Empadinhas de Bacalhau

 

Eu estou adorando esse desafio da Riberalves de ter que postar toda semana uma receita com bacalhau! São tantas possibilidades!!!  Tantas gostosuras!!
O fato de ele já ser dessalgado e pronto para usar deixa tudo muito simples! Fiz essa receita em pouquíssimo tempo!

Preciso dizer para vocês que estas empadinhas ficam surpreendentes de tão boas! E é bem bacana variar um pouco e fugir do tradicional recheio de frango, né, não? Então anotem:

Ingredientes para a massa:
200g de margarina sem sal (qualquer uma que tenha pelo menos 60% de lipídios)
2 gemas
100g de creme de leite sem soro (equivale a 1/2 caixinha)
2 xícaras de farinha de trigo (use xícara ou copo de 250ml)
1 colher (café) de sal

Misture a margarina, as gemas, o creme de leite e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, porque você pode usar mais ou menos quantidade.
Use as pontas dos dedos para amassar bem. Quando você conseguir formar uma “bola” homogênea com a massa e a textura estiver desgrudando das mãos, ela estará pronta. Reserve.

Ingredientes para o recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados ou triturados
5 azeitonas pretas picadas
1 tomate sem pele e sem semente picado
1/3 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 embalagem de 500g de bacalhau desfiado Riberalves
100ml de creme de leite sem soro (o que sobrou da massa)


Refogue a cebola no azeite. Após 2 minutos, acrescente o alho e mexa por alguns minutos. Junte o tomate e refogue bem para que ele solte água e fique desmanchando. Some as azeitonas, o bacalhau e a salsinha. Mantenha no fogo mexendo sempre para secar por completo os líquidos que se formarem. Junte o creme de leite. Prove o sal e, se achar necessário, acrescente uma pitada.  Para prosseguir com a montagem das empadinhas, o recheio deve estar frio.

Montagem:

Faça uma bolinha de massa e forre a forminha na parte de dentro, deixando uma “beiradinha” para fora. Coloque o recheio. Abra com as pontas dos dedos um pedaço de massa sobre uma superfície lisa (não necessita untar) e coloque sobre a forminha. “Corte” as bordas da massa usando o dedão, unindo a massa da tampa com a massa que ultrapassou a borda da forminha.Pincele ovo batido e leve para assar em forno médio até dourar a superfície (cerca de 30 minutos).


Esta receita rende 24 empadas feitas em forminhas de 5,5cm de diâmetro.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog