obrigado.

  3. Déborah disse:

    Ameiiii fiz aqui em casa… uma delícia! Parabéns

  4. Karina disse:

    ,eu faço um pouquinho diferente, mas fica uma delícia e acho mais prático.
    Coloca as batatas para cozinhas junto com o caldo de legumes (Menos a couve e a linguiça, também uso bacon) quando tiver bem cosido, retiro do fogo e bato no liquidificador; depois e so fazer o refogado de alho com as cebolas, colocar a linguica e o bacon, acrescentar as batatas batidas e a couve e está pronto!

    Fica uma delícia

  5. leandro sacramento disse:

    Receitas bem legais já tó viciado todos os dias vejo videos.

  6. Nicole disse:

    Tati, eu fiz e ficou uma delícia!!!
    Acrescentei bacon já fritinho, e bati a batata no liquidificador para ficar um caldo mais saboroso!! E ficou divinoooooo!!
    Obrigada

  7. Aba Cristina disse:

    Receita simples, saborosa e você simpática como sempre Tatiana. Obrigada!

  8. Aline disse:

    Deve ser uma delícia!! Viciei nas receitas, são muito boas e fáceis de fazer! Parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta