in , , , , ,

Arroz de Festa

Arroz de Festa

Esse arroz de festa fica delicioso mas vai te surpreender porque é muito fácil de fazer! Então já te adianto que mesmo não sendo um arroz tradicional ele é diferente porque é cozido com espumante (ou champanhe para os mais velhos) mas te falo que não fica com sabor forte e nem com álcool, porque ele evapora no cozimento.

Eu acho que ele tem um “gosto chic” tipo, a cara da riqueza, então se prepara que essa é uma boa sugestão para você fazer no Natal ou Ano Novo, vai por mim que vai fazer sucesso!

Arroz na ceia?

Afinal quando pensamos na ceia de Natal pensamos em muitos pratos, desde o peru ou o frango assado, o tender, as rabanadas mas pouca gente pensa no arroz. Apesar de ser um elemento essencial em qualquer ceia pouca gente dá o verdadeiro valor até que esteja de frente para ele, e aí adivinhe:

Todo mundo sempre pega!

Arroz de Festa é Tradição na minha Ceia de Natal

Nas minhas festas e recepções eu nunca abro mão do arroz, sempre procuro uma maneira diferente de apresenta-lo para que ele tenha o destaque que merece. Te aconselho a dar uma olhada no meu post de Arroz de Coco com Amêndoas e Damasco ou o favorito do povo por aqui: Arroz Amarelinho de Bacon e Milho e claro o Arroz com Laranja.

Como Fazer o melhor Arroz de Festa

Vamos ao que interessa porque a receita que sempre rende elogios é esta porque ninguém consegue entender o que tem de diferente e que fica tão bom, então eu te recomendo a não dar muita explicação antes de servir. Deixa o povo comer e depois falar o que acharam!

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de óleo
– 3 dentes de alho picados ou triturados
– 2 xícaras (chá) de arroz cru
– Sal (a gosto)
– 3 xícaras (chá) de água fervente
– 1 xícara (chá) de champanhe (ou espumante) seco
– 1 xícara (chá) de castanha do pará ligeiramente picada
– ½ xícara (chá) de uvas passas brancas
– 1 maço de salsinha picada

arroz de festa

Modo de Fazer

Refogue o alho no óleo e frite o arroz, então adicione o sal, a água e o espumante. Cozinhe normalmente como se estivesse fazendo um arroz branco porém quando a água secar e estiver cozido, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Agora junte o arroz morno, as castanhas, as uvas passas e a salsinha. Coloque em uma forma untada com azeite ou óleo pressionando bem, desenforme com calma, decore e sirva.

Atenção para as substituições

Nem preciso dizer que se vc é do time que implica com as passas ou castanhas, ou o que for, troque pelo ingrediente que você gostar, mas tente fazer desse jeito para ver se gosta. Não deixe de experimentar!

Veja o modo de fazer com todos os detalhes nesse vídeo:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

9 Comments

Torta de limão: aprenda a fazer essa deliciosa receita em casa

Torta de limão: aprenda a fazer essa deliciosa receita em casa

Arroz com Coco

Arroz de Coco com Amêndoas e Damascos