Cebolinha em Conserva

Estas cebolinhas chegaram p/ ficar. Pelo menos aqui em Sorocaba elas estão dando pinta em tudo que é supermercado e hortifruti. Eu particularmente tenho feito tudo com elas, porque são menos ácidas e não menos aromáticas que as convencionais. Em conserva elas ficam uma delícia p/ acompanhar churrasco, assados em geral e saladas.

Como aqui em casa somos apenas 2 pessoas eu usei 15 cebolinhas. Tirei a casca e coloquei em água fervente com temperos por 5 minutos (usei 1 folha de louro, alguns grãos de pimenta rosa e 2 cravos da índia). Tirei-as do fogo, passei por água gelada para dar choque térmico e esfriar, enxuguei com papel toalha (pode ser com pano bem limpo), coloquei em um vidro limpo e somei 1 colher (sobremesa) de orégano. Na sequência fervi cerca de 300ml de vinagre com uma colher de café de sal (deveria ser vinagre branco, mas eu só fui ver que não tinha o suficiente quando já tinha aferventado as cebolas, então usei metade branco e metade de maçã, mas o certo é um vinagre branco suave).  Derramei o vinagre  sobre as cebolinhas, juntei mais uma folha de louro e deixei esfriar com o vidro aberto. Essa conserva dura pelo menos 2 semanas na geladeira (não testei mais tempo porque faço em pequenas quantidades e acaba antes).

Na hora de servir, corte no meio, solte as pétalas e regue com azeite. E ó, se você é do tipo que torce o nariz para cebola, acredite, o paladar da gente muda com os anos, e muito!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

44 Comentários

  1. Carlos disse:

    Oi Tati.

    Fiz as cebolas e coloquei pimenta malagueta, ficou muito bom e já esta a mais de um mês na conserva. A cada dia que passa fica melhor ainda.
    Abs,

  2. Danielle Mazzei Gonçalves disse:

    Pode ser vinagre de álcool?

  3. Fabrício disse:

    Tati eu detesto vinagre e amo cebola, será que não tem como fazer a conserva com óleo ou azeite?

  4. Marmiton disse:

    Por acaso alguém sabe onde encontrar chalota (echalotte) em São Paulo?

  5. Tati… quando eu quiser fazer novamente, preciso ferver outro vinagre ou posso apenas repor no pote?

  6. vero disse:

    posso colocar batatinhas cozidas ai tbm???

  7. Renata Rian disse:

    Tati, esse vinagre branco que vc fala é o vinagre de álcool?

  8. Olá Tati,
    se eu quiser colocar um ramo de alecrim ou pedaços de pimentão,
    eles devem entrar no momento da fervura da cebola?

    Grata,
    Érica
    Salvador-Ba

  9. Érica disse:

    Olá Tati,
    se eu quiser colocar um ramo de alecrim ou pedaços de pimentão,
    eles devem entrar no momento da fervura da cebola?

    Grata,
    Érica
    Salvador-Ba

  10. jana disse:

    OI TATI, AMEI SUA DICA, SEMPRE COMO CEBOLINHAS EM RESTAURANTE, AGORA VOU FAZER EM CASA.OBRIGADA. BJO

    NENA
    IRECE- BAHIA

  11. Sandra Moreno disse:

    Duram até 3 semanas, fiz antecipadamente para servir em um churrasco em casa e estavam deliciosas.

  12. Picci disse:

    Ver uma Receita da Ilha da Madeira chamada Cebolinha de Escabeche, na verdade é uma forma de conserva chega a durar 6 meses fora do frigorífico

  13. aline disse:

    Oi Tatiana
    Acabei de fazer estas cebolinhas, mas coloquei junto uma porção de tomatinhos cerejas, vms ver no q dá…por enquanto eles não murcharam…e coloquei uns dentes de alho tb…obrigada pela receita abs

  14. Graci disse:

    Obrigada…vou fazer hoje.
    Adoro seu blog,gosto da forma como apresenta as receitas,da praticidade..enfim sou sua fã.

  15. Graci disse:

    Oi Tati!
    Depois que vc ferve o vinagre e vai colocar no vidro é quente ainda ou espera esfriar?
    Bjos
    graci

  16. Denise disse:

    Minha irmã comprou as cebolinhas e eu preparei. Ficaram ótimas. Delícia.
    Parabéns….

  17. Cebola…frita,crua, de qualquer modo, eu adoro, portanto sua receita foi aprovadissima.
    Parabéns.

  18. Ricardo disse:

    Faço sempre as cebolinhas, esperimente "alho e couve flor" fica muito bom.

  19. rosana disse:

    Tati eu adoro suas receitas,e adoro sua simplicidade,e de quebra adorooo cebolinhas.Obrigada Rosana

  20. Vicentina disse:

    Juro que vou fazer, não estou aguentando de vontade de provar, amanhã mesmo vou ver se encontro aqui e faço com certeza.
    Me passou vontade, eu adoro cebola e assim tá de matar.
    Bjs

  21. Leila Holanda disse:

    Eu faço estas cebolinha no forno .cebolinha,azeite,vinagre balsâmico,e c 2 colheres de sopa rasas de curry, e passas..
    fica uma delicia…adoro

  22. Dani Etoile disse:

    Tati, eu amo cebola, sempre e em tudo, e essa sua sempre tive vontade de fazer mas não sabia como exatamente… Thank you! 🙂
    beijinhos,
    Dani

  23. manjericota disse:

    Tati, minha filha ficaria doidinha de visse essas cebolinhas, ela adoraaaaa…rs. Pode isso com apenas 4 anos?

    Bjo gde, Dani 🙂

  24. Iliane disse:

    adoro cebola..e em conserva..é um otimo aperitivo!!ficou linda a sua conserva..bjus

  25. Alice disse:

    Adorei essa ideia! Acabei de colocar no meu blog uma receita de cebola em conserva também, mas é um pouco diferente, fica uma delicia! Dá uma olha lá depois.
    Bjo bjo

  26. Amiga estou te seguindo…

    e adoreiiiiii seu blog,confesso q essa cebolinha me deu agua na boca,rs
    bjus linda!!!

  27. Eu também uso muito estas cebolinhas em casa, ou as chalotas que são aquelas mais redondinhas e de casca bem dourada. Meu pai é doido por conserva de mini cebolas e minha mãe sempre faz pra ele, ele põe na salada, no arroz, no churrasco….e assim vai, hahaha.
    Linda sua conserva!
    Beijinhos,
    Fabi

  28. Verena disse:

    Tati, essas cebolinhas são uma delícia mesmo! Ótimas para ter em casa para aquelas visitas de última hora, para servir no aperitivo do jantar ou até em saladas mesmo! Adorei! Um beijo!

  29. priscila disse:

    oi,quanto as cebolas,estou ainda na espera que meu paladar mude,rs…meu namorado adora cebola e com certeza vou fazer essas cebolinhas pra ele,valeu a dica!!

  30. Essas cebolinhas devem ficar maravilhosas, lá vou eu comprar cebolas hj rsrsrsrs

    abraço
    Daniel Moura
    feitonahora.blogspot.com

  31. Valéria disse:

    Oi Tatiana,
    Você não acredita, eu acabei de comprar ontém uma bandejinha dessas cebolas no varejão. Meu filho ama de paíxão, e sua dica foi providencial!!!!
    Obrigada!
    Beijos
    Valéria

  32. Oi Tatiana!
    Eu sou apaixonada por cebolas de qualquer tipo! Adoro crua, cozida, assada. É uma otima idéia para deixar de coringa na geladeira. Abs, Juju

  33. Quéroul disse:

    eu amo essas cebolinhas, e a maneira que eu mais gosto delas, eu não sei fazer :S
    minha tia genovesa fez pra mim: era com açúcar e vinagre, ela passava pela frigideira e depois fazia a conserva. e as cebolinhas eram menores ainda que essas.

    me lembro da lindeza e do sabor, mas eu nunca consegui repetir essa memória.

    mas cebola, né, Brasil, É VIDA PURA!

    beijo, Tati. =***

  34. aki em casa tbem nao ficamos sem essa conserva, maridao adora, E as vezes variamos colocando batatinhas, cenourinhas…hum tudo de bom! Bom dia bjao

  35. Nina Morais disse:

    Meu marido ama!!!
    Valeu pela dica.
    bjs

Deixe uma resposta