Cebolinha em Conserva

Estas cebolinhas chegaram p/ ficar. Pelo menos aqui em Sorocaba elas estão dando pinta em tudo que é supermercado e hortifruti. Eu particularmente tenho feito tudo com elas, porque são menos ácidas e não menos aromáticas que as convencionais. Em conserva elas ficam uma delícia p/ acompanhar churrasco, assados em geral e saladas.

Como aqui em casa somos apenas 2 pessoas eu usei 15 cebolinhas. Tirei a casca e coloquei em água fervente com temperos por 5 minutos (usei 1 folha de louro, alguns grãos de pimenta rosa e 2 cravos da índia). Tirei-as do fogo, passei por água gelada para dar choque térmico e esfriar, enxuguei com papel toalha (pode ser com pano bem limpo), coloquei em um vidro limpo e somei 1 colher (sobremesa) de orégano. Na sequência fervi cerca de 300ml de vinagre com uma colher de café de sal (deveria ser vinagre branco, mas eu só fui ver que não tinha o suficiente quando já tinha aferventado as cebolas, então usei metade branco e metade de maçã, mas o certo é um vinagre branco suave).  Derramei o vinagre  sobre as cebolinhas, juntei mais uma folha de louro e deixei esfriar com o vidro aberto. Essa conserva dura pelo menos 2 semanas na geladeira (não testei mais tempo porque faço em pequenas quantidades e acaba antes).

Na hora de servir, corte no meio, solte as pétalas e regue com azeite. E ó, se você é do tipo que torce o nariz para cebola, acredite, o paladar da gente muda com os anos, e muito!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes