in , ,

Mandioca Frita Cremosa

Para tudo! Esquece todos os outros petiscos de botequim porque esse é o melhor da galáxia! Comi em um restaurante aqui de Sorocaba e quando pedi a receita disseram que compravam pronto e congelado. Foi então que resolvi testar da maneira como eu imaginei que teria sido feito e ficou PERFEITO! E o melhor, muito fácil de fazer!

Cubra 1 kg de mandioca (macaxeira ou aipim) com água e cozinhe na pressão até ficar beeeem macia. Retire aquela fibra que ela tem no centro e amasse grosseiramente (usei um garfo), junte 1 colher (sopa) cheia de manteiga e sal a gosto. Prove, tem que ficar com gosto de purê.

Unte bem uma forma com óleo e despeje o purê ainda quente. Espere esfriar e leve ao freezer ou congelador. Agora você tem que ficar de olho, porque quando começar a congelar, você deve marcar os quadrados usando uma faca ou espátula. Corte os quadrados mas mantenha-os na forma. Se estiver mole demais ou duro demais você não vai conseguir.

Após marcar os quadrados leve a forma ao congelador para endurecer por completo. Depois separe-os e armazene em porções. Eu guardei em saquinhos (3 porções generosas).

Para fritar coloque congelado mesmo em óleo quente, bem fácil, nem espirra nada!

A casquinha fica sequinha e dentro o purê! Olha a maldade:

UPDATE: Algumas pessoas disseram que desmanchou ao fritar. Isso ocorre porque o óleo não está na temperatura certa. Se o óleo não estiver bem quente ele vai descongelar a mandioca antes de formar a casquinha, aí desmancha. Tem que escorrer bem a mandioca para o purê ficar bem denso e é SÓ 1 colher de manteiga (margarina nem pensar). Coloque um palito de fósforo no óleo e espere, quando acender o óleo está bom. Retire o palito e faça a fritura.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

122 Comments

Bavette com Molho de Atum

Picadinho com Couscous