Risoto de Tomate Confit com Camarões

Meu marido entre tantos apelidos me chama de “rainha do risoto” e eu fico toda vaidosa hahahaha, mas modéstia à parte esse ficou muito gostoso mesmo.
Antes de preparar esse prato você precisa providenciar 1 litro de caldo de camarão ou de legumes. O caldo caseiro é sempre muito mais saboroso, mas se você não tiver tempo ou não quiser fazer dissolva 2 tabletes de caldo em 1 litro de água.

Você também precisa de 1 receita de tomatinho confit que eu ensinei a fazer neste outro post: http://panelaterapia.com/2016/06/tomatinho-confit.html
Eu tirei a pele dos tomatinhos já prontos. É só dar uma apertadinha que a pele se solta. Então bora anotar os ingredientes:

Ingredientes:
1 litro de caldo de legumes ou camarão;
1 cebola pequena picada;
1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 receita de tomatinho confit sem a pele;
1 xícara (chá) de camarões (pré cozidos ou frescos);
Suco de meio limão (se tiver possibilidade o siciliano é melhor, mas pode ser Taiti);
1 colher (sopa) generosa de manteiga sem sal;
Sal e folhinhas de tomilho a gosto.

risoto-camarao

Refogue a cebola  em um pouco de azeite (usei o azeite do tomatinho). Junte os tomatinhos e o arroz e refogue. Na sequência adicione uma concha do caldo e mexa até quase secar e vá fazendo isso até o arroz estar quase pronto (ainda firme), então junte 1 xícara (chá) de camarões. Eu usei o pré cozido congelado que era o que tinha no momento, mas se você tiver oportunidade de usar o fresco eu recomendo.

Se usar o pré cozido congelado, basta passar os camarões sobre água corrente que descongelam na hora, aí é só colocar na receita. Junte a última concha do caldo e misture bem até chegar no ponto. Acerte o sal.

Desligue o fogo, acrescente suco de meio limão (usei siciliano, mas pode ser o Taiti), some uma colher (sopa) generosa de manteiga sem sal e 1/3 xícara (chá) de parmesã ralado (há quem não goste de frutos do mar com queijo, mas eu não consigo fazer risoto sem parmesão).
Finalize com o tomilho (opcional).

RENDIMENTO:
4 porções de restaurante ou 2 de casa daquelas beeem servidas.

IMPORTANTE:
– Não usei vinho branco, mas se quiser pode usar um cálice logo depois de acrescentar o arroz;
– Como eu usei camarões sem casca e pré cozidos eu não tinha como preparar o caldo caseiro por isso usei 2 tabletes de um caldo de camarão espanhol da marca Sapore Dicucina. Não é publicidade viu gente? É dica mesmo, se acharem esse caldo, vale a pena como alternativa. O de cogumelo também é ótimo. Custa um pouco mais, mas vale muito pelo sabor.
– Se quiser fazer o caldo caseiro de legumes é só clicar aqui. Se quiser fazer o caldo de camarão é só adicionar as casca e cabeça dos camarões nesta mesma receita.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

17 Comentários

  1. Lucia Coutinho disse:

    Ótimas dicas ! Gostei muito !

  2. Carolina Grandino disse:

    Adaptei a receita trocando o tomate confit por tomate seco e ficou ótima! Muito obrigada pelas dicas e pelas explicações sempre detalhadas, que salvam quem não tem mta experiência na cozinha!! Bjs

  3. Maria do Carmi disse:

    Tati se for camarão fresco precisa refogar antes, ou coloca direto?

  4. Danuza disse:

    Tô adorando as dicas!

  5. Juliana disse:

    Tati, como faz o caldo de camarão?

  6. Vera disse:

    Oiiii, Tatiana, tudo bem?
    O caldo tem que ser sempre quente, não?

  7. Glaucia Tristao disse:

    Tati, amo suas receitas!! Fiz esse risoto há algumas semanas e ficou divino! Seu trabalho é fantástico, sou fã mesmo! Beijão! PS: usei camarões médios frescos e fiz o caldo com as cascas. Fica com um gosto maravilhoso!

  8. célia disse:

    olá tati, qual a quantidade de tomates para fazer o tomatinho confit?

  9. Katiucia Midori disse:

    Adorei a dica do caldo de camarão pronto, vou aproveitar que estou em SP para procurar. Parabéns pela pequena Liz!

  10. Rafaela disse:

    Oi Tati! Como eu escolho camarão congelado? Para fazer risotos, com macarrão ou para fritar. Eu compro ele sem casca? Qual a melhor opção? Obrigada

    • Em relação à qualidade não tem diferença. Nesta receita o camarão é sem casca e sem cabeça, mas tem receitas que usam a casca e cabeça geralmente para fazer caldos, aí depende do uso que vc quer.

  11. Cileide disse:

    Olá, bom dia! Posso substituir o tomate confit por tomates pelados ou extrato/polpa de tomate? Obrigada!

Deixe uma resposta