in ,

Dicas de receita na airfryer para todos os momentos

Dicas de receita na airfryer para todos os momentos

Fazer uma receita na airfryer se tornou um hábito para muitas pessoas, porque o aparelho é prático e dispensa o uso de óleo para frituras. Com isso, é possível obter preparos mais saudáveis, sejam eles doces ou salgados, tem até um termo para isso: Airfood

Quais são os tipos de receita na airfryer?

Há muitas versões de receita na airfryer, uma vez que é possível fazer desde petiscos, até bolos e carnes com aparência grelhada. A seguir veja algumas das opções mais populares que são possíveis de preparar.

Chips para lanches

Uma receita prática para acompanhar outros pratos ou para servir como aperitivo ou um lanche durante o dia é a batata chips, que pode ser feita com vários vegetais, tais como:

  • batata inglesa;
  • banana;
  • batata-doce.

Também é possível preparar snacks com grão-de-bico e milho, por exemplo, que ficam muito saborosos e crocantes.

Dicas de receita na airfryer para todos os momentos
Uma receita na airfryer muito popular é a batata frita, pois ela fica menos calórica. Imagem de engin akyurt no Unsplash

Bolinhos

Outra opção boa para lanches e refeições ao longo do dia que permite fazer combinações saudáveis com uso de legumes e vegetais. No eletrodoméstico, por outro lado, também fica fácil preparar receitas empanadas, como, por exemplo:

Carnes assadas

Uma receita de carne na airfryer também é uma forma fácil e rápida de preparar uma refeição, sem muita sujeira. Nesse caso, o ideal é optar por cortes que tenham um pouco mais de gordura, para não ficar ressecada.

Bolos

Nesse caso, é preciso ter um recipiente que possa ser exposto a altas temperaturas, para não danificar o aparelho, tampouco contaminar o alimento. Aliás, alguns modelos de airfryer vem com um acessório extra que serve para esse tipo de receita.

Dicas de receita na airfryer para todos os momentos
Uma boa ideia de receita na airfryer é fazer bolos ou cupcakes, mas é preciso usar formas adequadas. Imagem de Hsu Myat Oo no Unsplash

Quais são as melhores opções de receita na airfryer?

Sempre há uma receita na airfryer que pode render uma refeição rápida, como batata chips ou um pão para o café da manhã. Assim, veja a seguir três sugestões fáceis de preparar no aparelho e com poucos ingredientes.

Chips de batata-doce

Para essa receita, o diferencial está nos temperos para dar mais sabor, por isso, pode adicionar outros conforme a preferência. De modo simples, será preciso ter os seguintes itens:

  • 2 batatas-doces cortadas em rodelas;
  • um fio de azeite;
  • sal a gosto;
  • temperos diversos, como pimenta, páprica, lemon pepper, entre outros.

Em um recipiente, coloque as batatas cortadas, espalhe o azeite, coloque os temperos e misture para espalharem bem. Em seguida, leve na airfryer por cerca de 10 minutos a uma temperatura entre 180ºC e 200º C. 

O tempo pode variar de acordo com a espessura do corte, então é bom abrir ao final para ver se já estão no ponto desejado. Senão, coloque por mais cinco minutos e monitore até ficarem crocantes e douradas.

Coxas assadas

Para quem não sabe o que fazer na airfryer para o almoço, essa é uma ótima opção e não demora para ficar pronta. Para o preparo, reserve os seguintes ingredientes:

  • 700 gramas de coxas de frango;
  • suco de um limão;
  • sal a gosto;
  • uma colher de maionese;
  • uma colher de páprica;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • salsinha desidratada.

Misture os temperos na maionese e espalhe sobre as coxas, depois é só levar para assar em temperatura máxima. Conforme a potência do aparelho, o preparo pode levar entre 30 a 40 minutos.

Dicas de receita na airfryer para todos os momentos
Carne assada é uma receita na airfryer ideal para as refeições principais. Imagem de Sebastian Coman Photography no Unsplash

Quais são as vantagens de uma receita na airfryer?

A receita na airfryer é prática, porque economiza o uso de gás e permite preparar refeições menores. Por isso, o aparelho é o favorito de quem mora sozinho e deseja cozinhar sem sujar a cozinha toda. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer receitas salgadas com o mesmo sabor e crocância, mas sem o uso de óleo. Dessa forma, é um grande aliado para aqueles que precisam reduzir o consumo de gordura.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Quais são as melhores receitas fáceis para almoço?

Quais são as melhores receitas fáceis para almoço?

Receita de cuscuz doce: veja como preparar em poucos passos

Receita de cuscuz doce: veja como preparar em poucos passos