Biscoito de Coelhinho

Lis faz aniversário daqui 2 meses, mas como eu sou mãe de primeira viagem demorei para fechar com o buffet e não tinha data, de modo que a festa será daqui 1 mês, e como será perto da Páscoa, esse será o tema. Nem preciso dizer que minha casa foi invadida por coelhos né? E em um dos meus experimentos na cozinha eu fiz esses biscoitos fofos.

A modelagem eu vi em um site que saiu do ar, o Trainee de Cozinheira. Mas a receita eu fiz a basicona que eu gosto que é essa:

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
200g de manteiga ou margarina para uso culinário
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 ovo
Leite se necessário
* Xícara padrão com 240ml

Pique a manteiga ou margarina (ainda gelada) e misture com as pontas dos dedos com a farinha e o açúcar formando uma farofa grossa. Junte o ovo e a baunilha. Amasse bem. Se não der liga, vá colocando leite aos pouquinhos até formar uma massa homogênea. Não sove, para biscoitos o ideal é só misturar, senão eles não ficam crocantes. Feito isso, leve a massa para a geladeira por 1 hora embrulhada em papel filme.

Modelagem:
Você precisa de um cortador em forma de círculo para fazer a carinha. Eu usei a boca de um copinho de licor. Faça agora 4 bolinhas de massa. 2 maiores e 2 um pouco menor. As maiores você modela a orelhinha conforme abaixo e as menores serão as bochechas.

O nariz e olhinhos eu usei esse confeito (foto acima), mas se vc não tiver pode fazer tingindo um pouco da massa ou pintando o biscoito depois de pronto com canetinhas próprias para alimentos.

Coloque os biscoitos na forma e leve para assar. Não precisa untar a forma, mesmo que ela seja de alumínio. O forno deve estar preaquecido por 10 minutos em 180ºC. Asse também nesta temperatura. O tempo varia conforme o forno, mas fique de olho que é rápido, no meu são 15 minutos. Quando as pontinhas das orelhas começarem a dourar você retira do forno.

Rendimento: aproximadamente 40 biscoitos
Durabilidade: 45 dias em pote bem fechado (só guarde depois de totalmente frios).

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes