in , , , , ,

Couve Crocante na AirFryer

Todo mundo gosta de couve crocante então se você nunca comeu, é hora de entender que esse acompanhamento é uma das mais deliciosas que você vai experimentar. Mas vamos começar pelo método tradicional.

Como Fazer:

Numa vasilha, adicione 2 colheres de sopa de azeite de oliva e sal a gosto. Coloque também pimenta-do-reino a gosto, alho picado, pimenta vermelha em flocos e suco de limão para dar sabor extra, misture tudo num recipiente e reserve.

Pegue um maço de couve, preferencialmente a couve-manteiga e lave bem as folhas, em seguida, retire os talos centrais mais grossos. Dobre as folhas ao meio longitudinalmente e corte-as em tiras finas, (para os chiques, corte chiffonade).

Numa frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio com alho picado, refogue até ficar dourado e então adicione as tiras de couve. Mexa bem para que o azeite pegue em todas as folhas. Abaixe o fogo e cozinhe por 6 minutos ou até que as folhas fiquem crocantes e comece a dourar as bordas.

Retire e é a hora de acertar o sal e os temperos, capriche na pimenta-do-reino e se quiser um toque picante, adicione pimenta calabresa. Sirva imediatamente, fica ótimo com arroz, peixes e claro, numa deliciosa feijoada!

Couve Crocante mais Saudável:

  • Faça no Forno: Se quiser uma versão mais saudável, você pode assar a couve no forno. Basta espalhar as tiras de couve em uma assadeira, regá-las com azeite, temperar e assar a 180°C por cerca de 10-15 minutos, virando ocasionalmente, até que fiquem crocantes.
  • Experimente diferentes temperos para personalizar seu prato de couve frita. Gergelim, queijo parmesão ralado ou noz-moscada são ótimas opções para variar o sabor.

Você assim como eu pode estar procurando uma versão mais saudável, então vou te dar duas alternativas, a primeira assando as tiras de couve numa assadeira, depois de rega-las com azeite e temperar com sal e pimenta num forno a 180ºC por cerca de 10 a 15 minutos. Não esqueça de virar ocasionalmente até que fiquem crocantes no ponto que você deseja.

Airfood – Couve Crocante na Airfryer

E agora para quem gosta de Airfood chegamos no que interessa afinal quem me segue no insta (@panelaterapia) me viu fazendo o teste para essa couve e deu super certo! Eu fiz usando a fritadeira sem óleo e ficou sequinha, crocante e manteve a cor verdinha, coisa que não acontece quando fritamos em óleo.

Minha couve crocante

Quem nunca comeu couve crispy não faz ideia como fica boa! É ótima para colocar sobre risotos, sopas, canjiquinha, etc. Eu só coloquei um pouco de sal com alho, claro que o temperinho pronto 100% natural do nosso parceiro Pitada Natural, mas você pode só colocar sal, ou colocar junto um dentinho de alho triturado e misturar.

Não tem quantidade certa, é só colocar a couve fatiada e temperada (evite temperos líquidos como vinagre ou limão) no cesto da airfryer e ligar em 200ºC. A cada 5 minutos você abre o cesto e dá uma misturada para que toda a couve fique crocante por igual. Vai levar de 10 a 20 minutos dependendo da marca da sua fritadeira e quantidade de couve. Fica ótima!

Se você guardar em pote fechado depois de fria ela dura 24h mas quando for consumir tem que colocar 2 minutinhos na airfryer novamente para voltar a ficar crocante.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 5 Média: 3.8]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

7 Comments

Coração de Galinha na Airfryer

Frango à Passarinho na Airfryer