in

Você já experimentou o Chico Balanceado?

Chico Balanceado

Chico balanceado nada mais é basicamente um merengue com bananas que podemos encontrar na culinária do país inteiro com diversos nomes, mas te adianto que o sabor é inconfund. Então prepara que você pode conhecer por Gato de Botas, Manezinho Araújo, Merengue de Banana e claro, Chico Balanceado.

A história do Chico Balanceado

Dos nomes conhecidos, dá para destacar o de “Manezinho Araújo”, um artista pernambucano e dono de um restaurante no Rio de Janeiro nos anos de 1930 mas o nome mais conhecido é o de Chico Balanceado.

Reza a lenda que “Chico” é uma referência ao célebre personagem popular brasileiro, o malandro Chico da Silva, nascido na periferia do Rio de Janeiro, na década de 40, mas que desde cedo já mostrava ser um cara esperto e cheio de sacadas.

Então Chico da Silva era conhecido por ser um “malandro” de verdade, sempre buscando aproveitar as oportunidades da vida de forma esperta e  sempre pronto com uma piada ou uma história para animar o pessoal. Além disso, ele também era um cara muito carismático, fazendo amigos facilmente por onde passava.

Mas o que realmente fez Chico da Silva ficar conhecido mesmo foi sua habilidade para sair de situações difíceis com astúcia e leveza. Ele era especialista em “dar um jeitinho”, mas como bom brasileiro sempre conseguia sair das enrascadas com um sorriso no rosto. Por isso, muita gente o admirava e o considerava um verdadeiro mestre da vida.

Já o “Balanceado” se refere ao equilíbrio perfeito entre doçura e sabor, que é então justamente o que esse doce promete oferecer.

Resumindo, o nome “Chico Balanceado” foi escolhido por ser uma referência ao malandro engraçado e astuto, mas também por representar a mistura perfeita de sabor e doçura. Assim, além de ser um doce delicioso, ele também traz consigo a essência e a personalidade de um personagem querido pelo povo brasileiro.

A Minha Receita

Ingredientes:

Para o Creme Base:

  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) bem cheia de amido
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado 1/2 col. (chá) de essência baunilha

Ingredientes do Caramelo:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água fervente
  • 5 bananas picadas

Modo de Fazer a Cobertura

  • Caso prefira fazer o merengue: Leve ao fogo em banho-maria 4 claras e 1 xícara (chá) de açúcar refinado. Mexa bem até derreter todo o açúcar. Leve para a batedeira ainda quente e bata por 7 minutos em velocidade média até formar picos firmes.

Se você ficou com vontade, a receita nos detalhes você confere aqui ou  se preferir, neste vídeo, mas se quiser alguma coisa com morango, corre ver este merengue de Morango que é maravilhoso!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

1 Comments

Pizza em casa

Avocado toast

Como Fazer Avocado Toast