in

Receita molho madeira: como fazer?

Receita molho madeira: como fazer?

A receita molho madeira é muito buscada, porque esse é um molho clássico, conhecido por sua riqueza de sabor profundo. Dessa forma, vale a pena conhecer um pouco sobre a sua origem e entender porque é tão famoso.

De onde vem a receita molho madeira?

A receita molho madeira, como o nome sugere, tem sua origem na ilha da Madeira, que fica no oceano Atlântico. Assim, surgiu no século XIX e ficou conhecido por seu sabor rico e complexo. 

Ele surgiu como uma forma de melhorar e acentuar o sabor de pratos de carne, como o lagarto ao molho madeira, devido ao seu gosto agridoce. Por isso, o ingrediente chave é o vinho Madeira, que é bem forte. 

Receita molho madeira: como fazer?
A receita molho madeira leva um pouco de tempo para preparar, mas compensa no sabor. Imagem de Team Picsfast em Pexels.

Como é o sabor do vinho Madeira?

O vinho Madeira é conhecido por seu sabor doce e encorpado, o que o torna um componente ideal para molhos de carne. Então, além do vinho, a receita também leva outros ingredientes como:

Este molho se tornou popular na culinária francesa, onde se usa para acompanhar muitos pratos de carne, como picadinho de filé mignon e bifes grelhados.

Portanto, com o tempo, ele também se espalhou para outras cozinhas ao redor do mundo de muitos restaurantes.

A receita molho madeira é difícil de preparar?

Uma receita molho madeira exige um bom nível de técnica, mas não é tão complexa quanto parece. Dessa forma, é comum que se sirva ele com carnes grelhadas, assadas ou cozidas e seus principais ingredientes estão a seguir:

  • 2 xícaras de vinho Madeira;
  • 2 xícaras de caldo de carne;
  • 1/2 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • sal e pimenta a gosto;
  • folhas de tomilho fresco (opcional);
  • azeite de oliva.

É importante que os ingredientes sejam frescos e de qualidade para garantir que o sabor fique o melhor possível. Assim, vale a pena escolher o melhor para garantir que seu prato fique gostoso.

Receita molho madeira: como fazer?
A receita molho madeira é bem técnica. Imagem de Team Picsfast em Pexels.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio. Então, adicione a cebola e o alho picado, refogue até que fiquem dourados, depois adicione o vinho Madeira à panela e aumente o fogo para médio-alto. 

Deixe o vinho ferver e reduza-o pela metade, o que deve levar cerca de 10 a 15 min. Dessa forma, enquanto o vinho Madeira reduz, em outra panela, derreta a manteiga em fogo médio.

Quando estiver derretida, adicione a farinha de trigo e mexa até que a mistura fique dourada. Coloque devagar o caldo de carne à mistura de manteiga e farinha, sem parar de mexer, para evitar que se forme grumos.

Continue a cozinhar até que o molho comece a engrossar e quando reduzir pela metade, adicione-o à mistura de caldo de carne e mexa bem. 

A receita pede para deixar o molho cozinhar por mais alguns minutos até que ele atinja uma boa consistência. Aliás, se estiver muito grosso, você pode adicionar mais caldo de carne para afiná-lo, ou se estiver muito fino, continue o cozimento.

Receita molho madeira: como fazer?
A receita molho madeira vai muito bem com carnes vermelhas e brancas também. Imagem de Team Picsfast em Pexels.

Como finalizar a receita?

Tempere o molho com sal e pimenta a gosto, além disso, se desejar, adicione algumas folhas de tomilho fresco para dar um sabor extra.

Coe o molho, a fim de remover qualquer pedaço sólido ou ervas, se necessário e o sirva quente sobre a carne de sua escolha, como: 

  • bife; 
  • filé mignon;
  • frango;
  • carne de porco.

A receita molho madeira é simples e cheia de sabor, o que faz valer a pena fazer o preparo, mesmo que ele demande tempo. Dessa forma, experimente fazer em sua casa e melhore as suas habilidades na cozinha com ela.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 7 Média: 3.9]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

geleia de amora

Geleia de Amora

Bolo Fofinho

As Melhores Receitas de Bolo Fofinho