Massa de Pizza para Forno Caseiro

Eu já falei há anos aqui no blog que é impossível conseguir um resultado igual ao de pizzarias com forno à lenha porque nossos fornos caseiros não atingem os mais de 400ºC necessários. Então aquela borda queimadinha, aquelas bolhas na massa, isso é impossível, mas dá para fazer massa gostosa usando o máximo de calor que conseguirmos.

Por isso usei a frigideira de ferro, ela aquece bem e retém o calor. Você também pode usar uma pedra especial para pizzas ou assadeiras comuns, mas neste caso por conta da espessura ser mais fina fique de olho para a massa não queimar por baixo.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento;
1/2 col. (chá) de sal;
1/2 col. (chá) de fermento biológico seco granulado;
aproximadamente 100ml de água.

Coloquei a farinha de trigo numa tigela, juntei o sal e misturei (isso é necessário porque se o fermento entrar em contato direto com o sal ele pode “morrer”ok?) Juntei aos poucos a água e fui misturando. No meio desse processo acrescentei o fermento. Coloquei água até dar ponto de desgrudar das mãos. Feito isso sovei alucinadamente a massa. Isso porque precisamos desenvolver ao máximo o glúten para conseguir uma textura boa para massa de pizza.

Se você tiver uma panificadora (máquina de fazer pão) ou batedeira planetária com gancho, sugiro que use, porque tem que sovar uns 10 a 15 minutos.

Massa sovada é só cobrir com plástico filme e deixar em local abafado até dobrar de tamanho. Não existe um tempo certo para isso, pode ser 1h, 2h, enfim, depende de quão quente e abafado esteja aí, pois é esse calor que ativa o fermento. Só prossiga quando a massa dobrar de volume.

Agora você liga seu forno na temperatura máxima, que no meu caso são 250ºC. Eu usei a frigideira de ferro, que coloquei para aquecer dentro do forno. Enquanto isso separei os ingredientes que ia usar na cobertura. Pode usar os que você quiser, mas cuidado com excesso de queijo, pode encharcar a massa de gordura.

Abri a massa em uma superfície polvilhada com farinha e dei uma enroladinha na borda pra ficar mais grossa (mas é frescurinha, nem precisa).

Passados 20 minutos que a frigideira estava no forno, tirei, untei com azeite e coloquei a massa (com muito cuidado pois a frigideira estava muuuuito quente). Pré assei a massa por 5 minutos em temperatura máxima.
Tirei, coloquei a cobertura e voltei pro forno. Mais 10 minutos. O resultado foi excelente. Não igual de pizzaria, mas muito bom para um forno caseiro.