arroz de festa

Arroz de Festa

Esse arroz fica delicioso e é muito fácil de fazer. Ele é cozido com espumante (ou champanhe) mas não fica com sabor forte e nem com álcool, porque ele evapora no cozimento. Eu acho que ele tem um gosto chic sabe, a cara da riqueza? Hahahahaha… Boa sugestão para você fazer no Natal ou Ano Novo, vai por mim que vai fazer sucesso!

Ingredientes:
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 3 dentes de alho picados ou triturados
– 2 xícaras (chá) de arroz cru
– Sal (a gosto)
– 3 xícaras (chá) de água fervente
– 1 xícara (chá) de champanhe (ou espumante) seco
– 1 xícara (chá) de castanha do pará ligeiramente picada
– ½ xícara (chá) de uvas passas brancas
– 1 maço de salsinha picada

Refogue o alho no óleo e frite o arroz. Adicione o sal, a água e o espumante. Cozinhe normalmente como se estivesse fazendo um arroz branco. Quando a água secar e estiver cozido, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Agora junte o arroz morno, as castanhas, as uvas passas e a salsinha. Coloque em uma forma untada com azeite ou óleo pressionando bem, desenforme , decore e sirva.

*Nem preciso dizer que se vc é do time que implica com as passas ou castanhas, ou o que for, troque pelo ingrediente que você gostar.

Veja o modo de fazer com todos os detalhes nesse vídeo:

 

9 comentários abaixo sobre Arroz de Festa

  • Gente….. esse arroz deve ser dos deuses….. há tempos procurava uma receita de arroz com castanhas, ainda mais com uva passas (amo) ……. vou fazer hoje mesmo….. bjs….

  • Avatar Dionizio Francisco da Silva Neto disse:

    Não tem como conseguir a foto do prato pronto?

  • Avatar Dorinha almeida disse:

    O que é espumante seco se tudo e espumante ? Bom eu amo esse site panelarapia eu ja fiz muitas receitas ensinado por você tatiana romano são muito boa e fáceis de fazer . Bom so alguma dúvida tipo espumante você podia colocar entres parentes. Vinho champanhe ou outra

    • Em relação ao nível de açúcar espumante se classifica em Nature, Extra Brut, Brut, Demi-Sec e Doce, sendo a ordem do mais seco para o mais doce. O doce não pode, os demais pode, é só ler o rótulo.

  • Avatar Patrícia disse:

    Oi, Tati! Sou sua fã! Eu detestava cozinhar, mas minha vida com as panelas se divide em antes e depois de conhecer seu site! 🙂 Uma dúvida: esse espumante “seco” é o do tipo brut? Neste caso, aqueles espumantes baratinhos não servem, né? Bjs e obrigada!

  • Avatar erika disse:

    Oi. Fiz o arroz de festa. Tenho a foto se quiser ver. Não consegui atachar aqui. Ficou lindo. Obrigada