in , ,

Risoto de Cenoura e Especiarias

Nesse friozinho que tem feito por aqui um risoto (ou risotto – em Italiano) cai bem! Esse é fácil de fazer e fica delicioso. Servi com medalhões de baby beef. Antes que venham dizer “eu não como baby beef por princípios” eu aviso: baby beef NÃO é novilho precoce. É simplesmente um corte da alcatra tão macio quanto filé mignon.

Vamos ao risoto (para 4 pessoas):
A primeira coisa que devemos fazer é deixar um canecão do caldo fervendo ao lado da panela que vai ser preparado o risoto. Eu usei cerca 1,2L de caldo de legumes que pode ser caseiro ou você dissolve 1 tablete na água fervente.


Refoguei 1 cebola pequena na manteiga até ficar transparente. Juntei 1 cenoura grande sem casca ralada, 1 e 1/2 xícara de arroz próprio para risoto e 1 concha do caldo, misturei bem.

Somei 1 colher (sopa) de páprica doce, 1 colher (sopa) de curry e 1 colher (sopa) de colorífico.

Continuei mexendo em fogo médio até a água quase secar, nesse momento adicionei mais 1 concha do caldo, e fui repetindo este processo até o arroz ficar macio e cremoso.

Ao final você pode adicionar manteiga e parmesão, mas eu tô numa onda mais light, então só corrigi o sal (bem pouco porque o caldo já era salgadinho).

O baby beef não tem segredo, é um medalhão temperado à sua maneira e selado dos dois lados em fogo bem alto para preservar o suco da carne no interior.Tem uma outra receita incrível com baby beef –> aqui

Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

28 Comments

  1. Usar o arroz de risoto faz muita diferença ou se eu usar o comum dá também? Nunca fiz com comum, mas bateu uma vontade de fazer esse risoto agora e só tenho arroz comum, que fazer?

    • Com o arroz comum você vai ter um arroz temperado porque ele não libera a mesma quantidade de amido e não fica tão cremoso. Minha sugestão se vc fizer com o comum é adicionar um pouco de creme de leite ou requeijão para dar cremosidade.
      Bjs

  2. Oi Tati, me tira uma duvida, eh 1/2 xicara de arroz soh? ou 1/2 xicara de arroz por pessoa?
    Pq esse arroz de risoto nao rende quanto o normal, e meia xicara pra 4 eu achei pouco 🙂

  3. OI Tati,
    Eu fiz ontem bem parecido com este, mas em vez de colocar os condimentos, mantive a cebola, alho e o caldo de legumes e no final somei gorgonzola picadinho….. ficou SUPIMPA!

  4. Tati, adoro quando vc mostra seus temperos! Me dá uma vontade louca de parar de enrolar e começar a cozinhar de verdade!!!!! Adorei a foto do prato, está digna de capa de revista! Aliás, como todas as imagens que vc publica aqui! Beijão!

  5. Nem parece que não adicionou manteiga e parmesão no final, vou tentar! E nunca tinha pensado em usar cenoura, achei interessante! Certamente entrou para a listinha!

  6. Tati como você faz essa carne fica assim…tão linda sem desidratar inteira??rs..
    Ah..e parabéns pelo blog e pelas receitas..faz parte da minha leitura diária!(=

Porta-joias de Garrafa Pet

Receita Zicada: Bolo de Cenoura e Especiarias