in ,

Coxinha de Frango com Catupiry

coxinha

Daí que num dos meus devaneios gastronômicos me dei conta de que nunca fiz coxinha na vida! Fiz várias vezes bolinha de queijo, e como é uma receita muito semelhante, me senti preparada para botar a mão na massa rumo às minhas primeiras coxinhas, então mandei bala. Posso ser sincera? AHAZEI!!! Ficaram incríveis!!!

Comecei pelo recheio:

  • 500g de peito de frango (usei sem osso);
  • 1 cebola cortada grosseiramente;
  • 3 dentes de alho picados grosseiramente;
  • 1 envelope de caldo de galinha em pó (pode ser tablete);
  • 3 colheres (sopa) de shoyu;
  • 2 colheres de molho de tomate (pronto);
  • 1 colher (sopa) de mostarda;
  • Pimenta do reino à gosto.

Coloque tudo isso na panela de pressão, então adicione água até cobrir o frango e leve para cozinhar. Após pegar pressão, deixe 20 minutos. Desligue o fogo mas deixe a pressão sair naturalmente.

Coe a água e reserve (pois usaremos na massa da coxinha).

Desfie o frango. Essa quantidade dá para umas 200 coxinhas hahahaha…. Use o necessário, o restante você utiliza para outros pratos ou congela por até 3 meses.

Atenção nestes passos

Para não desperdiçar, eu peguei apenas 1 xícara do frango desfiado então misturei com 2 colheres (sopa) generosas de catupiry (o de verdade tá?) e 1 colher (sopa) de salsinha picada. Acertei o sal e polvilhei pimenta mas exagerei e essa quantidade deu para rechear 15 coxinhas. Você pode preparar mais recheio conforme sua necessidade.

Como modelei

Agora a massa:

  • 500ml do caldo do cozimento do frango;
  • 50 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 colher (café) de sal;
  • 250g de farinha de trigo.

Leve ao fogo o caldo do cozimento do frango (atenção nisso porque esse é o segredo), a manteiga e o sal. Quando ferver e a manteiga derreter completamente, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo, então com uma colher grande vá mexendo até desgrudar do fundo.

* Vai engrossar na hora. Ficará meio empelotada, mas à medida em que você for mexendo vai ficando bem lisinha. Mas tenha calma que o segredo é ir mexendo a massa em fogo bem baixo por bastante tempo, para ela cozinhar bem e não ficar com gosto de farinha crua. Quando você conseguir retirar um pedacinho dessa massa e fazer uma bolinha sem grudar nas mãos, está no ponto.

Vire a massa sobre uma superfície lisa, deixe esfriar, mas não deixe a massa no mesmo lugar por muito tempo porque vai formar vapor embaixo dela e isso deixa a massa mole. Vá trocando de lugar, então quando estiver morna e der para manusear, sove por alguns minutos. Apenas misture a massa com as mãos para ela ficar bem lisinha. Faça bolinhas porque ajuda a padronizar, as coxinhas ficam do mesmo tamanho depois.

Abra a bolinha achatando-a na palma da mão, coloque uma bolinha de recheio no centro e vá dobrando a beirada da massa sobre ele para dar o formato, parece difícil, mas é só treinar.

Tem mais coxinha para você!

Para quem não tem muita experiência na modelagem, fiz um vídeo bem explicadinho, vejam:

Depois de todas as coxinhas modeladas, passe na água gelada e na farinha de rosca. Isso mesmo, nada de ovo. Só faço empanado assim e acho mais leve e sequinho.Frite em óleo quente e bom apetite!!! Essa quantidade de massa faz de 40 a 50 coxinhas um pouco maiores que as miudinhas de festa.

Minha Coxinha

Essa massa serve para bolinha de queijo, rissole, etc.

Congelei a massa para fazer um teste. Soube que se você deixar a massa esfriar completamente e enrolar em plástico filme, pode congelar por até 3 meses. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente.

Então já que você está aqui, eu fiz um vídeo todo especial explicando passo-a-passo como fazer não só a massa como modelar e fritar para que você nunca mais erre na hora de fazer essa delícia!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

81 Comments

#DoidaParaTestar

Salada de Beterraba com Maionese de Limão