in ,

Arroz com Costelinha

Gente, como pode uma comida tão simples ser tão espetacular! Sabe quando o arroz fica bem moreninho e pega todo o sabor da carne? Delícia demais!!!A quantidade indicada aqui é para 4 porções (grandes) ok?

Ingredientes:

  •  1 quilo de costelinha de porco (fresca, não vai usar a defumada que não fica igual);
  •  1 cebola picada;
  •  3 dentes de alho picados;
  •  250g de arroz cru;
  •  2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
  •  Sal e cheiro verde de acordo com seu gosto.

Comece temperando a costelinha conforme eu ensinei –> aqui.  Deixe descansar no tempero por pelo menos 2 horas (dentro da geladeira). Agora siga os passos:

1. Na panela de pressão refogue rapidamente a costelinha no óleo ou azeite, junte 150ml de água, tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sai e abra a panela. Vai estar como na foto 1.

2. Junte o alho e a cebola, o shoyu e misture bem. Se a água estiver secado, acrescente um pouco mais (1/2 copo é o suficiente). Mantenha a mistura em fogo baixo, mexendo de vez em quando para amolecer um pouco a cebola. Mexa por uns 10 minutos.

3. Acrescente o arroz.

4. Misture o arroz com a carne e mantenha em fogo baixo, mexendo por uns 5 minutos.

5. Cubra com água e mexa um pouco mais. Prove a água, tem que estar bem salgadinha, se não estiver, coloque um pouco de sal. Tampe novamente a panela e assim que pegar pressão, diminua o fogo para mínimo e mantenha por 6 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

6. Abra a panela e cubra com cheiro verde.

* Atenção: Os tempos indicados nesta receita podem variar porque as panelas mudam conforme a marca, tendo fundo mais ou menos grosso, bem como a altura do fogo muda de marca para marca de fogão.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

  1. Realmente surpreendente, todos adoraram, preparei um almoço especial de aniversário para minha esposa e ela amou. Obrigado pelas dicas, foi um sucesso.

  2. Gente, depois de colocar o arroz como eu sei quanto ta bom de água pra cozinhar? é só literalmente cobrir o arroz?

    • Deixa passa um pouqinho tipo 2 cm do nível dos ingredientes. Quando a água secar vc verifica se o arroz está cozido, se não estiver pode colocar mais um pouquinho de água.

  3. Testado, aprovado e quase espocamos de tanto comer. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Gente, ficou sensacional! Sério mesmo.
    Além de ser muito simles, prático e levar poucos ingredientes, é muito gostoso. Da próxima vez vou testar esse mesmo processo com frango ou carneiro, quem sabe. O que você acha?

    Beijos, Tai, obrigada por mais essa dica maravilhosa de prato.
    Ps! Meu marido AMA porco de todas as formas possíveis e imagináveis e quer comer o tempo todo isso. Por causa disso eu ando meio enjoada dessa carne tão gostosa. Mas essa receita veio a calhar e resolvemos o problema um do outro, pq não o privei de comer dela e me joguei no arrozinho molhado e saboroso. Yummy!

  4. Hum que delicia. Minha mãe sempre faz, mas colocamos tirinhas de pimentão amarelo e vermelho. Porém fica ótimo de qualquer jeito.

  5. Olá Tati,
    Sou meeeega fã do seu blog e acompanho diariamente. Quase todos os dias recebo um e-mail com as novidades e receitinhas novas pra testar.
    Também sou de sorocaba mas moro em são paulo, como sou recém casada estou testando quase todas as suas receitas e estou amando.
    Inclusive gostei bastante dessa novidade de vídeos seu. Vai ajudar bastante, principalmente em receitas mais complexas.
    Bom, ontem eu testei essa receita de arroz com costelinhas e ficou maravilhosaaaaaa!!!
    O maridão comeu, repetiu e comeu mais uma vez…hahah
    Mas antes de dar certo, tive o terrível problema de queimar todo o fundo da minha panela de pressão. E sinceramente, acho minha panela bem ruim. Mas fiquei de olho nessa sua. Ela parece ser mais baixa então para essas receitas em que precisamos refogar ou fritar a carne é bem legal.
    Queria saber de que marca é essa sua panela de pressão e de quantos litros.
    E também queria saber se você limpa a costelinha de porco antes de fazer a receita.
    Bjos, espero seu retorno.

    • Oi Tania, aquelas panelas de pressão tradicionais para quem não tem muita experiência na cozinha são mesmo difíceis de lidar. Tb tenho daquelas. Essa é da marca Nigro, de 4,5l. É ótima porque é antiaderente também. Para uma família grande acho ela pequena, mas para um casal é perfeita!
      Eu não limpo a costelinha não, a gordurinha faz parte dela.
      Bjs
      Tati

  6. Olá Tati, realmente vc arrasa. Hoje para o almoço tínhamos um costelinha de porco congelada mas não sabíamos ainda como fazê-la, quando abri o face e vi sua sugestão, ficou divino, só acrescentei alho poró pra dar um gostinho a mais. Ah, e seu molho para marinar é divino. Beijos #viciadaempanelaterapia!

Pavê de Morango Mais Fácil do Mundo!

Bolo Integral de Nozes