Arroz com Cenoura e Gengibre

Esse arroz é uma ótima opção para variar o arroz branco de cada dia. É ótimo para acompanhar grelhados. O sabor do gengibre é bastante suave, mas se você não curte, é só não usar e seguir a receita normalmente.

Comece refogando 1 colher (sopa) de alho triturado ou picado em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte 1 cenoura ralada e 1 colher (café) de gengibre ralado (eu compro em forma de pasta).  Junte 150g de arroz (eu uso 2 medidas do copinho medidor que tem 75g), esse:

Refogue o arroz com os outros ingredientes por alguns minutos. Adicione 1/2 colher (sopa) de sal. Cubra com água fervente até passar 1 dedinho do nível do arroz. Cozinhe em fogo baixo, em panela tampada deixando aquela frestinha para sair o vapor até a água encostar no arroz.

Agora tampe totalmente e deixe mais alguns minutos para terminar o cozimento. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos (este tempo é importante para o arroz terminar de “secar” não ficar grudado).Mexa o arroz com o auxílio de um garfo e salpique salsinha picada.


Rende 4 porções bem servidas!

Se você curte um arroz coloridinho experimente também o arroz com abobrinha e a versão fácil com brócolis. Eu enjoo de arroz branco todo dia, e vocês?

15 comentários abaixo sobre Arroz com Cenoura e Gengibre

  • Avatar Simone disse:

    Perfeitooooooooooo……..

  • Avatar Simone disse:

    Perfeito…..

  • Avatar rodrigo disse:

    DIVINO mesmo….. ja experimentaram o arroz de couve flor?

  • Tati, mais uma receita que faço e aprovo! Fiz junto com o camarão agridoce e fez sucesso….publiquei no instagram (@joicita21)! Obrigada pela inspiração de sempre….amo seu blog pela simplicidade, mesmo com ingredientes mais rebuscados….cada vez aprendo mais um tico…o truque dos limões do camarão é batata! E meu filhote de 21 meses que não quer comer nada de comida de sal….até comeu umas 3 colheradas do arroz e meio camarão…dei pulinhos!

    beijos

    Joice

  • Avatar Elaine disse:

    Oi, Tati!! Conheci seu blog há pouco tempo, mas desde então a passadinha diária por aqui é obrigatória… Hoje fiz esse arroz e foi um sucesso!!! Meu marido já está programando para fazermos novamente no final de semana para uns amigos!!!! Uma delícia, o gengibre faz toda a diferença…
    Parabéns!!!

    Elaine

  • Avatar fenana disse:

    Oi Tati, primeira vez que comento aqui, mas te acompanho há um tempão, sou sua fã. Me diz uma coisa, em quais outros pratos posso usar o gengibre??? Uso somente pra temperar tulipas de frango com mostarda e gengibre, depois asso, fica uma delícia.
    Bj
    Fernanda

    • Fernanda, eu gosto de colocar no yakisoba, em sopas e cremes (creme de cenoura, de mandioquinha, de batata, em molhos tb..
      Bjs
      Tati

    • Avatar Gi disse:

      Meninas, eu gosto de usar gengibre em qualquer prato com molho de tomate (cozido de frango, etc). Uso diariamente no arroz simples. E essa receita com cenoura já faz parte do cardápio aqui rsrsr.
      Depois que aprendi sobre os benefícios do gengibre em nossa dieta sempre dou um jeitinho de incluir na comida ou no suco. Bjos

  • Esse arroz já é campeão aqui em casa! Mas fazemos com arroz integral!
    Sou Nutricionista, se quiserem dicas de alimentação e receitas saudáveis acessem meu blog!

  • Hmmm, sou APAIXONADA por gengibre.
    Além disso você me deu uma maravilhosa ideia
    para incrementar os cardápios das gestantes, pois
    o gengibre é ótimo para conter enjôos.

    Seu blog está cada dia mais bonito.
    Parabéns.

  • Hmmm, sou APAIXONADA por gengibre.
    Além disso você me deu uma maravilhosa ideia
    para incrementar os cardápios das gestantes, pois
    o gengibre é ótimo para conter enjôos.

    Seu blog está cada dia mais bonito.
    Parabéns.

  • Avatar Renan A. J. disse:

    Confesso que nunca enjoo do arroz puro (no caso, uso o integral), mas essas suas dicas parecem tão saborosas que já vou testar esse e o arroz com abobrinha.

  • Avatar Cynthia disse:

    Arroz de cenoura é o básico daqui de casa – temos que enfiar betacaroteno nos moleques de algum jeito, né?

    Mas essa opção com o gengibre pode ser uma boa variação. Vou testar. Sempre fui muito preconceituosa com o gengibre por causa daquelas balinhas de gengibre pra dor de garganta. Elas pinicam tanto que sempre achei terrível e só com dor de garganta colocava gengibre na boca! rs Mas meu preconceito foi acalmado com um suco de manga com gengibre que provei num japafood do Rio.

    Adorei!

    Beijo.

  • Avatar Paula disse:

    Sempre faço com cenourinha ralada, mas nunca experimentei com gengibre. Vou testar e conto depois. Obrigada pela dica.
    Beijuuuus

  • Parece delicioso, e bem simples de fazer.