Tender é uma ótima opção para quem não quer perder muito tempo na cozinha ou não tem muita prática. Dá para fazer bonito nas ceias de final de ano com essa combinação! A receita abaixo refere-se à 4 porções.
Para fazer o tender você vai besuntá-lo com 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de azeite, fazer um quadriculado diagonal na “casca” com uma faquinha afiada, e em cada cruzamento dos cortes você coloca um cravo da índia.
Eu só faço isso na parte que fica virada para cima, não precisa fazer na circunferência toda. Aí é só colocá-lo em uma assadeira untada com um pouco de óleo ou azeite, cobrir com papel alumínio e levar ao forno em 220º por 30 minutos.
Após este tempo, tira-se o papel e coloca-se mais 10 minutos no forno para dourar. Tender pronto.
Para o arroz de damasco, você refoga em azeite 1/2 xícara de bacon picado, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, junta 8 damascos secos picados, 1 xícara de arroz, 1 colher (chá) sal e cobre com água fervente.
Mantenha em fogo baixo e com a panela semi tampada até secar a água, se necessário adicione um pouco mais de água até cozinhar o arroz. Ao final polvilhe salsinha à gosto.
Para o Chutney:
você deve levar ao fogo 2 maçãs picada em pedaços bem pequenos, 6 cravos da índia, 1/2 copo de água, 1 pedacinho de gengibre picado ou 1 colher (café) de gengibre em pó, 5 colheres (sopa) de mel.
Deixe ferver e amolecer a maçã. Se necessário vá adicionando mais água fervente aos poucos. Pegue a assadeira que assou o tender e junte um pouco de água fervente. Raspe delicadamente para soltar o sabor da gordura que caramelizou e junte ao chutney. Ao final, polvilhe pimenta branca (opcional).
A minha filha fez para o Natal, ficou d+ de delicioso. Colocou fio de ovos. E as rabanadas tb, fiz de banana e tb de maça, com tudo que tem direito. Obrigada Tati, sempre por essas gostosuras.Bjs, Feliz Ano Novo!!!!
Obrigada Tati, pela dica dessa ceia, farei exatamente isso no Natal!!!
Beijos…
Drika, pode sim, fica ótimo!
Posso fazer o arroz e o chutney para acompanhar um peru???
Tati, passei aqui p/ te agrader… Ontem queria fazer um jantar especial p/ o meu namorado e vi essa sua receita. A princípio fiquei c/ medo de misturar doce c/ salgado, mas ele adorou, foi um sucesso!!! Já estou inspirada p/ o Natal e começamos bem. Obrigada
Katia, nunca fiz mas já comi, é super clássico, combina sim!!!
Fazia tempo que não passeava por aqui… tá uma delícia… tô acompanhando mais no face… bj
Vc já fez chutney de manga? fica bom com Tender? tem alguma receita?
kkkkkkkkkkkk
Mas quando você faz, dá certo Tati. E como dá!
Muito obrigada pela resposta, tomara que dê certo.
Beijos!
Marcia estou c/ uma receita aqui mas não testei, vou fazer e se der certo eu publico! Bjs
Tati
Fiquei com água na boca vendo este prato, adoro tender.
Por um acaso vc teria receita de uma rabanada de forno?
Ficarei grata.
Bjs
Márcia
acho que já achei meu menu de natal deste ano… rs
Bom Dia, amei sua receita,farei com carinho, pois para min é uma receita pratica e deve ser saborosa, mas eu sei que vou comer o chutney sozinha kkkk, tem outro acompanhamento?Beijos e um fim-de-semana abençoado.Beijos Conceiçaõ Mota.
Tati…
Que maravilha de prato e dica para o natal!!!!
Adorei!!!!
Beijos
Adorei a receitinha…uma ótima pedida para as festas de final de ano!
coisasdagrazzi.blogspot.com
Hummm, adoro tender.
Priscilla – então, eu não sou a pessoa mais ortodoxa quando se fala em comida né? kkkkkk vivo modificando tudo, mas acho que hoje existe uma liberdade grande sobre o que se pode chamar de chutney já que ele sofreu inúmeras modificações ao longo do tempo. Para mim é basicamente um purê de frutas meio pedaçudo com algumas especiarias. Acho que vc pode tirar sim o gengibre e acrescentar o que mais você quiser. O gengibre dá um toque exótico, mas se vc não curte pode tirar.
Bjs
Que interessante. Adorei, receita garantida pro final de ano, parece ser fácil de fazer, vou tentar. Minha mãe costuma fazer esses pratos mas a minha avó, esse ano vou surpreender todo mundo. Se eu conseguir né. Obrigada Tati.
Só uma pergunta, se você puder me responder, todo Chutney necessariamente leva gengibre, se eu tirar o gengibre continua sendo Chutney? e o sabor muda muito? Desculpa se a pergunta foi meio tosca, mas é que eu e o gengibre não nos damos muito bem.
Tb já decidi minha ceia de Ano Novo! No meu caso, é para três…hihihih…falta só a sobremesa! Beijos e muito obrigada por esse blog maravilhoso!
Nossa fiquei com aguá na boca, salivando rsrrsrsr boa pedida mesmo esse arroz de damasco parece ser tudoooooooo
Adorei esta recita de arroz! Quem sabe ela não estará na mesa de natal?
Bjos
uau, minha ceia de ano novo jah esta decidida!!!
pq obvio que quero comer uma comidinha gostosas e sem perder mto tempo na cozinha, msm pq serah uma mini ceia, soh pra dois.
bjs e obrigada
Lu
Hum, adoro tender e essas fotos me deixaram com água na boca!
Bjs
Tatiane,
O Natal e fim de ano aproximam-se rapidamente, começa o ritual de fim de ano…
O Tender com Arroz de Damasco e Chutney de Maçã, ficou lindo, digno de qualquer mesa e à altura dos mais apurados paladares.
Beijo
Vânia
hummmm….perfeita combinação!!!!!!
Nossa, Tati, deve ter ficado delicioso!! Eu amo tender!! Vou fazer esta receita para o ano novo!!