in ,

Compota de Amora com Cardamomo

compota de amora

É hoje que sai uma compota de amora, afinal eu ganhei umas amoras orgânicas lindas do sítio de uma amiga da minha mãe e resolvi fazer uma compota. Para os que confundem, enquanto a geleia é feito do suco da fruta, a compota é quando as frutas permanecem inteiras em uma calda.

Preservando em Compota

As compotas surgiram como uma necessidade de preservar frutas e vegetais por mais tempo principalmente durante os meses de inverno quando as arvores deixavam de dar frutos e as flores sumiam nos campos gelados. Numa época antes da invenção da refrigeração, essa técnica permitiu que se consumisse durante todo o rigoroso inverno frutas e flores “do verão”.

A técnica consiste basicamente de cozinhar alimentos em açúcar para que não cresçam microorganismos. Essa técnica remonta a práticas antigas, com registros que datam da Antiguidade, especialmente nas civilizações do Oriente Médio e da Ásia.

Porém na Idade Média, a produção de compotas se popularizou na Europa por conta do açúcar que tornou-se mais acessível devido ao comércio com o Oriente. Então passaram a cozinhar em calda de açúcar frutas e pétalas de flores para que se pudesse consumir durante o inverno.

Então essas técnicas de conservação se espalharam por outros continentes e foram incorporadas em diversas culturas. Porém hoje, as compotas são produzidas em várias partes do mundo, cada uma com suas variações e preferências regionais.

A Minha Receita de Compota de Amora

Para esta receita eu resolvi adicionar o cardamomo para dar um gostinho mais exótico e achei que combinou, ficou suave. Mas confesso que o mais trabalhoso dessa receita é tirar os cabinhos das amoras, porque elas são bem delicadas e você acaba esmagando algumas nesta tarefa.

A receita é simples. Em uma panela adicione:
2 xíc.(chá) de amoras
1 xic.(chá) de açúcar refinado;
suco de 1 limão;
sementinhas de 1 cardamomo (essa na foto abaixo).

cardamomo

Leve ao fogo médio e depois que começar a ferver coloque em fogo mínimo até atingir o ponto, quando a calda fica mais grossinha. As amoras vão soltar líquido e ficar murchinhas. Se vc quiser fazer geleia, bata tudo antes de ir ao fogo (menos o cardamomo) e passe por uma peneira.

sorvete-amora

Minha última dica

Aproveitei que a Jundiá fez a alegria da criança aqui mandando muitos sorvetes e servi a compota com o Grego de frutas Silvestres. Pense numa combinação MARA!!!!
A Jundiá também lançou os sabores Grego tradicional e o frutas amarelas. Não dá para dizer qual é mais gostoso! Tem nas versões picolé e pote 2 litros, “caça” aí na sua cidade que vale à pena.

Isso não é uma publicidade, é só uma relação sincera de amor por quem me dá comida de presente hehehehe.

E tem vídeo

Se você gostou dessa receita de compota de amora, pode conferir no canal que esta geleia vale muito a pena, porque é uma receita fácil, e muito saborosa! Não perca esta delícia que também combina demais com sorvete!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

4 Comments

Como fazer uma torta de pêssego irresistível: receita passo a passo

Como fazer uma torta de pêssego irresistível: receita passo a passo

chocotone

Chocotone Trufado de Natal