Bolo de Chocolate com Recheio de Brigadeiro

Quem me acompanha no Panelaterapia há mais tempo sabe que para eu ter coragem de fazer um bolo desses recheados é preciso estar muuuito inspirada. Neste dia eu estava. De qualquer maneira escolhi uma receita fácil.
Vamos começar pela massa de chocolate: Bata na batedeira 5 ovos  (gema e clara) com 150g de açúcar. Bata até triplicar de volume. Vai ficar um creme fofo e claro.

Misture 150g de farinha de trigo peneirada, 1/3 de xícara de chocolate em pó também peneirado (usei o Dois Frades da Nestlé) e 1 colher (sopa) de fermento.  Junte essa mistura de ingredientes secos ao creme de ovos com açúcar. Misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.  Unte uma forma de aro removível com óleo e cubra o fundo com papel manteiga. Essa massa não cresce quase nada, então pode encher a forma até faltar 1 dedo para a borda. Leve a massa para assar em 200º (o forno não precisa estar preaquecido), por cerca de 20 minutos.

Recheio de Brigadeiro: 
Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o Dois Frades da Nestlé). Mexa sempre com vigor para não empelotar. Mantenha em fogo médio e após a fervura abaixe o fogo e continue mexendo até ele desgrudar do fundo e ficar firme. Desligue o fogo, junte  3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Deixe esfriar.

Cobertura: Derreta no microondas 1 barra de chocolate de 180g. Usei o 55% cacau. Misture 3 colheres (sopa) de leite morno (isso mesmo, leite!). Montagem: Use a forma que assou o bolo para montá-lo. Desenforme o bolo e corte em duas partes. Molhe cada uma das partes com guaraná (usei ginger ale) e fiz isso com auxílio de um pincel. Coloque o brigadeiro (não usei tudo), cubra com a outra parte da massa e leve para a geladeira por umas 3 horas, pelo menos. Desenforme novamente, cubra com a ganache de chocolate e salpique granulado (eu usei raspinhas de chocolate que comprei pronta).
*** Se quiser um bolo de tamanho normal, dobre a receita. Minha forma tem 18cm X 5cm, é bem pequena.

Preciso contar que esqueci de colocar fermento na massa, por isso ela ficou mais “durinha”, mas ficou gostosa do mesmo jeito hahahaha.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes