Arroz Integral Colorido

Eu gosto de arroz integral, acho até mais gostoso do que arroz branco. Só não faço com mais frequência porque é meio demoradinho para cozinhar e às vezes, na correria, opto pelo branco mesmo.  Essa receita é simples, mas muito saborosa e prática.

[Editado: mudei o jeito de fazer o arroz com as dicas que vocês deixaram aqui no post!Agora faço do jeito que está descrito na próxima frase, obrigada gente!]

Eu frito o alho com óleo ou azeite, junto água fervente, coloco sal e por fim o arroz. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir o arroz e passar um pouco. Deixo cozinhar em fogo baixo com a panela semi tampada até secar um pouco da água e depois tampada até o fim do cozimento.

Agora é só fazer um refogadão. Aqui usei linguiça calabresa picadinha refogada com cebola e alho. Juntei cenoura, vagem, pimentão picados e milho. Antes de adicionar os vegetais eu cozinhei por 3 minutos no vapor (exceto o milho). Acertei sal, polvilhei pimenta do reino e por último acrescentei o arroz integral já cozido.  Adoro receita tipo “misturou tá pronta”.

17 comentários abaixo sobre Arroz Integral Colorido

  • Avatar vanesa disse:

    essa receita pode ser consumida por diabeticos

  • Avatar Henrique disse:

    Faça o arroz integral da mesma forma que o branco, mas colocando água fervendo.

  • Avatar Miriam Cruz disse:

    Oi Tati, hoje foi a segunda vez que fiz o arroz integral. Estou tomando uma surra pra que ele fique soltinho como o arroz branco. Fiz na panela de pressão e ficou melhor que o primeiro, porem é preciso que ele seque completamente pra poder absorver toda agua e ficar soltinho.

    • Avatar Rejane disse:

      Olá! Deixe seu arroz integral de molho de um dia para o outro ou 3 horas antes do preparo em água com vinagre. Ajuda a amolecer e também quebrar as moléculas de proteína. 🙂

  • Oi Tati, aqui em casa eu deixo o arroz de molho por duas horas e depois eu cozinho normalmente, como o branco. Só assim para ir rápido….

  • Bem, segundo minha nutricionista, não se deve fritar o arroz integral, o arroz branco precisa fritar para selar o amido e ele não ficar grudento, já o integral se for refogado, a "selagem" dificulta muito o processo de cozimento, ela me ensinou a refogar somente os temperos, colocar agua quente e depois o arroz, e antes disso, deixar o arroz integral de molho umas duas horinhas, cozinha rápido e fica delicioso…

    • Eu frito, mas muito rápido, na verdade coloco quase que junto arroz e água, agora essa dica de deixar de molho vu testar, muito obrigada!!

    • Sou estudante de Nutrição, e ja fiz vários experimentos, o arroz integral infelizmente tem essa dificuldade no cozimento, quando estou com presso, tenho aquela panela de arroz eletrica, deixo fazendo como é automática enquanto faço outras coisa. Mas o modo mais rápido é deixá-lo de molho mesmo. beijoosss

  • Avatar wair de paula disse:

    Já tem arroz integral ara risotto também, e o sabor é ótimo, mas demora o dobro do integral comum.
    Eu faço muito aqui em casa, como vc, com uma pequena diferença: menos água e fogo baixíssimo depois do refogado, fica ótimo. Abraços & bom final de semana.

  • Avatar Os Babinhos disse:

    Gostei, é um optima sugestão.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

  • Avatar Decor'ação disse:

    Hum como arroz integral todo dia amei este arrozinho colorido, vou fazer!
    Bjos da Lú Melo

  • Agora que eu entrei para o "ramo", vou tentar esta versão. Parece 10!
    Bjs

  • Avatar Selene disse:

    Fico super apetitoso

    Beijinho
    Selene

  • Então, eu comprei aqueles de saquinho que se cozinha direto na água e depois tempera, mas prefiro o sabor do jeito que eu faço, só que demora horrores mesmo. Vou tentar do seu jeito. Valeu a dica!
    Bsj

  • Oi Tati, o arroz integral ele é diferente para se cozinhar pois ele tem fibras. Uma delas é fritar o arroz pois lacram a fibra dele e o sal também. Em casa, lavo o arroz, ponho na panela sem óleo e sem nada, torro ele até secar e depois cubro o arroz com água até ultrapassar uns 2 dedos. No fim, coloco sal depois que ele está cozido. P cozinhar assim, demora uns 15 minutos, p finalizar gosto de colocar azeite e óleo de gergelim torrado. Mas com um brócolis refogado com bastante alho junto.. fica top!

  • Avatar Marcia disse:

    Hum, ótima ideia, deve ter ficado bem saboroso!