Risoto de Frango, Abóbora e Cenoura

Esse risoto é um dos preferidos aqui de casa. Aliás, eu tenho uma bebê que está naquela fase seletiva (leia-se “chata) com a alimentação e por acaso risoto é uma das coisas que ela “selecionou” para o momento, então tenho feito muitos! Acho ótimo na verdade, porque assim ela come carboidrato, proteína e vegetais em um prato único.

Nessa receita usei frango, abóbora e cenoura. O toque indiano maravilhoso ficou por conta do tempero que usei. Vocês sabem que eu amo demais os produtos da Pitada Natural, mas o sabor e o aroma da Pitada indiana é uma coisa indescritível! Sem contar que é um produto 100% natural que você pode usar SEM moderação e tem várias opções para combinar com todos os pratos!!!

Claro que você pode substituir por um curry simples ou açafrão ou simplesmente não usar o tempero nesta receita, mas eu sinceramente recomendo que você use (quem usar me conta depois se não fez toda a diferença!). Para comprar acesse:
https://www.pitadanatural.com.br/

Ingredientes:
2 col. (sopa) de manteiga (uma para o inicio e outra para a finalização);
2 col. (sopa) de azeite;
1/2 cebola picada;
1 xíc. (chá) de peito de frango em cubos (tempero só com sal e um pouco de limão);
1 e 1/2 xíc. (chá) de arroz para risoto;
1 cenoura pequena picada em cubinhos;
1 xíc. (chá) de abóbora japonesa picada em cubinhos;
1 col. (chá) de Pitada Indiana;
1 col. (chá) de folhas de tomilho fresco;
1 col. (sopa) de suco de limão;
1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado;
1,2 Litros de caldo de legumes fervente (pode ser caseiro ou industrializado);
Sal a gosto (uso sempre o sal rosa que você também encontra na Pitada Natural).

Modo de Preparo:
Aqueça o azeite e uma colher (sopa) de manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte o frango e mexa até dourar. Acrescente a abóbora, a cenoura e a Pitada Indiana. Junte o arroz e misture.
Despeje uma concha do caldo de legumes sobre os ingredientes. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo, quando estiver quase secando, repita a operação (sempre em fogo baixo), até que o arroz fique macio ou no ponto que você gostar.
Ao final, desligue o fogo, junte o suco de limão, a manteiga, o tomilho e o parmesão. Misture bem, prove e acerte o sal. Sirva quente.

* Eu não uso vinho porque a Lis (minha filha de 1 ano come conosco) mas se quiser pode usar um cálice de vinho branco seco antes da primeira concha de caldo. Quando o vinho secar jogue a primeira concha de caldo e prossiga conforme a receita acima.

Rendimento: 4 porções (sem repetir).

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog

12 Comentários

  1. Tereza disse:

    Tati,seu blog é o de receitas que mais gosto acho superprofissional.da pra ter çerteza que você fez a receita .adoro seus risotos ,esse de abóbora já fiz com carne seca,bacon,calabresa ,fica bom com tudo.
    Eu sou incapaz de bolar uma receita com proporcionalidade pq sempre acabo exagerando nos ingredientes que gosto entao …………minha mãe fazia um arroz que ela chamava de “arroz a mineira” ele era como risoto ,cozido no caldo do feijão,normalmente era sobra de feijão com carne seca e era muito bom.ja procurei a receita mas nenhum arroz a mineira é com caldo de feijão.
    que tal se você criasse uma receita sua com o caldo de feijão?posso garantir que a combinação é boa demais.

  2. Thaynara disse:

    Deve ficar ótimo…. abóbora, cúrcuma… Adorei a ideia. Obrigada por compartilhar!
    Abraço!
    Thaynara
    sopostocomida.blogspot.com

  3. Dani disse:

    Tati,a panela amarela que voce usou,qual é o tipo dela?Agradeço desde já.

  4. Sirleide Taveira disse:

    Amei vou modificar pra meu gosto mais aprendo muito com você

  5. Martha disse:

    Olá Tati. Primeiramente quero dizer que amo seu blog, suas dicas e suas receitas! É inspirador e todas receitas que fiz sempre deram certo! Mais vim aqui também pra te sugerir uma ideia de post que na verdade é uma grande curiosidade e duvida minha..que é sobre queijos e variações… Você acredita que quase morri de espanto quando descobri (ontem) que Catupiry não é queijo..e sim a marca de um requeijão rsrs E existem tantos outros tipos..sempre vejo como ingrediente de suas receitas… mais moro em uma cidade do interior muito pequena e não temos essa variedade sabe? Acho que por isso minha falta de conhecimento nessa parte kkk
    Obrigada Tati

  6. Eduardo Machado Gonçalves disse:

    Incrível!

  7. Adriana disse:

    Aprovado!!!
    Fiz hoje e adoramos!

  8. Camila disse:

    Pode congelar?

    • Pode, mas depois vc tem que adicionar mais caldo para ele ficar cremoso. Um dica é transformar as sobras em bolinho, fica incrível e os bolinhos podem ser congelados antes de fritar.

  9. Lélia disse:

    parece delicioso! vou fazer aqui em casa.