in

Tempero para frango

Frango Temperado

Esse tempero maravilhoso você vai me agradecer toda vez que fizer, então se prepara que ele é tão coringa que serve para qualquer preparação: peito grelhado na frigideira, frango frito, frango assado, etc..

Mas antes vamos conversar sobre o que funciona com Frango e quais as dicas!

Temperos para usar no Frango

Por aqui no Brasil, em cada canto você vai encontrar uma receita diferente. Um preparo diferente e os ingredientes com as combinações mais inusitadas para o frango porque se tem uma coisa que brasileiro gosta é de um bom “franguinho na mesa”.

As diversas variações só refletem a rica diversidade cultural e culinária do país.

Olhando de Norte a Sul do país encontramos entre todas as receitas estes temperos mais populares e preferidos pelos brasileiros na hora de para preparar o “frango nosso de cada dia”, então anota aí:

Tempero de Frango

Alho e Cebola

A combinação de alho e cebola é comum e essencial porque apesar de ser culinária básica. Ela é uma das marcas da culinária brasileira pois ambos são usados de diversas formas seja frescos ou em como pastas (os famosos temperos prontos) e servem para marinar e também cozinhar o frango.

Colorau também conhecido como Urucum

Colorau é amplamente utilizado para dar cor mas também um leve sabor ao frango especialmente em pratos como como frango ensopado ou a galinhada.

Cheiro-verde como tempero para frango

A mistura de salsinha e cebolinha, é comumente conhecida como cheiro-verde e traz aquele frescor e sabor apreciado pelo brasileiro de Norte a Sul. É quase sempre usada na finalização dos pratos de frango, porque incrementa um frescor e aroma inigualável.

Frango Temperado

Pimenta-do-reino

Junto com sal, a pimenta-do-reino é um tempero básico para qualquer preparação pois seu sabor marcante transforma a receita dando aquele “punch” que sempre agrada.

Limão

O suco de limão é usado em marinadas para dar acidez e amaciar o frango, porém o toque acido traz um tom de frescor no prato e equilibra os sabores.

Ervas Frescas e Secas

  • Alecrim e Tomilho: Estas ervas a gente coloca em frangos assados, mas essa combinação faz sucesso não apenas em churrascos mas todo tipo de prato que vai ao forno.
  • Orégano: Esse esta longe de ser uma unanimidade de tempero. Algumas receitas puxam para o frango à parmegiana ou frango grelhado.

Molho de Soja, o popularmente conhecido como Shoyu

O molho de soja é a maneira de trazer o toque asiático para a mesa do brasileiro. Você encontra em marinadas, mas caiu no gosto do brasileiro por estar presente em receitas que combinam sabores brasileiros com influências asiáticas, como o frango xadrez.

Páprica e Cominho

A páprica tanto a doce quanto a picante assim como o cominho são temperos usados em receitas em que se puxa o sabor para o picante ou muito condimentado como em pratos de frango ensopado ou peito de frango grelhado.

Frango Assado

Molho de Pimenta

Se tem um tempero que o Brasileiro ama é uma pimenta, as vezes “da forte”, as vezes “da fraca”, mas todo mundo gosta de um toque picante ao frango, seja durante como ingrediente ou como acompanhamento.

Tempero Baiano

Este aqui é o “pulo do gato” dos temperos, o famoso tempero baiano que é uma mistura de especiarias muito conhecida que inclui cominho, coentro, pimenta-do-reino, cúrcuma e outras, se você procura dar um sabor complexo e típico ao frango, é o tempero baiano que você tem que colocar!

Pratos com Frango e Seus Temperos

  1. Frango Assado: Temperado com alho, cebola, limão, pimenta-do-reino, e ervas como alecrim e tomilho.
  2. Frango à Passarinho: Pequenos pedaços de frango fritos, temperados com alho, sal, pimenta-do-reino e limão.
  3. Galinhada: Prato tradicional de com arroz e frango, temperado com alho, cebola, colorau, pimenta, e cheiro-verde.
  4. Frango com Quiabo: Prato típico de Minas Gerais, temperado com alho, cebola, colorau, e pimenta-do-reino.

Espero ter trazido alguma luz nas diferentes formas de preparar o seu frango, então agora nada de comer aquele trem sem gosto porque tempero é vida! Vamos então à minha forma de preparar!

A minha Receita de Tempero para Frango

Essa quantidade da para temperar 1 frango inteiro ou 6 a 8 pedaços ou 6 a 8 filés de peito, faço esse tempero há muito anos, mas ao longo do tempo dei uma modificada e por isso trago a versão mais recente.

Ingredientes:
– 1/2 colher (sopa) de alho triturado ou picado;
– 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão;
– 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
– 1 colher (sopa) de azeite ou óleo de soja;
– 2 colheres (sopa) de água;
– 1/2 colher (sopa) de colorau (colorífico);
– 1 colher (chá) de sal;
– 1 colher (sopa) de mostarda comum.

Misture tudo e espalhe no frango, pode ficar até 2 dias no tempero na geladeira e te garanto que fica uma delícia!

Videos com Receitas Maravilhosas

E aqui a gente mostra tudo mesmo, no canal tem uma playlist inteira com idéias de Receitas com Frango para você usar e abusar da sua criatividade, mas eu deixo aqui outra receita bem antiguinha em que ensino o tempero básico para peito de frango que você vai adorar!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

3 Comments

Aprenda a fazer um patê de presunto saboroso

Aprenda a fazer um patê de presunto saboroso

Torta de Frango Fácil