in

Pão de Queijo de Tapioca

pão de Queijo

Vocês já fizeram esse pão de queijo de tapioca? Então se prepara porque eu faço tanto aqui em casa e depois deste post garanto que vocês também vão fazer! Preparaum café preto “que o trem” é irresistível, mas antes deixa eu te contar como cheguei nessa “belezura”!

O Pão de Queijo Tradicional

Diretamente de Minas Gerais, o pão de queijo ganhou o Brasil, mas agora com as redes sociais levando essa experiência gastronômica para o mundo, de Norte ao Sul do Equador temos fãs dessa iguaria mineira. Sua história remonta ao período colonial, quando o Brasil ainda era uma colônia e os portugueses incorporaram em suas receitas a mandioca. A farinha de mandioca e o polvilho fizeram abrir um novo leque de possibilidades gastronômicas usados na culinária colonial.

Naquela época no Brasil colonial a farinha de trigo era escassa e cara, então era necessário encontrar alternativas para fazer pães e outros alimentos e o polvilho se tornou um substituto natural para a farinha de trigo pela abundância e conhecimentos vindos da cultura indígena.

Uma Receita Simples

A receita original do pão de queijo utilizava polvilho sendo em algumas receitas o doce mas também o azedo, ovos, leite, sal e queijos locais principalmente o que estava a mão, o famoso “queijo Minas”. Essa combinação simples resultou em uma massa que, ao ser assada, se expandia e formava pequenas bolinhas douradas e crocantes por fora, mas macias e com um sabor pronunciado de queijo por dentro.

Pao de queijo

De Minas para o Mundo

Inicialmente, o pão de queijo era consumido principalmente em fazendas e sítios de Minas Gerais, porém com o passar do tempo sua popularidade cresceu e ele passou a ser uma presença constante nos cafés da manhã e lanches da tarde das famílias mineiras também nos centros urbanos.

A partir da década de 1950 o pão de queijo passou a ser comercializado em padarias e supermercados e a receita também foi industrializada, empurrando então essa tradição mineira por todo o Brasil e até para o exterior.

Um Símbolo do Brasil

O pão de queijo se tornou um símbolo da culinária mineira e com a globalização da culinária brasileira sendo frequentemente associado à hospitalidade e ao aconchego das casas mineiras e depois do acolhimento brasileiro. Atualmente passou a ser super normal vermos nas redes sociais “gringos” se encantando com a iguaria, mas essa é uma das “magicas brasileiras.

O pão de queijo e a tapioca

pão de queijo

O pão de queijo de tapioca é uma variação do tradicional pão de queijo, que utiliza tapioca em fécula em vez do polvilho de mandioca. A tapioca extraída da mandioca oferece uma textura diferente, mais crocante por fora e macia por dentro, olha que simples:

A minha receita de pão de queijo de Tapioca

1 xícara (chá) de goma de tapioca;
2 col. (sopa) de requeijão;
3 col. (sopa) de parmesão ou outro queijo ralado.
Uma pitada de sal.

Modo de Fazer

Eu faço assim: coloco a tapioca, o sal e o queijo em uma vasilha e vou adicionando o requeijão aos poucos. Dependendo da marca da tapioca ela pode ser mais ou menos seca.

O ponto que eu gosto é uma massa mais mole, não dá pra enrolar.

Eu vou pingando na assadeira, fazendo montinhos. Aí levo pra assar em 180° no forno ja preaquecido por uns 20 minutos.

Vou deixar a minha receita de liquidificador. Fiz um video com uma receita da Palmirinha porque ela era uma fofa que merece ser lembrada para sempre, então veja:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 3.8]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

5 Comments

Como fazer um doce de leite caseiro?

Como fazer um doce de leite caseiro?

arroz de pressao

Arroz de Panela de Pressão