O arroz à grega é muito mais do que apenas um prato de natal ou para o churras do findi, pois é uma iguaria clássica da cozinha brasileira. Por isso, o texto a seguir traz a sua origem, bem como, a melhor receita para quem deseja preparar esse prato na sua casa.
Qual é a origem do arroz à grega?
A origem exata do arroz à grega é um tanto nebulosa, a sua história está ligada, aliás, à culinária mediterrânea.
Embora não haja um consenso absoluto sobre o país de origem, acredita-se que o prato tenha influência em tradições culinárias de países como:
- Grécia;
- Turquia;
- Espanha;
- regiões do Oriente Médio.
A designação “à grega” sugere uma conexão com a culinária do país, mas vale notar que há vários pratos com esse sufixo que não têm necessariamente origens gregas.
A expressão pode ser uma referência mais ampla a um estilo de preparo que envolve o uso de ingredientes frescos, bem como, sabores vibrantes e uma abordagem mais leve.
Qual é a melhor receita de arroz à grega?
A melhor receita de arroz à grega usa ingredientes de qualidade e requer um modo de preparo cuidadoso.
Sendo assim, veja a seguir quais os materiais que você vai precisar e qual é a forma correta de fazer esse famoso prato.
Ingredientes
Os ingredientes dessa receita são básicos, por isso, caso você não tenha na sua despensa de casa, pode achar facilmente em um mercado próximo. São eles:
- 2 xícaras de arroz branco cozido;
- 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas;
- 1/2 xícara de milho verde;
- 1/2 xícara de cenoura cortada em cubos pequenos;
- 1/2 xícara de pimentão vermelho cortado em cubos;
- 1/4 xícara de azeitonas verdes fatiadas;
- 1/4 xícara de uvas-passas (opcional);
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 1 dente de alho, picado;
- sal e pimenta a gosto, e salsinha fresca picada para decorar.
Modo de preparo
Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio, em seguida, adicione o alho picado e refogue por cerca de 1 minuto.
Ponha a cenoura e o pimentão na panela e, depois, refogue por mais 2 a 3 minutos, até que os vegetais fiquem levemente macios.
Jogue as ervilhas, o milho, as azeitonas e as uvas-passas (caso use-as) à mistura e, então, cozinhe por mais 3 a 4 minutos.
Leve o arroz soltinho cozido à panela e misture bem, para, assim, garantir que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
Tempere com sal e pimenta a gosto e mantenha sobre o cozimento por mais 2 a 3 minutos, para que os sabores se misturem. Por fim, retire do fogo e decore com a salsinha fresca picada antes de servir.
Como personalizar a receita de arroz à grega?
Para personalizar a receita de arroz à grega, você pode aderir uma proteína à mistura, como, por exemplo, frango desfiado, camarão e carne de porco. Além disso, experimente outros vegetais, como:
- brócolis;
- couve-flor;
- aspargos;
- cogumelos.
Além de uvas-passas, você pode usar também cranberries secas, damascos ou figos para dar um toque agridoce.
Do mesmo modo, frutas frescas, como abacaxi ou maçã, podem dar uma doçura natural e um sabor mais tropical.