Arroz com Bacalhau é uma receita da minha mãe que vai para a nossa mesa de Páscoa e fiz este post em tempo real, afinal esse é uma ótima opção para fazer com sobras de bacalhau pois rende muito e fica uma delícia! Mas antes vamos conhecer um pouco essa iguaria
O que é Bacalhau?
O bacalhau diferente do que se pensa, não é uma espécie de peixe e sim um processo de salga e secagem para a conservação. O termo “bacalhau” é associado a três espécies de peixe: Gadus morhua, também conhecido como bacalhau-do-Atlântico e dos três o mais comum, o Gadus macrocephalus, o bacalhau-do-Pacífico e Gadus ogac que é o bacalhau-do-Ártico.
O bacalhau-do-Atlântico é o dos três, o mais utilizado na culinária tradicional portuguesa por ser uma espécie que é mais facilmente encontrada, ele é pescado principalmente no Atlântico Norte, especialmente nas águas frias da Noruega, Islândia, Canadá e Groenlândia.
Os Tipos de Bacalhau no Mercado
No mercado podemos encontrar o bacalhau não somente em diferentes formas, porém elas variam também para os diferentes estágios de cura, que se diferenciam de acordo com o tempo de salga e secagem, então no mercado podemos encontrar:
- Bacalhau Desfiado: Bacalhau desfiado e desalgado, geralmente vendido congelado.
- Bacalhau em Postas ou Lascas: São pedaços maiores de bacalhau, utilizados em pratos como a bacalhoada.
- Bacalhau Inteiro: O peixe inteiro, geralmente vendido salgado e seco, requer uma preparação e cuidado em casa.
A escolha do tipo de bacalhau depende do prato que será preparado, das preferências de sabor e do orçamento disponível, então antes de comprar seu bacalhau é interessante entender o prato e buscar a solução que melhor se enquadra à necessidade da receita.
Ingredientes do Arroz com Bacalhau
Ah, já te adianto que você pode substituir o bacalhau por frango desfiado, proteína de soja ou atum, mas se quiser um conselho que não pedir, o meu é: faz com bacalhau porque você não vai se arrepender, então bora para esse delicia!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de lascas de bacalhau já dessalgado, mas calma que lá embaixo eu te ensino isso;
- 2 colheres (sopa) de pimentão amarelo picado;
- 1 cebola picada;
- 2 colheres (sopa) de pimentão verde picado;
- 1 colher sopa de alho triturado (ou 3 dentes picados);
- 2 tomates picados;
- 2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado;
- Azeitona preta picada à gosto;
- 1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas (pode ser a congelada);
- 200g de grão de bico cozido (mais ou menos 1 xícara);
- 4 xícaras (chá) de arroz pronto;
- Cheiro verde para decorar (no final);
- 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado (opcional).
Modo de Fazer o Arroz com Bacalhau
Refogue a cebola, o alho e os pimentões no azeite, então junte o bacalhau, o grão de bico, as ervilhas, as azeitonas e o tomate (o tomate vai no fim para não desmanchar demais).
Adicione a 1/2 xícara (chá) de água e tampe a panela, tenha paciência e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo, mas atenção para acertar o sal (se achar necessário).
Reserve 1/2 xícara (chá) do refogado, junte 4 xícaras de arroz pronto ao restante do refogado e misture.
Coloque em uma travessa, por cima espalhe o refogado reservado (aquela 1/2 xícara) e por fim o cheiro verde.
Você pode servir assim mesmo que já está lindão, mas se preferir, cubra com parmesão e leve ao forno para gratinar que também fica show!
Aprenda a dessalgar o Bacalhau
Se você quiser saber tudo sobre dessalgar bacalhau eu fiz um vídeo explicando todos os passo com detalhes para você, te recomendo bastante, mas depois de ver, volta aqui comentar o que achou!
Se você gostou dessa receita de arroz com bacalhau deixe o seu comentário, se fizer e postar, não esquece de nos marcar que eu adoro conferir as carinhas felizes esperando a comida boa ficar pronta e finalmente se esta receita não era o que você estava esperando, corre aqui para conferir o Especial de Bacalhau que preparei para te inspirar!
2 Comments