INGREDIENTES
1 Copo americano de gergelim
1 Copo americano de farinha de mandioca
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cravo da índia torrado
½ copo americano de castanha de caju assada e sem pele
4 copos americano de mel de rapadura
in Fora da Panela, Lugares pelo Mundo, Panela na Estrada, Publicidade, Receitas, Rio Grande do Norte
Dona Osenir Ensina
Comi em Mossoró um doce que eu NUNCA tinha ouvido falar. Achei o nome engraçado: “Espécie“. É um doce de gergelim com especiarias muito saboroso!
Dona Osenir, essa criatura simpática da foto, que há anos mantém uma barraca de doces e comidas típicas na festa Junina de Mossoró nos passou a receita, mas como na hora eu não estava com caneta e papel, consegui achar depois no site da Embrapa. Eu ainda não fiz porque não tenho mel de rapadura, mas vou fazer! Quem fizer me conta!
Doce de Gergelim (Espécie)
PREPARO
Colocar o gergelim numa panela e levar ao fogo para torrar. Quando estiver estalando, retirar do fogo e continuar mexendo até esfriar um pouco. Medir o cravo e a castanha e misturar tudo. Passar no moinho (ou liquidificador) e colocar numa panela. Juntar o mel e a manteiga.
Levar ao fogo, mexendo sempre. Retirar do fogo quando começar a aparecer o fundo da panela. Colocar em recipiente de boca larga com tampa.
IMPORTANTE: O gergelim pode ser moído ou liquidificado. Para não “embolar”, deve-se colocar no liquidificador, uma porção de gergelim e igual quantidade de farinha de mandioca, pois a farinha “enxuga” o gergelim.
Esse doce foi uma surpresa p/ mim. Mais um dos segredos que o Nordeste revela durante suas festas Juninas. Eu estive em Mossoró à convite da Consul e outras duas blogueiras estiveram visitando outras grandes festas juninas a Tatu e a Cíntia. Se você também guarda um segredo Junino, revele-o no site da Consul e participe dessa ação tão bacana!
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]
17 Comments