Falso Molho Madeira

Esse molho é delicioso para acompanhar carnes cozidas. Nesta ocasião eu usei carne suína em cubos, mas pode ser  uma carne bovina de sua preferência. Não vou ensinar a receita do prato completo porque no dia eu estava com pressa e nem anotei os ingredientes, mas achei que seria uma boa explicar como faço esse molhinho para dar uma cara nova à carne de panela.

Sempre que faço carne de panela, faço da mesma maneira: fora do fogo espalho no fundo da panela de pressão umas 3 colheres (sopa) de azeite, sobre ele espalho cebola picadinha (umas 2 cebolas), junto a carne em cubos sem tempero (cerca de 800g), 1 colher (sopa) cheia de alho picado, salpico 1 envelope de caldo de carne em pó, 2 colheres (sopa) de shoyu, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (café) de sal e 1 folha seca de louro. Cubro tudo isso com 1 xícara de água fervente, tampo a panela e levo ao fogo. Depois que pegar pressão, abaixo o fogo para o mínimo e deixo cerca de 20 minutos (tempo que pode variar dependo se a carne é mais mole ou mais dura). Passado o tempo da pressão (e após sair a pressão da panela), retiro a carne e geralmente sobra no fundo da panela cerca de 2/3 de xícara de líquido. Retiro a folha de louro, junto 1 colher rasa (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1/3 de xícara de água e levo ao fogo para ferver e engrossar. Acerto o sal, somo pimenta e acrescento champignon em lâminas. Cubro a carne com o molho e salpico cebolinha verde (opcional). Fica show de bola!!!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

22 Comentários

  1. A minha falsa receita leva margarina, azeite, cebola, molho barbecue, shoyu, molho de tomate e água… Fica muito bom também!!!!

  2. lia disse:

    Adorei essa receita, hoje a noite quando chegar em casa vou fazer, deve ficar uma delicia.

  3. Tati hoje fiz essa carne ficou DELICIOSA 'Sá sinhora' rsrs amo as dicas e suas receitas meu marido fica doido pq eu quero fazer tudoooo e ele vive de dieta. Marido fala:
    Amor vc para de entrar no panela terapia e me ajuda emagrecer.
    Eu digo:
    – tá bom, projeto. Mas eu não resistooooo.
    Beijos

  4. Oi, Tati.

    Fizemos esse molho aqui em casa ontem e ficou divino.
    Adoro suas dicas.

    Beijos.

  5. Eu fiz e ficou tudo de bom!!!! Fiz com paleta bovina e substitui o loro pelo ramo de alecrim (amo alecrim). Ficou uma delícia!

  6. Muito bom, fiz essa carne ontem e nossa que delícia de molho… Farei muitas outras vezes com certeza… Parabéns pelo blog, to sempre aqui buscando inspiração… Rss

  7. Léia disse:

    Oi Tati, adorei sua sugestão de molho para acompanhar carnes.Delicioso.
    Beios e bom final de semana.

  8. Jackeline disse:

    Tati, vc que é daqui de Sorocaba, me responda… Esse molhinho fica parecido com o filé Chan Chen que servem no restaurante do Esplanada? Sou APAIXONADA pela comidinha de lá, acho que tem os melhores pratos executivos *-*
    Você podia fazer um post recomendando restaurantes aqui da região, também =))

    Sou leitora assídua mas é a primeira vez que comento, conheço o blog de cabo a rabo! hahaha obrigada por estar sempre compartilhando uma receita mais assertiva que a outra!

    • Oi Jackeline, tudo bem?
      É parecido sim, mas aquele lá é mais carregado no alho e no caldo de carne industrializado.
      Eu penso em fazer postagens sobre restaurantes mas tenho um pouco de vergonha de ficar tirando fotos quando saio para comer fora kkkkkk….. quem sabe?…vou amadurecer a ideia.
      Bjs
      Tati

  9. Helena disse:

    Olá Tati, qual a carne que vc usa???

    • Helena, só com o tempo mesmo a gente aprende a comprar carne. Mas o importante é um bom açougue. Eu nunca vou ao açougue e peço uma determinada carne, eu vejo e pergunto o que está mais bonito e fresco. Para carne de panela a mais gostosa na minha opinião é a paleta bovina, mas já fiz até com músculo e ficou uma delícia!
      Bjs

  10. Helena disse:

    Oi Tati, só uma duvida……que carne vc usa? Sou super inexperiente em compra de carnes……. Obrigada, Bjo

  11. Lu disse:

    ai q delicia!
    adrei esse molho.
    eu sou mto fã do molho madeira.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  12. O fome, vou tentar fazer na janta hoje adoro carne de panela.

  13. Núbia Onara disse:

    A boca tá aqui cheia d'água !!! Judiação =(

  14. Ana Paula disse:

    Caramba! Com tanta coisa boa junto, só pode ficar show de bola mesmo! Beijos Tati!

  15. Tati, atiçando nossa fome todas as manhãs!! Que molho lindoooo!!! kkk
    Bjoss

    http://www.brisandonacozinha.com

  16. Gostei imenso do aspecto, deve ser uma maravilha!

Deixe uma resposta