Bolo de Rolinhos de Bananas

Receita inspirada em uma antiguinha que Ana Maria Braga fez usando doce de leite e banana. A minha é mais simples, mas tão deliciosa e original quanto. As quantidades que vou descrever são para uma forma de bolo inglês. Se você fizer em assadeira maior é preciso dobrar ou triplicar a receita.

Comece untando bem uma forma com manteiga ou margarina sem sal e polvilhando uma misturinha feita com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (café) de canela. Vai sobrar um pouco dessa mistura, guarde para usarmos no final.

Pegue fatias de pão de forma e  passe o rolo de macarrão para achatá-las. Não precisa tirar a casca. Usei umas 10 fatias.

Agora descasque bananas (usei nanica que é mais doce, mas pode ser a que você quiser. Usei umas 6 bananas. Gente desculpe as quantidades aproximadas é que realmente fiz na intuição e nem prestei muita atenção nos detalhes, mas o processo é assim: role a banana no açúcar com canela e enrole no pão achatado feito um rocambole.

Se a banana for grande como a que eu usei, corte ao meio (depois enrole cada metade em 1 fatia de pão).  Corte o rolinho ao meio e vá arrumando na assadeira até preencher todo o espaço.

Misture 1 ovo levemente batido, 250 ml de leite e 2 colheres (sopa) de açúcar. Jogue essa mistura por cima dos rolinhos de banana, polvilhe açúcar e canela e leve ao forno preaquecido em 180º. Fique de olho porque o pão queima fácil. Então quando secar o líquido desligue o forno.

No meu foram 55 minutos, mas esse tempo pode variar absurdamente de forno para forno. Acabei de converter meu forno para gás encanado e me parece que ele está mais fraco, mas ainda preciso fazer outros testes.

Espere 15 minutos para desenformar.

Sugestão: sirva quente com sorvete de creme. Fica muuuuuito bom!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes