Empadinhas de Bacalhau

 

Eu estou adorando esse desafio da Riberalves de ter que postar toda semana uma receita com bacalhau! São tantas possibilidades!!!  Tantas gostosuras!!
O fato de ele já ser dessalgado e pronto para usar deixa tudo muito simples! Fiz essa receita em pouquíssimo tempo!

Preciso dizer para vocês que estas empadinhas ficam surpreendentes de tão boas! E é bem bacana variar um pouco e fugir do tradicional recheio de frango, né, não? Então anotem:

Ingredientes para a massa:
200g de margarina sem sal (qualquer uma que tenha pelo menos 60% de lipídios)
2 gemas
100g de creme de leite sem soro (equivale a 1/2 caixinha)
2 xícaras de farinha de trigo (use xícara ou copo de 250ml)
1 colher (café) de sal

Misture a margarina, as gemas, o creme de leite e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, porque você pode usar mais ou menos quantidade.
Use as pontas dos dedos para amassar bem. Quando você conseguir formar uma “bola” homogênea com a massa e a textura estiver desgrudando das mãos, ela estará pronta. Reserve.

Ingredientes para o recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados ou triturados
5 azeitonas pretas picadas
1 tomate sem pele e sem semente picado
1/3 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 embalagem de 500g de bacalhau desfiado Riberalves
100ml de creme de leite sem soro (o que sobrou da massa)


Refogue a cebola no azeite. Após 2 minutos, acrescente o alho e mexa por alguns minutos. Junte o tomate e refogue bem para que ele solte água e fique desmanchando. Some as azeitonas, o bacalhau e a salsinha. Mantenha no fogo mexendo sempre para secar por completo os líquidos que se formarem. Junte o creme de leite. Prove o sal e, se achar necessário, acrescente uma pitada.  Para prosseguir com a montagem das empadinhas, o recheio deve estar frio.

Montagem:

Faça uma bolinha de massa e forre a forminha na parte de dentro, deixando uma “beiradinha” para fora. Coloque o recheio. Abra com as pontas dos dedos um pedaço de massa sobre uma superfície lisa (não necessita untar) e coloque sobre a forminha. “Corte” as bordas da massa usando o dedão, unindo a massa da tampa com a massa que ultrapassou a borda da forminha.Pincele ovo batido e leve para assar em forno médio até dourar a superfície (cerca de 30 minutos).


Esta receita rende 24 empadas feitas em forminhas de 5,5cm de diâmetro.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog

29 Comentários

  1. Isabel Lima disse:

    obrigado tati voce tem me ajudado muito deus lhe abençoe

  2. Isabel Lima disse:

    muito boa essa receita

  3. eu vou fazer se asim meu DEUS quizer ai eu volto para dezer como ficou bjs e agradecida Rosana Gomes

  4. Gisele Dias disse:

    Tenho uma receita parecida mas nao vai ovo. O pq dele. E no lugar da margarina posso usar banha pra ficar mais sequinha pq qdo coloco margarina e depois desenformo no papel ele fica umido /suado.

  5. Gisele Dias disse:

    Essa massa e considerada massa podre. Bjs

  6. Ana Góes disse:

    Tati, eu moro na Bélgica e aqui não acho forminhas de empada. Nas de cupcake elas ficam MUITO grandes!
    Vc acha q dá pra fazer na forminha de papel? Nas de cupcake?
    Bjo

  7. Gostei muito dessas empadas bjs

  8. PAMELA disse:

    Tati da pra fazer com recheio de atum,e que nao sou mt fã de bacalhau nao!! parabens pelo blog,todas as receitas que faço daqui ficam perfeitas e a familia sempre elogia,ja to passando o seu blog pra todo mundo que conheço rsrsrs,ate minha mae em portugal adora….bj

  9. Cris disse:

    Fiz esta receita ontem, só que recheio de frango, ficou maravilhosa, a família adorou, obrigada pela receita, bj.

  10. Cris disse:

    Fiz esta receita ontem, só que recheio de frango e ficou maravilhosa, a família adorou, obrigada pela receita. Bj. Cristina.

  11. Aninha disse:

    Parecem muito apetitosas! Quero fazer.
    E Tati, na hora de desenformar é fácil? Não gruda?

  12. Tati, como eu queria uma dessas aqui agora..
    Nossa!! Nunca comi empadinha de bacalhau… deve ter um sabor maravilhoso.. Amei
    Beijinhos
    Sheila

  13. Léia disse:

    Oi Tatti, ja fiz muitas empadinhas na minha vida, mas de bacalhau será a promeira vez gráças à sua dica.Por sua causa fui ao supermercado comprar essas lascas de bacalhau.Beijos querida e tudo de bom.

  14. Dani – realmente ela não é tão seca como massa podre… acho que fica no meio termo entre uma massa de salgado assado e uma massa podre.
    Bjs

  15. Tati,
    As fotos me deram água na boca!
    Eu não sou a maior fã de empadinhas porque não curto a massa podre, mas a da sua receita não parece que é daquelas que se esfarela toda né?! Me fale por favor sobre a textura dessa massa depois de assada!
    Muito obrigada e beijo.

  16. lili disse:

    Meu marido é portugues e ama bacalhau. O preferido é o bacalhau dourado tambem chamado bacalhau nunca basta. No Natal, fiz bacalhau espiritual que não conheciamos, mas fica delicioso.Tem uma receita do Olivier Anquier que é show. Aproveita a "fartura" de bacalhau e experimenta

  17. Karin eu não tenho muita experiência com congelamento e conservação porque só cozinho em pequenas quantidades mas acredito que sim.
    Você pode congelar a empada assada inclusive, depois você deixa em temperatura ambiente por 15 minutos e leva ao forno para aquecer.
    Bjs

  18. Renata Japa disse:

    Tati, posso usar essa massa pra empadão neah?
    Beijos!!!

  19. saboracasa disse:

    lindas empadas – adorei

  20. Mas que maravilha, estão tão apetitosas!

  21. Silvana disse:

    Tati, estou adorando as novidades.
    Vi no outro dia uma receita super interessante chamada Bacalhau Nunca Chega, que é um dos favoritos da Adriane Galisteu (veja o video: http://www.band.com.br/diadia/receita.asp?n=Conhe%C3%A7a-o-prato-favorito-de-Adriane-Galisteu&r=20939). Pena que não veio a receita por escrito. Que tal? Você bem que poderia experimentá-la nesta sua fase de bacalhau, não é?
    Beijos,
    Silvana

  22. Elisa disse:

    Hum, cara boa e parece realmente facinho de fazer…. outro dia fiz pela primeira vez uma receita com Bacalhau, apesar de gostar de cozinhar sempre tive muito medo do Bacalhau por causa do dessalgar mas depois que fiz pela primeira vez e vi como é facinho irei fazer mais vezes e com certeza esta empadinha será a próxima… obrigada pela receita!!! Bjo

  23. Vanda Passos disse:

    Amo empadas e essas estão muito apetitosas…ainda mais sendo de bacalhau.Obrigada pela dica.

  24. Rosana – Este esmalte é o "fumaça" da colorama
    Bjs

  25. Rosana Gomes disse:

    Seu esmalte é lindo. Qual o nome e marca??
    Adoro seu blog.. Beijo Beijo