Dona Osenir Ensina

Comi em Mossoró um doce que eu NUNCA tinha ouvido falar. Achei o nome engraçado: “Espécie“. É um doce de gergelim com especiarias muito saboroso! Dona Osenir, essa criatura simpática da foto, que há anos mantém uma barraca de doces e comidas típicas na festa Junina de Mossoró nos passou a receita, mas como na hora eu não estava com caneta e papel, consegui achar depois no site da Embrapa. Eu ainda não fiz porque não tenho mel de rapadura, mas vou fazer! Quem fizer me conta!

Doce de Gergelim (Espécie)

INGREDIENTES
1 Copo americano de gergelim
1 Copo americano de farinha de mandioca
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cravo da índia torrado
½ copo americano de castanha de caju assada e sem pele
4 copos americano de mel de rapadura

PREPARO Colocar o gergelim numa panela e levar ao fogo para torrar. Quando estiver estalando, retirar do fogo e continuar mexendo até esfriar um pouco. Medir o cravo e a castanha e misturar tudo. Passar no moinho (ou liquidificador) e colocar numa panela. Juntar o mel e a manteiga. Levar ao fogo, mexendo sempre. Retirar do fogo quando começar a aparecer o fundo da panela. Colocar em recipiente de boca larga com tampa. IMPORTANTE: O gergelim pode ser moído ou liquidificado. Para não “embolar”, deve-se colocar no liquidificador, uma porção de gergelim e igual quantidade de farinha de mandioca, pois a farinha “enxuga” o gergelim. Esse doce foi uma surpresa p/ mim. Mais um dos segredos que o Nordeste revela durante suas festas Juninas. Eu estive em Mossoró à convite da Consul e outras duas blogueiras estiveram visitando outras grandes festas juninas a Tatu e a Cíntia. Se você também guarda um segredo Junino, revele-o no site da Consul e participe dessa ação tão bacana! 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog