in , , ,

O Melhor Caldo Verde

caldo verde

O Caldo Verde era uma das receitas que mais me pediam para gravar em vídeo, afinal com o tempo eu fui modificando minha maneira de preparar e deixando muito mais gostosa, então vamos conhecer essa delícia Portuguesa.

caldo-verde-receita-tradicional

A Origem do Caldo Verde

Vamos pelo básico, o Caldo Verde é uma sopa portuguesa que usa couve-galega e chouriço (mas não é aquele de sangue, é mais uma calabresa). É uma sopa perfeita para os meses mais frios e como toda receita tradicional, o Caldo Verde pode variar ligeiramente de região para região, porém alguns ingredientes que são a “alma” da receita e se repetem em todas os lugares.

Os principais ingredientes do Caldo Verde:

  • Couve-Portuguesa: É uma variedade de couve de folhas bem escuras, também conhecida como couve-galega, nada mais é que uma couve cortada em tiras finas e adicionada à sopa para dar um sabor e uma textura.
  • Batatas: Geralmente, são cortadas em cubos para fornecer espessura à sopa.
  • Chouriço: Uma linguiça defumada e curada bem parecida com a calabresa, cortada em rodelas finas para adicionar sabor e um toque defumado.
  • Cebolas: As cebolas são refogadas no início para a base de sabor da sopa.
  • Alho: Apenas para adicionar sabor à sopa.
  • Caldo de Galinha ou Caldo de Legumes: Usado como base líquida para a sopa para trazer sabor.
  • Azeite de Oliva: Utilizado para refogar os vegetais.

O Modo de Fazer Tradicional

A preparação inicia com o cozimento das batatas até ficarem macias para depois amassá-las para dar uma textura mais cremosa à sopa, na sequência é a couve que entra com a linguiça, o sal corrigido e é hora dos e demais temperos.

O Caldo Verde é servido com fatias de pão, e um fio de azeite de oliva sobre a sopa deve ser regado diretamente no prato.

A Minha Versão

Vocês me conhecem e sabem que eu sou de mexer com tudo e variar de acordo com o que eu tenho na geladeira, por isso ela é um pouco diferente da receita que eu postei aqui no blog há um tempo, mas acho que ficou ainda mais fácil de preparar e um pouquinho mais próxima da versão original portuguesa. Então chega de papo e vem conferir!

Ingredientes:
½ cebola picada.
3 dentes de alho picados.
Meio quilo de batatas picadas.
2 gomos de linguiça em pedaços grandes (se for da linguiça fininha são 2, se for da calabresa comum use apenas 1).
700ml de caldo de legumes.
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer

Comece preparando o caldo de legumes. Se quiser facilitar use 1 tablete ou envelope de caldo industrializado dissolvido em 700ml de água bem quente porém se quiser fazer caldo caseiro eu tenho uma receita ótima.

Refogue então o azeite a cebola e quando murchar junte os dentes de alho. Refogue mais um pouco e acrescente as batatas. Só então adicione a linguiça (eu só corto cada gomo ao meio) e os 500ml de caldo de legumes. Deixe ferver mas reserve 200ml para que se ficar muito grosso acrescentar no final.

Caldo-verde-original

Quando as batatas estiverem macias retire as linguiças. Amasse as batatas dentro do caldo usando um amassador, se não tiver, retire as batatas, amasse com garfo e depois volte para a panela.

caldoverde

Corte as linguiças em rodelas e então volte para a panela, acrescente 100g de couve fatiada. Mas atenção, se achar necessário, ajuste com mais caldo de legumes para deixar o caldo menos grosso.

Se quiser ver o vídeo lindinho dessa receita MARA é só apertar o play, mas não deixe de curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

9 Comments

cuca de goiabada

Cuca de Goiabada

quebrar ovo

Como Quebrar Ovos com Apenas uma Mão