Patê de Espinafre e Alcachofra

Quem me acompanha aqui e nas redes sociais já deve ter visto meus apelos pela receita do patê de espinafre e alcachofra do Applebee’s que eu sou apaixonada (esse aqui).Achei várias receitas na internet (sites americanos), mas resolvi testar na intuição mesmo. Gente ficou delicioso! Muito bom mesmo! No final do post tem algumas considerações importantes.

Os ingredientes que eu usei foram:


* Usei também 2 colheres (sopa) de leite (que vão entrar no final da preparação.

Vamos começar pela preparação dos ingredientes:

  • O espinafre congelado vem em bolinhas, o pacote tem 350g e vem 10 bolinhas, eu usei metade. Descongelei no micro-ondas e espremi bem para tirar o líquido.
  • Ralei 1/2 xícara de parmesão e 1/2 xícara de muçarela.
  • Piquei 2 unidades de fundo de alcachofra.
  • Piquei 1/3 de uma cebola.


Preparação do patê:

Refoguei a cebola no azeite até murchar, juntei 1 colher (café) de alho espremido, o espinafre e a alcachofra. Refoguei por alguns minutos, juntei 2 colheres (sopa) bem generosas de requeijão (do mais durinho tipo catupiry), a muçarela e metade do parmesão. Misturei bem e como a consistência estava muito grossa, somei 2 colheres (sopa) de leite. Adicionei sal e pimenta do reino. Coloquei o restante do parmesão por cima. Eu fiz na panela de ferro porque achei que ia precisar levar ao forno, mas como comi na hora, não foi necessário. Se fizer com antecedência na hora de servir é bom esquentar no forno, pois este é um patê para ser servido quente acompanhado de nachos (Doritos). Rende 4 porções.


CONSIDERAÇÕES:

  • Sem querer sem pretensiosa, mas realmente não sei dizer qual dos dois é melhor (o meu ou do Applebee’s). Ambos são maravilhosos e muito parecidos.
  • Eu acho que o do Applebee’s tem algum componente mais “azedinho”, imagino que possa ser cream cheese que é mais ácido, ou o sour cream. A Adriana, uma leitora que mora na Florida me mandou uma receita com estes 2 ingredientes.
  • Acredito que no Applebee’s eles não refoguem o patê e não usem a cebola, apenas misturam tudo e levam ao forno. Também acho que eles usem o “coração”, mas eu só achei fundos de alcachofra. O sabor é igual mas o coração tem fibras mais longas e o fundo tem uma textura mais firme.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

33 Comentários

  1. Nathália disse:

    Pois então, fiz com a conserva de coração apenas e ficou bom demais. Nunca comi o do Applebee’s pra comparar, mas tava delicioso, meus amigos gostaram muito também. Nos acabamos no patê de espinafre e alcachofras c Doritos…rsrs. Neste tempo frio que não passa aqui em BH veio muito bem esta entradinha quente. Obrigada Tati, não só por esta receita, mas por este trabalho lindo do Panelaterapia que tanto ajuda os amantes da cozinha como eu.

  2. Nathália disse:

    Tati, o sabor e textura ficam muito diferentes se usar só coração de alcachofras? Não encontrei conserva de fundos, só coração.

  3. Oi
    Essa é a segunda receita q faço do blog e é um sucesso…adorei
    Bjs

  4. Karina disse:

    Olá, eu fiz e ficou perfeito, só que ao invés de colocar o catupiry eu coloquei o cream cheese. Fez o maior sucesso em casa srsrsrs. Obrigada pelas dicas estou arrasando na cozinha.

  5. Gente, meu marido nunca foi p/ a cozinha, se aventurou ontem…com essa entrada! Mi Dios! que deliciaaaaaaaaaa! super fã! rs

  6. Nossa maravilhoso eu comi na Applebee's, e fiquei louca querendo a receita, obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuu

  7. Fiz aqui em casa e todos AMARAM!!

    obrigada por compartilhar!! Agora só falta a receita do molho picante dos franguinhos hihihi

    Dica para os próximos que forem fazer a receita: usei MUUUITO mais que duas colheres de leite, embora tenha seguido à risca a receita. Portanto não tenha medo de estragar tudo colocando mais leite, adicione até sentir que chegou ao ponto desejado! Coloquei facilmente umas 6 colheres de leite ou mais e ainda assim ficou perfeeeeeeito!

    Obrigada por mais essa receita, Tati! Quando abrir seu bistrô aqui em Sorocaba pode contar comigo de cliente hihihi

  8. Adriana disse:

    Ai que orgulho ter meu nome citado pela Tati!!!! Sou sua super fã e espero sua visitinha em Miami! Beijinhos

  9. Adriana disse:

    Ai!!!! Que orgulho meu nome citado pela Tati!!! Sou sua fã e espero sua visita aqui por Miami! Beijos

  10. velmazni disse:

    Adorei! Parabéns, pelas receitas maravilhosas! beijo

  11. Carol e Lili disse:

    Tati vc tem idéia de quantas gramas de espinafre vc utilizou?

  12. ClaudiaB disse:

    Creio que o azedinho vem do "sour cream" (creme de leite azedo), que tem nas receitas americanas desse prato. Aqui nos EUA se acha junto aos demais laticinios. Googlando rapidamente vi umas receitas caseiras em portugues.
    Como alternativas eu chutaria o suco de limao que alguem falou, ou entao iogurte grego (se o do Brasil for bem grosso, nao sei).
    Tati, muito obrigada pelo blog, que me tem sido bem util.
    — Abracos, Claudia

  13. ClaudiaB disse:

    O azedinho vem do "sour cream" (creme de leite azedo), que tem nas receitas americanas desse prato. Aqui nos EUA se acha junto aos demais laticinios. Googlando rapidamente vi umas receitas caseiras em portugues.
    Como alternativas eu chutaria o suco de limao que alguem falou, ou entao iogurte grego (se o do Brasil for bem grosso, nao sei).
    Tati, muito obrigada pelo blog, que me tem sido bem util.
    — Abracos, Claudia

  14. tati o pate do applebees, se nao me engano tem alcachofra em conserva… isso q dah o azedinho!!!! eh soh picar ela e misturar ali qndo vc coloca o espinafre (sem o liquido, soh a alcachofra)

  15. bem so tu pois esta maravilha deve ser mesmo uma delicia fiquei aqui a babar humm bjs

  16. Ana disse:

    MEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUU DEUUUUSSS!!! Obrigada, obrigada, obrigada por tornar o nosso início de feriado FAN-TÁS-TI-CO!!!!!

  17. Nanda disse:

    OI Tati, sei que não tem muito a ver com o post de hoje, mas é sobre pure de mandioca (aipim como chamamos aqui no sul). Sempre faço escondidinho de carne seca e mandioca, mas é aquele stress pra fazer o purê, gosto dele bem molinho.. e gostaria de saber se voce tem um jeito mais pratico de fazer.

    Eu cozinho ele na panela de pressão, aí tiro os talinhos, amasso, o mais rápido possível pra que ele não esfrie e vire uma goma (mas é complicado) e daí volto com a panela pro fogo e misturo com leite e manteiga até obter o purê.

    Enfim, tem alguma dica?

    Obrigada beijos

    • Nossa eu amo purê de mandioca, mas é a treva pra preparar!!! Infelizmente não conheço nenhuma dica, mas acho mais fácil na mão, quando bate no liquidificador ou mixer vira uma goma dos infernos kkkkkkkkk
      Se descobrir um jeito mais fácil me conta!

    • Paty_Gidi disse:

      Eu faço no processador! Mas já vi fazerem no espremedor de batata também!

      bjs

    • Nanda disse:

      Hahahaha, bom saber que eu não sou a única que acho a treva mesmo fazer esse purê. Que stress e sujeira…senhor, sobretudo quando vc resolve fazer dois escondidinhos pra 8 pessoas. Morri!!!!

      Meu marido me ajudou a amassar as mandiocas (que estavam com dificuldades pra ficar bem molinhas, ainda que cozidas na panela de pressão), depois que levei a panela pra fazer o purê, ainda ficaram umas 'bolotas', então fui colocando aos poucos no liquidificador (já que era bastante), com um pouco mais de leite, e acabou ficando super molinho!!! Quase saí correndo da cozinha depois disso!!! rsrs… mas o resultado ficou perfeito!!!! Isso que importa!

    • Parabéns! Muito bom. Fiz ontem e minha namorada se lambuzou..rs.

    • Pode fazer assim: bata, no liquidificador, a mandioca crua com um pouco de leite. Coloque numa panela com manteiga e sal. Vá acrescentando leite até sentir que a mandioca está cozida. Geralmente, o ponto ideal de cozimento é quando a massa se desgruda do fundo da panela.

  18. Será que dá pra fazer com espinafre in natura? Cozinhar e escorrer? Aqui onde moro não tem desse espinafre congelado!

  19. Paty_Gidi disse:

    De repente se vc usasse o limão no lugar do leite, supriria essa necessidade do azedinho! 🙂

    Nem como isso, desculpe se pareci arrogante, mas é que bateu na hora essa necessidade antes de ler as considerações…rs…vc entende né???

    bjuuu

  20. Todos que tentei ficaram bons mas não ficaram nada parecidos 🙁

  21. Huuuumm estou eu aqui sonhando com este patê.. adoro lambuzar pães, biscoitos.. o que aparecer com um delicioso patê rs confesso que não sou fã de espinafre.. mas vou tentar fazer a receita um dia! bjs
    http://ilovecupcakesbrazil.blogspot.com

  22. Um toque de noz moscada e ficaria mais perfeito!!

Deixe uma resposta