in

Como fazer feijoada?

Como fazer feijoada?

A feijoada é uma receita tradicional no Brasil e muito apreciada inclusive por quem vem de fora e prova o prato. Embora exija um tempo um pouco longo para o preparo, os passos são bem simples e o resultado é muito saboroso. 

Onde surgiu a feijoada?

A feijoada é um prato típico do Brasil que surgiu durante o período colonial, por meio da mistura de itens da culinária portuguesa e africana

A alimentação dos escravizados era, em resumo, composta por feijão e farinha, mas em raras ocasiões, havia alguns cortes de carne para as senzalas. Por isso, acredita-se que a receita atual surgiu inspirada em cozidos típicos da Europa, com a adição do feijão-preto.

O que vai à feijoada tradicional?

A feijoada clássica é feita com feijão-preto e cortes de carne de porco e linguiça, sendo os mais comuns:

Para dar sabor, utilizam-se temperos diversos como sal, pimenta, cominho e também folhas de louro, que trazem um aroma especial. 

Para o preparo, o ideal é deixar o feijão de molho de um dia para o outro, porque assim o tempo de cozimento será menor. O mesmo vale para as carnes salgadas, como os pés e orelhas, que devem ficar de molho em água gelada, com trocas a cada duas horas.

Como fazer feijoada?
A feijoada leva feijão-preto e cortes diversos de carne de porco conforme a preferência de quem vai consumir. Imagem de geraldoobici no Pixabay

Opção menos calórica

Para quem não abre mão de comer feijoada, mas deseja reduzir as calorias da porção, uma sugestão é não usar as carnes mais gordurosas, como pés e rabo de porco, por exemplo. Ainda assim, essa é uma refeição pesada, por isso, o consumo deve ser moderado.

Como se faz a feijoada vegana?

Para quem não come carne, uma alternativa é a feijoada vegana, na qual é possível incluir legumes diversos em vez de cortes de porco, sendo algumas sugestões: 

  • batata-doce;
  • cenoura;
  • pimentões.

Como os legumes têm um cozimento mais rápido, a receita leva menos tempo para ficar pronto. Por isso, é preciso ficar atento para não passarem do ponto e desmanchar durante o preparo.

Como fazer feijoada?
Na feijoada vegana, ao invés de carne, se usam legumes para dar a textura com o feijão. Imagem de gylmarkc no Pixabay

O que acompanha a feijoada?

Os acompanhamentos clássicos da feijoada são o arroz branco, couve refogada e farofa. Há também quem goste de incluir fatias de laranja, uma vez que o sabor cítrico ajuda na digestão por ser um prato mais gorduroso.

Outro adicional que agrada muitas pessoas é o vinagrete, uma opção que também adiciona acidez ao prato, bem como um molho de pimenta para deixar mais picante.

Como fazer feijoada?
A feijoada tradicional, em geral, acompanha arroz, couve refogada e laranja, bem como farofa. Imagem de geraldoobici no Pixabay

Quais bebidas combinam com o prato?

Para beber, a escolha mais tradicional é a caipirinha de lichia ou limão, além de uma cerveja bem gelada. Mas, para quem prefere opções não alcoólicas, uma sugestão são os sucos de laranja ou abacaxi, bem como a soda italiana.

Os vinhos, embora sejam menos comuns, também podem harmonizar com o prato. Nesse caso, o ideal é optar pelos tintos com corpo médio, como os com uvas Merlot e Syrah, por exemplo.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 3.7]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

batata gratinada

Batata Gratinada aos Três Queijos

Panqueca de Banana

Panqueca Americana de Banana