in ,

Como fazer fraldinha na panela de pressão?

Como fazer fraldinha na panela de pressão?

Uma fraldinha na panela de pressão possui um sabor inesquecível, que agrada até mesmo os paladares mais exigentes com carne vermelha. Mas, para isso, é crucial acertar no preparo. Então, se você quer preparar esse prato, veja como fazer. 

Como fazer uma boa fraldinha na panela de pressão?

Para preparar uma boa fraldinha na panela de pressão, você vai precisar de uma peça de 2 kg. Isso porque, esse é o peso ideal para essa receita. Aliás, quanto a isso, será essencial separar:

  • 1 colher de sopa de sobremesa de sal fino;
  • 3 cebolas médias cortadas em cubos;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • três colheres de sopa de óleo de azeite ou manteiga.

Com apenas esses ingredientes, você conseguirá fazer a peça na panela de pressão de uma forma que ela fique suculenta. Mas, para isso, será essencial seguir o modo de preparo logo abaixo. 

Como fazer fraldinha na panela de pressão?
A fraldinha na panela de pressão é um prato simples e muito saboroso. Imagem do Freepik.

Modo de preparo

O primeiro passo é temperar a fraldinha com o sal e a pimenta-do-reino, esfregando os ingredientes nela. Em seguida, reserve a peça por pelo menos uma hora na geladeira para que ela comece a construir o sabor. 

Após seguir o tempo indicado, o próximo passo será despejar o óleo na panela de pressão e esperar ele aquecer. Em seguida, despeje a carne e sele todos os lados até que forme uma crosta no fundo da panela. Depois, será preciso:

  • retirar a carne;
  • dourar a cebola e alho;
  • adicionar a fraldinha;
  • feche a panela e deixe cozinhar por 35 minutos;
  • remova a pressão após o tempo indicado para servir a carne.

Não há necessidade de colocar água. Isso porque, a carne já vai soltar bastante líquido durante o processo. Mas, nesse caso, o ideal é sempre deixar o fogo baixo para não arriscar queimar. 

Como fazer fraldinha na panela de pressão?
A fraldinha na panela de pressão é ótima para quem busca sustância. Imagem do Freepik.

Qual é a melhor forma de desfiar a carne?

A melhor forma de desfiar a carne é na própria panela. Afinal, basta sacudir o recipiente, logo após tirar toda a pressão. Ou seja, não será preciso sujar outro utensílio. 

Cuidado ao guardar a carne na geladeira

A alta temperatura faz que tudo no ambiente fique ressecado. Desse modo, ao guardar a fraldinha, garanta que ela esteja em uma vasilha com tampa, para preservar a umidade natural. 

Como fazer fraldinha na panela de pressão?
Uma fraldinha na panela de pressão tem uma estética e sabor incomparável. Imagem do Freepik.

Quais são os melhores acompanhamentos para uma fraldinha na panela de pressão?

Uma fraldinha na panela de pressão combina muito bem com um arroz branco ou integral. Aliás, para deixar o prato ainda mais completo, você pode adicionar uma farofa fria e vinagrete. Mas, caso queira algo mais simples, sirva com:

  • purê de batatas;
  • salada de verão;
  • molho de chimichurri ou mostarda; 
  • pão francês ou de alho.

Qualquer um dos acompanhamentos citados vai elevar ainda mais a sua experiência. Aliás, com eles, você vai criar uma refeição completa, perfeita para receber os amigos ou familiares.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

bolo de milho

Bolo de Milho de Latinha

Donuts

Como Fazer Donuts