Como Temperar Bifes

Recebi alguns pedidos das “coleguitchas” que estão iniciando na cozinha para que eu fizesse um post sobre como temperar bifes. Dependendo da carne usada (quando é uma carne mais nobre) eu só tempero com sal e pimenta do reino na hora de grelhar. Agora, se quero deixar uma quantidade maior na geladeira para ir fazendo aos poucos, é necessário temperar para não estragar. Neste caso faço assim:

Quantidade para 500 a 700g de carne:
  • 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 colher (sopa) de mostarda
  • 1/2 colher (café)  sal
  • 1 dente de alho triturado ou picado
  • Pimenta do reino de acordo com seu gosto
Misture todos os ingredientes e espalhe sobre os bifes.  Deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas (pode ser feito no dia anterior). Fica muito saboroso e dá uma cor linda nos bifes grelhados.  E você? Tem um segredinho p/ deixar os bifes mais gostosos? Compartilhe aqui nos comentários!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

80 Comentários

  1. Thais disse:

    Realmente, esse blog é demais, muito grata pela ajuda, ficou divino.
    E para quem nunca fez, usar a mostarda para temperar asa de frango em churrasco tambem é uma boa opção, eu achava que era tinha gosto de mostarda mas me enganei, fica muito bom!

  2. vanessa disse:

    Essa mostarda é a.mesma de.Hot dog?não fica adocicada a carne?

  3. Laryssa disse:

    Adorei o blog!!! Parabéns

  4. Lauanda disse:

    Oi.. Minha primeira vez aqui !! Bom.., gosto muito de sempre pesquizar sobre Tudo , e nessa funcao,fico bastante curiosa ao ler os comentarios são neles que tambem aprendo muito ! Aprendi uma dica bem legal para amaciar o “famoso Bife” e deixa-lo Suculento e com uma cor que dá agua na boca, sempre coloco caldo da laranja,quando o bife começa a fritar, eu repito sempre que eu acho que a agua da laranja esta começando a secar,até que Eu perceba que o Bife esta bom eu deixo terminar de secar ! Se quizer colocar cebola nesse tempo de preparo fica Melhor ainda Obg,!

  5. Isabella disse:

    Posso utilizar esse tempero para fazer carne assada?

  6. Tayane Cabral disse:

    Estou cada vez mais amandooooo seu blog Tatiiii… ♡♡♡

  7. Mili Pavan disse:

    Tati, estou fazendo esse tempero agora, para fazer os bifes só amanhã. Depois de marinar duas horas, eu jogo fora o tempero e coloco na geladeira? Não entendi!

  8. Juliana Diniz disse:

    Oi tati! Usei sua dica para bife de boi, porco e frango. Ficou muito bom e macio nas três opções. Agora faço o tempero e deixo em um vidro na geladeira. Best friend forever! Rs

  9. Flavia Poggi disse:

    Acabo de fazer o tempero nas carnes do mês , deixo um pouco na geladeira para apurar o tempero ou congelo logo?

    • Vixi Flávia eu não costumo congelar carne temperada não, acho que não fica bom, o sabor se altera e fica bem acentuado. Mas pelo jeito você já temperou, então melhor já congelar.
      Bjs

  10. Mr261058 disse:

    Adoro seu blog. Você é ótima, suas receitas fáceis e excelentes!!! Esse tempero de bife com shoyu e mostarda, perfeito. Usei como acompanhamento um arroz com leite de coco e castanha que voce já tinha postado como acompanhamento de um bacalhau e ficou divino!! Obrigada por facilitar a nossa vida.

  11. Oi Tati amo seu blog. Vou fazer assim, deve ficar ótimo. Também gosto de fazer com um pouquinho de margarina na frigideira e assim que colocar os bifes cobri-los com cebola e tomatinhos picados, eles soltarão aquela aguinha e os bifes acabam cozinhando, fica bem suculento.

  12. Claudia disse:

    depois que vi e experimentei esse tempero há dois meses (e amei!), só tenho feito bife assim! parabéns pelo blog. beijos!

  13. Edson Miyake disse:

    Gostei da receita, vou experimentar fazer na fritadeira sem óleo AirFryer da Philips Walita. http://receitas-airfryer-philips.blogspot.com.br/

  14. fiz do jeitinho q vc colocou e ficou mt bom! agora não corro mais o risco de deixar a minha crne insosa 🙂 fiz para 500g de contra filé e ficou mt bom!

  15. Juliane disse:

    Oi, será que a mostarda pode ser aquela escura? Quero assar no grill, será que vai ficar bom? Beijos

  16. Sem molho shoyu e aquela velha preguiça baiana em sair de casa, improvisei com o molho inglês. Assim que souber do resultado volto aqui… rs

  17. Rossandra disse:

    Oi!
    Aqui em casa gostamos de bife de fígado bovino, mas não há nenhum post sobre essa carne. Mesmo assim, preciso de sua dica sobre como amaciar esse tipo de carne, que mesmo eu fazendo ao molho acebolado ela fica dura, o que me decepciona.
    Agradeço a atenção.
    Rossandra

    • Preciso mesmo colocar receitas com fígado, eu adoro! Olha um truque maravilhoso é temperar bem, pode deixar o tempero um pouco mais forte, depois jogue 1 copo de leite sobre os bifes temperados e deixe marinar por 1 hora. Retire do leite com tempero e frite. Fica bem macio.
      Bjs

  18. Jorge Okamoto disse:

    Eu gosto muito desse tempero que pode ser utilizado tanto para carne de vaca ou de porco: http://www.youtube.com/watch?v=-9CUm-2cui8

    Abraços.

  19. Olá, gostaria de saber se posso fazer uma quantidade maior deste tempero para deixar na geladeira e usar durante a semana. Ou estraga ??

  20. Devo confessar que depois de conhecer o blog meu jeito de olhar para as panelas mudou muito! Estou adorando tudo que testo!

  21. Melancia disse:

    Eu não tempero com sal,no maximo coloco um pouco de alho liquido para dar um gostinho se salgo antes solta muita água ai fica meio cozido do que grelhado e gosto do aspecto vermelho claro que fica dentro só coloco sal e pimenta depois de pronto e a panela tem que estar bem quente para selar o bife e não soltar água.

  22. W.W. Barros disse:

    Tati, minha namorada não pode comer nada com shoyo. O que eu posso utilizar para substituí-lo nessa receita?

  23. Marcita disse:

    tati, me ajuda!
    sempre que faço bife ele fica duro, e a panela queima todinha.
    tem alguma dica?
    bjos

    • Primeiro tem que ver a qualidade da carne. Tem carne que é dura mesmo. Eu gosto de miolo de alcatra ou contra-filé (às vezes é duro, tem que saber comprar.

      Coloque uma frigideira antiaderente no fogo e deixe até ficar muito quente. Quase saindo fumaça. Coloque o bife, no máximo dois de cada vez senão esfria a frigideira solta água e fica duro.
      Quando estiverem bem dourados desse lado, vire e espere terminar de dourar. Só isso. O segredo é deixar lá e não mexer.

      Boa sorte.

    • Marcita disse:

      Obrigada Tati!
      vou fazer amanhã mesmo.

      adoro seu blog…

      bjos

    • Ariany R. B. disse:

      olá tati sou nova por aqui… nao sabia desta dica pra nao soltar agua… vou testar aqui. Uma duvida: quando colocar a frigideira pra esquentar, já coloca o oleo já pra esquentar tambem?

    • Não precisa óleo nenhum para grelhar carnes, só uma frigideira com um bom antiaderente.
      Bjs

  24. Nathy Flan disse:

    Vi está receita a 1 mês, desde então aki em casa não falta mais estes ingredientes.. Eh perfeito este tempero…

  25. Leda Allencar disse:

    Eu tenho um segredinho para temperar carnes em geral: vermelha ou branca.

    Sal, alho, limão, pimentão verde e pimenta do reino. Deixar marinar 30 minutos. Fica diferente. Eu adoro! Bjs

  26. Girls disse:

    Receita maravilhosa !!!!
    APROVADÍSSIMA 🙂

  27. Thata disse:

    Tati eu sempre coloco em uma vasilha
    um vinagre, um pouco de óleo de girassol,
    alho, cebola, cominho, sal e pimenta
    do Reino.
    Esse é meu tempero para Bifes 🙂

    Amo o blog!
    BeijoO

  28. Luana Mendes disse:

    Tati, fica bom se marinar só uma hora? :*

  29. Aline disse:

    Quero um post sobre como escolher carnes/diferenciá-las. ._.

  30. Patricia disse:

    Tati, você salvou minha história com os bifes. Os meus nunca tinham ficado bons, agora são imbatíveis!!! Valeu pela dica!

  31. Unknown disse:

    Tenho uma dica para bifes: fritar em óleo, uma quantidade boa de óleo quente. Sem sal. Adiciona-se o sal depois porque assim a carne não solta líquido! Ah: e fritar um bife de cada vez. Para completar: fritar cebola em rodelas na mesma panela ou frigideira… hmmmmm.
    Mas vou experimentar o seu tempero, que deu água na boca!!!

  32. Tati, adorei! Fez sucesso com meu marido. Qdo ele terminou de jantar ele dise: Tava delicioso obrigado. Eu respondi agradece a tati rs.
    Adoro su praticidade. Falo tanto de vc e das delícias que publica que ja me sinto até intima.

    Bjnhus Ana Paula

  33. Flavia Menck disse:

    Tati, q dica legal pra variar o tempero dos bifes. Pelo q li vc é a salvação de algumas cozinhas, também gosta de praticidade como todo mundo, pq chato é a gnt procurar uma receita e ela vir cheia de coisas q não estão ao nosso alcançe. E olha, sobre a mostarda q uma colega perguntou, eu uso sempre a do hot dog pra temperar carne, no frango tb fica bom d+ da conta. bjss

  34. Karina – dura tranqulimente!
    Bjs

  35. Tati, uma dúvida. Será que com esse tempero a carne fica bem durante uns três dias na geladeira? Beijos

    mariacarambola.wordpress.com

  36. Vania disse:

    Oi Tatiana,boa tarde !!
    Vc acabou de "revelar o segredo" dos bifes perfumados ,e que fazem sucesso aqui em casa,qdo meu filho vai prá cozinha ,obrigado!!
    Irei surpreende-lo da próxima vez…rs.
    Beijo.

  37. Suzane, não se lava carne não.
    Bjs

  38. Suzane disse:

    Olá Tati gostei muito do tempero.. mas me tira uma dúvida.. sou iniciante.. 🙂 como faço para lavar as carnes? tenho que escaldar primeiro? lavar com vinagre? antes de temperar? ou compro do açougue e tempero logo, ou dependendo da carne, só jogo um sal e pimenta??

  39. Tenho uma dica muito boa que meu marido me ensinou, na hora de temperar os bifes eu coloco caldo de limão e o sal a gosto, daí na hora de fritar não precisa de colocar óleo na frigiideira e o limão da um gosto todo especial para o bife e ajuda a dar uma cor também.

    🙂

  40. Roberta, tempero uma quantidade para no máximo 2 almoços. Tipo, tempero na segunda a tarde e faço terça e quarta.
    Bjs

  41. Roberta disse:

    Tati, quanto tempo você costuma guardar na geladeira?

    bjs!

  42. Liliane – natural é alho, cebola, sal marinho, ervas… Bjs

  43. Ideia² disse:

    Tati, li esse post ontem bem na hora do almoço e logo coloquei em prática essa dica. Apesar de não deixar marinando por duas horas, o molho deu um gostinho bem gostoso a carne. ADOREI! Essa é uma dica coringa!
    http://www.ideiaoquadrado.com/
    Beijos ;*
    @WelenMedeiros

  44. oi Tatiana….
    que gostoso…
    só me ajuda a esclarecer uma coisa: o molho de soja contém glutamato, não é?
    No caso, você se lembra de algo mais natural que a gente possa substituir este molhinho?
    bj, bom dia.

  45. De Cordeiro disse:

    Vai para o Mirepoix… com créditos!!!

  46. Janete, a Camila do "Na Minha Panela" é uma querida! A receita em questão é dela. Fomos juntas para a Ilha de Caras, mas eu não tinha visto o texto, obrigada pelo link!
    Bjs

  47. Fran Huesa disse:

    adorei a dica do shoyo

    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

  48. Tati, fui ver essa receita e olha no final que chique!!!

    http://br.mulher.yahoo.com/hasselbackspotatis-batatas-suecas.html

    Colocam um dica sua, do seu site para fazer o bacon!! Adorei, pq parecia que estavam falando de alguém da família!!

  49. aqui em casa o que faz sucesso mesmo é uma erva chamada alfavaca é boa d+, vcs conhecem?

  50. schwam disse:

    Estes dias triturei nomixer cebola e alho. Coloquei nos bifes com sal e fritei na frigideira.Ficou muitobom!!

  51. Girassol disse:

    Mas se for pra fazer a carne grelhada ou frita tem q temperar só na hora, pois o sal desidrata a carne.

  52. Hummmm Tati..
    Amei o sabor que o molho de soja dá na carne.. Lá em casa as crias amaram.. e eu agora não fico mais sem.. srssrrs
    Amei a dica..
    Beijinhos
    Sheila

  53. LU disse:

    Oi Tati adorei o tempero até porque eu nunca acerto o coitado do bife!
    Pena que onde eu moro o file mignon custa em torno de 40 reais o quilo daí não dá pra fazer sempre o negocio é comprar contra file sem osso!
    beijocas

  54. Dandha disse:

    Gosto de acrescentar páprica doce e as vezes Adobo (tempero bem completo, que trás manjericão, coentro moído, alho, pimentão, orégano, tomilho e pimenta vermelha.

  55. Me apaixonei pelo seu blog. Quando citou ""coleguitchas" que estão iniciando na cozinha", eu me vi. Por conhecidência, minha última postagem foi sobre isso: o fato de eu não sabe cozinhar. Ganhou mais uma leitora. Fique com Deus, beijos! ♥

    http://www.priscilaemoises.blogspot.com

  56. Lu disse:

    gostei da idéia do shoyo.
    Nunca uso ele pra bife de bi.só para frango.
    vou tentar.
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  57. Jessikinha é a do hot dog mesmo!

  58. Tati sou muitoooo iniciante na cozinha e estou com uma dúvida, essa mostarda que vc fala é um tempero ? ou é a mesma mostarda que uso no hot-dog ? rsrsrsrs beijão

  59. Cecília, a que estiver mais bonita no açougue: geralmente contra-filé ou miolo de alcatra. Filé mignon cortado mais grossinho tb é uma delícia.
    Bjs

  60. Cecília disse:

    Tatiana,

    E que tipo de carne você costuma comprar para grelhar?

  61. saboracasa disse:

    hummm bom tempero.

    Eu faço semelhante mas sem molho de soja e sustituo a água por cerveja

    beijocas

  62. Biessa disse:

    Gostei da dica. Normalmente eu como mais filé mignon em casa (marido fresco, sabe como é!) então tempero só na hora. Dizem que se temperar mto antes deixa a carne dura…

Deixe uma resposta