in ,

Risotto para 10

Tudo bem que estávamos em 6 pessoas (uma era criança e não comeu) e eu fiz uma quantidade que daria tranquilamente para 10 pessoas. Sou exagerada mesmo, mas prefiro que sobre do que falte. Então se você for receber 10 pessoas, pode fazer essa quantidade:
Faça 3,5l de caldo de legumes. Aí você decide se quer usar industrializado ou o seu caldo caseiro. (reserve).
Pique em rodelas 1 pacote de linguicinha (usei a Guanabara da Sadia que vem 8 unidades). Refogue numa frigideira antiadente. Coloque-as sobre folhas de papel absorvente e reserve.  Fiz esse processo porque a linguicinha solta bastante óleo e não queria um risotto pesado.
Refogue 1 e 1/2 cebola picada no azeite, adicione 4 dentes de alho picados e em seguida a linguicinha que você reservou. Some 4 tomates sem pele e sem semente picados, 2 abobrinhas italianas com casca picadas (eu retiro a parte central que tem as sementes porque é muito mole). Salpique pimenta do reino de preferência moída na hora. Junte 3 xícaras de arroz próprio para risottos. Misture bem e cubra com caldo de legumes (umas 5 conchas daqueles 3,5l que você fez). Vá mexendo em fogo baixo até quase secar a água e repetindo o esse processo até que o arroz esteja totalmente cozido.
Nesse momento, desligue o fogo, junte 4 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de óregano e 1 xícara de parmesão ralado. Prove e corrija o sal, se necessário.
Na hora de servir adicionei lascas de parmesão, orégano, folhinhas de tomilho e manjericão e reguei com bastante azeite. 
* Não usei vinho e nem acho que faça tanta diferença! 
Preciso contar uma coisa: queimei a sobremesa!!! Mas como estávamos entre amigos e com os níveis etílicos um tanto quanto alterados, foi só motivo de risada! Depois eu conto com mais detalhes.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

22 Comments

Bebidinhas do Sábado

Bolinho de Risotto