Torta Light de Maçã com Canela

Para as meninas que estavam me cobrando receitinhas light, essa foi desenvolvida por mim (e ficou beeem boa). Óia que chique!  Quem quiser fazer a versão normal é só trocar o adoçante pela mesma quantidade de açúcar ok? E no lugar da maçã pode usar banana, pera, pêssego in natura, e um monte de outras.

Massa:

2 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada e picada em pequenos pedacinhos; 2/3 xícara de adoçante em pó próprio para forno e fogão; 1 ovo; 1 xícara e mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó. Misture tudo até desgrudar das mãos, o ideal é ir colocando a farinha aos poucos porque dependendo do tamanho do ovo pode ser utilizado mais ou menos farinha.

Forre uma forma de aro removível com a massa (eu fui tirando pedacinhos de massa e arrumando na forma), cubra com fatias finas de maçã. A quantidade de massa deu “na casca” para cobrir uma forma rasa de 22cm.

Faça um creme misturando (sem ir ao fogo): 15 colheres (sopa) de leite, 4 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para forno e fogão, 2 gemas, 1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena) e 1 colher (café) de essência de baunilha. Jogue o creme (que na verdade é líquido) por cima, polvilhe canela e leve para assar em forno pré aquecido em 200° até dourar.

Para quem é feliz e não precisa emagrecer, experimente servir com sorvete de creme! Se bem que tem sorvete de creme light também, ó, todo mundo pode ser feliz então!  🙂

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes