
Risoto de Mignon com Abobrinha e Mostarda Dijon
Risoto (ou risotto) é uma comida “gororobenta”, difícil de sair bem na foto, mas é um dos meus pratos preferidos. Adoro também a ideia de prato único que suja apenas uma panela! Mais prático impossível né colegues?
Para este risoto que rende 2 porções bem generosas eu utilizei:
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1/2 cebola picada;
- 300g de filé mignon picadinho (que já estava temperado dessa maneira –> aqui);
- 1 abobrinha com casca cortada em cubos (desprezei parte do miolo por sem muito mole);
- 1 colher (sopa) de mostarda dijon;
- 1 xícara de arroz para risoto (usei o arbóreo);
- 1,5 L de caldo de carne que pode ser caseiro ou 1 tablete dissolvido na água;
- 1/2 xícara de parmesão ralado (se for de saquinho, use menos porque ele é mais forte).
- Sal e pimenta do reino à gosto.
Sempre que for fazer risoto a primeira coisa é deixar uma panela ou canecão com o caldo fervendo ao lado. Pode ser que você não utilize todo o caldo, neste caso, pode congelar para usar posteriormente.
Refoguei a cebola na manteiga em fogo baixo para murchar e não dourar. Juntei a carne e deixei fritar bem. Somei a abobrinha picada e o arroz. Refoguei alguns minutinhos e juntei 1 concha do caldo que estava ao lado. Mexi com uma espátula de silicone até a água quase secar. Fui repetindo este processo até o arroz estar bem cozido, sempre em fogo baixo. É necessário mexer constantemente para liberar o amido dos grãos e deixar o risoto bem cremoso.Ao final, acertei o sal, coloquei pimenta do reino, juntei a mostarda e o parmesão. Ficou muito bom! A mostarda deu uma cor e um toque especial!
* Mostarda Dijon: “É uma variedade de mostarda forte muito usada na culinária francesa. Ela é feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico“. Ela tem esse nome porque é típica da cidade francesa Dijon, é muito saborosa, (nem de longe lembra aquela mostarda ácida do hot dog) e hoje se encontra na maioria dos grandes supermercados. Adoro!
12 comentários abaixo sobre Risoto de Mignon com Abobrinha e Mostarda Dijon
Tati, será que essa receita fica boa com a abóbora laranjinha aquela cabotian?
Amo ela de paixão…
Beijos, Danie
Acho que fica sim, mas ela costuma derreter toda, não fica com pedacinhos, se vc quiser com pedacinhos separe uma parte e adicione na finalização. Bjs
Fiz este fim de semana e posso afirmar que a receita é um sucesso! Como eu não tinha arroz arbóreo em casa, usei uma mistura italiana para risoto de aspargos da Pastarotti. Ficou bom demais!!!!
Essa receita é uma delícia!!! Acabei de fazer e só substitui o parmesão por queijo minas padrão sem lactose porque tenho intolerância à lactose, ficou muitoo gostoso o risoto!!! Adoro suas receitas!! Bjos e parabéns!!!
Adoro seu blog, apesar de nunca comentar entro todo dia pra ver as receitas novas (geralmente to no serviço então tem que ser vapt vupt..srsr). Já testei várias e sempre dá certo. Vc explica tudo muito bem e as fotos ajudam demais. Parabéns pelo blog, é o melhor de culinária. Vc teria alguma receita de cheescake? vi que vc já fez um salgado, mas to procurando uma fácil e gostosa de cheescake doce. Obrigada pela sua atenção e pelos posts !!
Sonia, nem eu acreditei que não tinha receita de cheesecake aqui, mas prometo fazer em breve, vou procurar uma boa receita.
Bjs
Você é 10 ! brigadão !
Não tenho dijonnn… ;// uso o que pra substituir??
Obrigada
Pode excluir a mostarda.
abs
Adoooro risoto!!!
Beijokasss
http://www.charminhonacozinha.blogspot.com
Hummm, que delícia!
Adoro receitas de risoto.
😀
Abraços
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Tem um aspecto tão bom 🙂