Casquinha de Laranja Cristalizada

Eu já tinha visto alguns tutoriais para fazer essa casquinha e achei meio complicado, mas, minha mãe me salvou com essa receita super fácil!!!
Essa casquinha é um luxo colegas, serve para decorar doces (bolos, pudins, etc), para servir com chá ou café ou para beliscar o dia inteiro toda vez que você passar ao lado dela.

Primeiro é importante escolher um laranja que tenha a casca bonitona, com uma cor bem viva e sem marquinhas pretas. Aí você descasca tentando não retirar a parte branca, porque ela amarga. Tente descascar o mais fino possível.

Feito isso você fatia em palitinhos, na verdade, o tamanho e formato não interferem muito.Leve as casquinhas para ferver cobertas com água. Assim que ferver, deixe 30 segundos no fogo, retire, descarte a água , coloque uma limpa e repita o processo. Faça isso 3 vezes (com 3 águas).

Seque as casquinhas com papel toalha e leve ao fogo com açúcar  (3 colheres de sopa para cada laranja usada).  Mexa sem parar até o açúcar espumar. Depois que começou a espumar mexa por mais uns 30 segundos.

Não é para o açúcar dourar feito caramelo viu? Com o açúcar ainda branco e espumante, você despeja a mistura fora do fogo em uma assadeira e vai mexendo com a colher. As casquinhas vão secando e se soltando. Não se preocupem que não gruda nada na assadeira.

Depois de frias você armazena em recipiente fechado. Coisa linda né não?

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog

81 Comentários

  1. Rosinalvabg Barbosa disse:

    Acabei de fazer ficou ótimo.

  2. Giovanna disse:

    Já testei várias vezes e só funcionou com a bahia ou lima. As outras laranjas deixam o doce amargo.☺

  3. Lucia Benevides disse:

    Deu até vontade de tentar. Quero fazer pra banhar no chocolate. Parece facil. Se der certo te digo.

  4. Bruna disse:

    Sempre faço essa receita e da super certo. Hoje fiz com casca de tagerina!!! Supreendete!!! Sabor incrível!!!

  5. Vania campos disse:

    Minha receita de casquinha de laranja é um sucesso. Adorei.

  6. Ivonete disse:

    Gente morria de medo de fazer!!agora deu tão certo, que vou começar a vender nos Potinhos…amei!!obg pela receita.

  7. Carmen Clara Guasco Vaz disse:

    Eu também faço exatamente assim. O bom, é que sempre dá certo. Adoro!

  8. Sônia Maria disse:

    Adorei a receita, ficaram perfeitas as minhas casquinhas, também fiz com limão doce excelente.

  9. Jane disse:

    Acho que devemos ferver 4 vezes, fervi 3 e ainda achei acida. No mais a receita deu bem certinho. Amei ❤️❤️

  10. Jacqueline disse:

    Morria de medo de fazer e não dar certo, mas essa receita me surpreendeu.Minhas casquinhas de laranja ficaram ótimas.
    Obrigada!!!

  11. Silvinha disse:

    Excelente receita! Muito obrigada por disponibilizar. Adoro esse doce, mas , sempre tive preguiça de fazer, porque as receitas que encontrava tinha que deixar as casquinhas de molho por dias. Fiz também com casca de mexerica. Apesar do amarguinho no finalzinho, fica uma delicia. E o ponto tem que ser no olho mesmo, deixando bem sequinho.

  12. Ola, boa tarde, fiz em casa duas vezes, mas não fiz com tutorial, apenas por dedução mesmo, gostaria de saber por que deve-se ferventar em agua primeiro? Eu deixei de molho antes em agua, também é válido? Fiz uma vez direto, lavei a laranja, descasquei e já coloquei no açucar, uma vez fiz com gengibre e foi otimo.
    Adorei o post, vc poderia postar um vídeo tbm no canal

  13. Pablo disse:

    Oi, Tati. Acabamos de fazer e ficou perfeito. Percebi que estava com muita umidade e mantive no fogo sem parar se mexer. Acho que o ponto é no olho mesmo. Tem que ficar quase sem açúcar. Usei laranja Lima.
    Parabéns pelo site!

  14. Ana Rúbia disse:

    Olá Tati. Gosto muito de várias receitas tuas e principalmente do jeito claro como sao explicadas.. Há tempos procuro essa receitinha das cascasde laranja que adoro de paixao. fiquei ansiosa pra fazer ..Mas a minha nao deu muito certo, nãosecou. Depois de fria apenas criou uma leve casquinha de acúcar mas nao deu ponto. Nao sei se teria q ficar mais no fogo ou menos ou se o tamanho da laranja interfere a critalizacao(usei laranja de umbigo). Quando espumou napanela deixei certinho os 30segundos…porém nao ficou nem parecida com as tuas.Tem alguma ideia do que eu possa ter feito errado? quero muito aprender a fazer! Parabéns pelo teu excelente trabalho. Panelaterapia é relaxantemente pra mim,adoro!! Abraço!!

    • Oi Ana, acho o problema foi mesmo os 30 segundos. Como fiz sempre na mesma panela, esse sempre foi o tempo, mas tem panelas mais grossas e mais finas, e a laranja tb pode ter mais ou menos umidade, então o ideal é ir pela aparência. Ela tem que açucarar na panela, já ficar quase seca lá mesmo. Tente assim, independente do tempo. Obrigada pelos elogios e boa sorte!!! <3

    • obrigada pelo seu comentario. salvou minhas casquinhas…rs.. fiz e qdo espumou contei o tempo e passei para o tabuleiro e nao cristalizava por nada. vim ler os/comentarios para ver se/alguem tibha tido o mesmo problema. depois do seu comentario voltei com ele pra pabela e cristalizou. <3

    • Luciana Cordeiro disse:

      Adorei a receita e estes dois comentários que me salvaram! Deu bem certinho depois que os li. Obrigada!

    • Sayonara dias junior disse:

      Ai amiga . Quando fiz minhas tirinhas de açúcar cristalizado fiz como mandou a receita, mas eu tirei do fogo com muita calda e não dava ponto. Tentei colocar ate na geladeira e não dava certo. Voltei então pra panela e deixei secar mais um pouco. Já estava quase desistindo quando vi que estava secando a calda e antao depeijei na forma de alumínio e mexi até esfriar. É deu certo . A medida que esfriava ia soltando os pedacinhos da laranja. Ficou lindo. Talvez aconteceu com vc o mesmo. O segredo e deixar secar quase a calda toda sem deixar queimar.

  15. Ana Marcia disse:

    Sou Ana Marcia de Sorocaba, acabei de fazer adorei. Obrigada pela publicação da receita.

  16. Maria Celeste Gomes Moura disse:

    Testei sua receita e amei, mas depois já fiz de limão, mexerica e amei também.

  17. marelena disse:

    Acabei de fazer, adorei ! Antes ficou com uma calda ,que eu retirei um pouco e levei ao fogo novamente, agora esta perfeita, obrigada !

  18. Lucas disse:

    Acabei de fazer ficou ótimo.

  19. lucivania disse:

    Oi amei a receita mais uma duvida pode usar açucar refinado?
    Dar certo depois de tiradas do fogo passar no açucar? BJSS

  20. Guilherme disse:

    Boa tarde

    Será que se colocar as frutas na assadeira com açúcar e continuar mexendo não fica mais fácil? Fiz sua receita e secaram após umas 4 horas e ficaram grudadas. Onde errei? Obrigado

  21. marcia disse:

    Eu amo estas casquinha toda vez que encontro eu compro. Quero saber se tem que ferver 3 vezes de 30 minutos está é a minha dúvida

  22. Marcia Pereira disse:

    Tenho casca de mexiriquinha, se eu ferver não vai ser retirado toda vitamina? Posso fazer com açúcar demerara?

    • Provavelmente vai sair sim as vitaminas, mas isso é uma coisa que se consome tipo uma casquinha acompanhando um café, então não é uma coisa que mereça ter absurda preocupação com a parte nutricional… quanto ao demerara, nunca testei para saber se cristaliza bem, teria que fazer um teste mesmo.

  23. EDNA LUARES BOTERO disse:

    Tbem ainda não consegui fazer para ficarem perfeitas, mas nas receitas que testei dizem que não se deve tirar muito a parte branca da casca para não ficar amargo. Vamos tentando e experimentando até chegar a perfeição Kkkkkkkk. Boa sorte

  24. Iara disse:

    Olá! Para cristalizar é preciso deixar espumando até o açúcar começar a cristalizar na beirada da panela, aí vc coloca no tabuleiro e continua a misturar até cristalizar mesmo. É selhante ao processo de fazer coquinho.

  25. Pronto. Fiz. Logo após o açúcar ferver eu retirei do fogo e continue mexendo, mas não secou. Retornei ao fogo com mais uma colher de açúcar e quando começou espumar o açúcar deixei no fogo e continuei mexendo até o açúcar ao redor da panela secar. Retirei do fogo mexi e endureceram maravilhosamente. Obrigada pela receita!

  26. Minha mãe fez o bolo e sobraram as cascas. Vou fazer e depois conto como ficou !

  27. Hort' Pontes disse:

    Oi eu fiz mas acho q ficou com muito acido ainda da casca. Isso pq cortei bem fina. Onde sera que errei?

  28. paty disse:

    Obrigada!! estou muito deprimida, comecei a ler um monte de bobagens na net. sem perceber sua receita me chamou atenção… olhei li e decidi que vale a pena sair daqui e me deliciar com coisas simples da vida… só postei para que saiba que uma simples atitude pode salvar o dia de alguém. Obrigada por dividir seu talento, seu tempo e sua dedicação.. vou para cozinha .. adoçar meu dia!!!

  29. Unknown disse:

    Faço sempre com mexerica de preferência pocan, mas coloco no sol pra secar. Fica delicioso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Fiz com mexerica… delícia!

  31. Fiz com casca de limão siciliano…mais uma pitada de cardamomo.
    Sem comentários.

  32. Unknown disse:

    Oi Tati,
    Hoje tentei, pela segunda vez, e as cascas nao secam…
    Fervi as 3 vezes, sequei as cascas, fervi com omacucar e deixei espumar.Voce tem ideia do motivo pelo qual elas nao secam?
    Muito obrigada,
    Val

  33. to tentando fazer.. espero que dê certo! Obrigada pela receita! bjs

  34. Silver disse:

    nossa que perfeito *———————–* vou fazer com certeza! seu blog e lindo, parabéns ! amei tudo

  35. Mayara Vaz disse:

    Tati, eu amo suas receitas!! E faz tempo que queria fazer essa! To com o bolo de laranja no forno, sua receita também, será que fica bom colocar essas casquinhas como cobertura? O que acha?

  36. Carol disse:

    Da próxima vez vou tentar essa. Sempre faço a que tem de ficar 2 dias no molho!!

  37. Inés disse:

    Tati,
    Acabei de fazer as casquinhas e estou esperando que elas fiquem sequinhas. Amei a tua receita!! Super fácil!! Bigaduuuuuuuuu!!
    Inés

  38. Tentei Tati, mas as minhas não deram certo… ficaram amargos e o acúcar não espumou e nem grudou :(… as suas ficaram lindíssimas com o açucar grudadinho? Eu fiz com a laranja pera, será q com a lima fica melhor?
    Beeeeijos, seu blog é maaara!

    • É que não ficou tempo suficiente no fogo. O açúcar sempre espuma quando a água vai secando. O amargo pode ser porque vc deixou muito da parte branca da casca ou porque precisava trocar mais águas.
      O tipo de laranja não interfere não.
      Boa sorte na próxima Aline!!!
      Bjs

    • Eita, tinha feito tudo errado!
      Muuuito obrigado por responder! Vc é um doce!
      Beijos =*

  39. Mirian E. disse:

    Adorei…Tatiana todos os domingos meu marido compra um pacotinho na feira livre de minha cidade.Bj

  40. Não dá, adoçante não carameliza e nem cristaliza.
    Bjs

  41. Unknown disse:

    Adorei esta dica, mas fiquei com uma dúvida..
    Será que dá pra fazer com adoçante culinário? Você sabe dizer se dá certo?

  42. Rosiane disse:

    Minha mãe faz com casca de tangerina, eu acho que fica mais gostosa que a de laranja…não sei se o procedimento seria o mesmo. Quando ela faz, como isso o dia todo….adoro!!

  43. Cibele disse:

    Vou fazer isso hoje!!! Amei!!

  44. olá minha amiga, cá estou para lhe deixar um desejo de um resto de domingo escelente e uma boa semana cheia de boas receitas. Embora eu nem sempre deixe rasto, o facto é que passo todos os dias pelos meus blogs preferidos e este seu consta da minha lista claro e hoje vejo que publicou mais uma delícia, beijinhos …..

  45. MARTITA disse:

    tenho que confessar que todos os dias entro no seu site e hoje eu amei esta receita contenteza irei fazer pra minha família…:)

  46. Quéroul disse:

    lindas, hein? vou experimentar do seu jeito.
    eu fiz umas vezes com outra receita bem simples, e que dá um resultado lindo (http://pecadodagula.blogspot.com.br/2011/06/cascas-de-laranja-cristalizadas.html).

    agora vou tentar a sua. tô ousada! 😉

  47. Tati, fácil assim?! Só 30 segundinhos em cada fervura?! Só não faz quem realmente não gostar do petisco, depois dessa receita não tem desculpa!!! Bjos, Patrícia

  48. humm ficarao mt bonitas gosto mt bjs

  49. STILO BASICO disse:

    Gostei… agora as cascas de laranja não vão escapar…rss

  50. Acabei de fazer, e ficaram MARAVILHOSAS!!!!

  51. Que delícia! Adorei!
    Tati, coloquei a sua dica das bisnagas do brigadeiro hoje no Blog,
    obrigada por tudo! Beijos.

    http://receitasdavovocristina.blogspot.com.br/2012/12/brigadeiro-de-copinho-tradicional.html#.UMtTChEzPns

  52. MUITO BOM!! ADOREI SEU BLOG PARABENS!

  53. lili disse:

    Ai, me deu uma preguiça de fazer isso…

  54. Gosto tanto assim de casca de laranja cristalizada coberta com chocolate, é uma tentação!

  55. Adoro essas cascas de laranja cristalizada e não sabia fazer! Ótima receita
    Beijos
    Adriana

  56. Que coisa espectacular!

    Experimentei fazer e depois cobri com chocolate negro!

    O sucesso do plantão de cirurgia cardíaca!

    Obrigado