Brigadeiro de Pé de Moleque

Essa receita é sensacional! Ok, é bem calórica porque assim como no pé de moleque tradicional, vai açúcar e leite condensado, mas como o amendoim vai inteiro, cada docinho acaba tendo pouca quantidade de “massa” o que dá uma equilibrada, além de render bastante. Bora aprender que essa receita vai fazer sucesso (festa junina chegando gente!).

Ingredientes:
500g de amendoim com pele
1 xíc. (chá) de açúcar refinado
1 lata de leite condensado
manteiga ou margarina para untar o refratário e as mãos
Açúcar refinado ou cristal para empanar.

Comece torrando o amendoim. Basta colocar na panela e mexer sem parar por 5 minutos em fogo médio (sem óleo, sem nada, só amendoim com pele mesmo). Retire o amendoim da panela e reserve.

Coloque o açúcar na panela e deixe derreter até virar um caramelo. Abaixe o fogo para mínimo, junte o amendoim que foi torrados e misture sem parar. No início parece difícil de mexer porque o caramelo dá uma endurecida, mas depois com o calor do fogo vai ficando líquido novamente. Nesse momento junte o leite condensado. Novamente ele vai empelotar um pouco de início, mas é só mexer sem parar até ficar como brigadeiro, desgrudando do fundo da panela.

brigadeiro-pe-de-moleque
brigadeiro-festa-junina

Retire do fogo, despeje em um refratário untado com manteiga ou margarina e deixe esfriar em temperatura ambiente por 4 horas (não vai na geladeira).
Depois desse tempo, passe um pouco de manteiga ou margarina nas mãos e enrole como um docinho. Passe no açúcar (refinado ou cristal), coloque em forminhas.

brigadeiro-amendoim

Se quiser fazer esse doce com antecedência ele dura 1 semana fora da geladeira, mas o ideal é enrolar no dia de servir ou no máximo no dia anterior.
Rende aproximadamente 50 a 60 unidades.

Se quiser ver em detalhes, é só acessar o vídeo: http://bit.ly/20ZLMg1 ou apertar o play:

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

29 Comentários

  1. Elisabete Lento disse:

    Tati….A-D-O-R-A-M-O-S!! 🙂 sua receita fez sucesso cá em casa! 🙂 nossos amigos voltam para a Escocia com o gostinho do brigadeiro 😉 é uma receita optima para variar o tradicional brigadeiro 🙂 como sempre suas receitas batem certinho! posso dizer que ficaram iguais aos seus 😉 beijinho grande!

  2. Elisabete Lento disse:

    Oi Tati! 🙂 vou fazer hoje essa receita para logo oferecer com um café para uns amigos que estão emigrados e que vêm cá a casa 🙂 depois te falo como correu. Tenho certeza que vai ficar delicioso! Todas as suas receitas fazem sucesso 🙂 Obrigada pela receita! E parabéns pela filha linda que você tem 🙂 beijinhos do Porto de Portugal

  3. Paty disse:

    Oi Tati, eu fiz a receita e de sabor ta excelente, mas ficou mt dura para enrolar eu só consigo cortar mesmo em quadrados no que eu posso ter errado?

  4. Viviane disse:

    Faz diferença fazer com amendoim branco?

  5. Viviane disse:

    Tati, com quanto tempo de antecedência pode fazer esse docinho antes de servir? Como armazenar?

  6. Gizeli P J disse:

    Oi Tati!
    Amo suas receitas!
    Tudo o que faço sempre dá certo!
    Este doce eu faço há anos mas duma forma diferente…. Torro o amendoim na panela e já jogo o açúcar nele torrado, qdo derrete despejo o leite condensado e mexo sem parar. Qdo desgruda do fundo está exatamente da cor do seu, mas eu tombo no mármore untado, deixo amornar e corto os pedaços.
    Nunca tentei enrolar, vou tentar da próxima vez…
    É mesmo delicioso e aqui em casa não dura dois dias!

  7. Flávia disse:

    Amei a receita! Vou fazer no meu aniversário, como é no dia de São Pedro, super combina!!!

  8. Oi Tati, bom dia! Dá pra fazer esse pra comer de colher ?

  9. Pri disse:

    Tati, estou impressionada como vc tem mantido a frequência nos posts… Vc deixou todo esse conteúdo pronto antes da Lis nascer eu tem conseguido atualizar com ela tão pequena mesmo? Parabéns! Bjo

    • Pri, alguns eu deixei pronto, mas tenho feito receitas e até gravado vídeos. Claro que num ritmo bem lento. Lis é quietinha, dorme bem. Coloco ela no carrinho e ela fica lá dormindo enquanto faço as coisas. Como meu marido está em casa também, se ela chorar no meio de uma receita ele acode 🙂 Estamos dando conta!

  10. Vitória disse:

    Tati, o bolo mousse sumiu???

  11. gabriela disse:

    Oi Tati. Qual a diferença entre essa receita e o tradicional cajuzinho?

  12. Claudia disse:

    Meu Deus. Vou fazer, depois te conto. Amo tudo que vai amendoim.

  13. mai disse:

    Que delícia Tati receita boa é calórica odeio coisa light,é só não comer tudo né.Tati será que pode cortar em quadrados como pé de moleque?

  14. Celina disse:

    Se ao invés de enrolar, cortar em quadradinhos, poderia ser chamado de pé de moça? Adorei a receita!

  15. clara disse:

    Belos e bons docinhos para uma tarde de inverno.
    Já agora, dá para passar os docinhos por coco ralado em vez de açúcar?
    Bj e obrigada por mais uma partilha.

  16. Bom dia Tati, o meu eu faço acrescentando uma lata de doce de leite meio kilo e o ponto é o mesmo do seu, eu unto uma pedra de granito que uso pra doces e vou colocando com colher as porções, é divino e se come de joelho…….obrigado pela sua receita feliz domingo

  17. Josi disse:

    Olá Tati
    Amo brigadeiro com amendoim e fiquei doida pra provar logo esse! Hummmm…
    Aprendi a umedecer as mãos para enrolar os brigadeiros, não necessitando de margarina. Você já conhecia essa técnica? Não funciona com esse tipo de brigadeiro pé de moleque?