Abobrinha ao Forno

Esse é um daqueles acompanhamentos (ou prato principal, porque não?) que você faz em dois minutos. Devo dizer que tenho sempre em casa molho de tomate pronto. Existem versões em sachê que são 100% naturais, sem conservantes (usei o Pomarola). Ao contrário do  povo que gosta de fazer tipo eu acho ótimo e quebra um super galho quando não temos molho caseiro à mão. Porque o negócio aqui é cozinha p/ gente de verdade, cozinha possível né meu povo?
Mas voltando à receita: eu começo fatiando uma abobrinha e temperando-a com sal, pimenta e azeite. Em seguida:
1. Em um refratário coloco uma camada fina de molho, sobre ele intercalo as fatias da abobrinha temperada  (crua) e de tomate.
2.Tempero com mais um pouquinho de sal e pimenta (porque o tomate eu não tempero antes para não soltar muita água) e salpico ervinhas frescas (usei manjericão) e orégano. 
3. Coloco um pouco mais de molho (repare que são umas “bolinhas” de molho, não precisa espalhar por cima).
4. Agora é a vez da camada de queijo ralado.
5. Repetindo as camadas com outra de abobrinha, tomate e ervas, molho e mais queijo ralado. Por fim, coloco parmesão e levo ao forno por cerca de 30 minutos, ou até o queijo gratinar. Solta uma aguinha, é normal, mas nada que prejudique a delícia do prato!

90 comentários em “Abobrinha ao Forno”

  1. Fiz esta receita e adorei. Entretanto, fiz só uma camada de abobrinha com tomate e cobri tudo com o molho vermelho (misturado com um pouco de creme de leite) e queijo… ficou muito bom!

  2. Você fala no post sobre a água do tomate mas a abobrinha solta bem mais água do que ele. Como evitar que a travessa vire uma mini piscina? Qual a dica pra trabalhar com a abobrinha sem que ela solte tanta agua?

    • O próprio forno vai secando a água, é só deixar em forno baixo. A quantidade de líquidos pode variar no mesmo vegetal. O que quero dizer é que tem abobrinha com mais e menos água mas não tem como prever isso. Vc pode drenar o excesso durante o processo tb, tirando do forno e recolhendo a água com colher ou pode ainda grelhar a abobrinha antes de montar o prato, que é mais trabalhoso mas fica bom tb.
      Bjs

    • Pode sim, o ideal é dar uma grelhada nas fatias antes para não soltar tanta água, mas se optar por fazer com ela crua e soltar muita água é só deixar no forno baixo sem cobrir com alumínio que ela vai secando.
      Bjs

  3. Olá boa tarde,adoro esse site,depois que descobri ja fiz varias receitas, hoje mesmo estou fazendo um bombocado de milharina, vcs, estão de parabens,pois e um site assim que as pessoas que não pode fazer uma receita cheia de (frescura) desculpe-me mais e assim que aconteçe algumas apresentadora dá uma receita:que pede um ingrediente que na maioria das vezes as pessoas não sabe o que é, ai como vai fazer? não faz,obrigada por vcs serem tão simples.sem mais lucien.14/09/2013

  4. Vou fazer essa receita amanhã.
    Sempre faça as receitas do panelaterapia, a da costela no forno é clássica, e faço com um pouco mais de molho para no final fazer um pirãozinho delícia.

  5. Olá! Fiz sua receita e adorei, só dei um toque diferente e achei que ficou bom. lá vai a dica, antes de montar as camadas de abobrinhas eu as grelhei.Depois do prato pronto percebi que elas não verteram agua! Obrigada pela receita! Amei!!!! Bjs

  6. Olá Tatiana!

    Fácil e saborosa essa receitinha!

    Tenho acompanhado seu blog há alguns dias e infelizmente não tinha tido tempo de postar…

    Sua forma de escrever é clara e simples, as receitas são originais e deliciosas, parabéns!

    Obrigada,
    Um abraço,
    Marianna

  7. Olá Tatiana!
    Menina esse prato é divino….fiz duas vezes semana passada!! Na primeira fiz exatamente como vc fez na segunda já comecei a dar pitaco, coloquei cenoura ralada, azeitona…ficou ótimo tb….
    Abusada né, metendo o bedelho na receita alheia…rsrsrs
    Bjs, seu blog já virou leitura diária!!
    Boa semana!

  8. Oi Tati,

    Conheci o seu blog esse mês e confesso que estou 100% viciada. Amei… Vc é ótima. Sou vegetariana e cozinho desde os 10 anos porque amo essa arte. Amei essa receita. Já testei várias… Todas nota 10! Parabéns pelo seu trabalho.

    Abraço.

  9. Vou fazer agoraaaaaaaaa essa receita! Nossa seu blog é o máximo! Tati eu conheço sua mãe, é um amor, uma pessoa super agradável e querida! Ela é amiga da Auri, minha sogra…aí ela falou do seu blog. É realmente mto bom! Parabéns! Bjs!!! Carla

  10. Tati, ontem vi essa receita aqui e decidi que seria o jantar em casa. Sabia que tinha abobrinha na geladeira, mas cheguei em casa e vi que faltava o tomate. Ahhhhhha
    Mas logo, logo vai rolar aqui em casa.

    Beijinhos

  11. Tatiana…parabéns…esse blog é demais…essa receita da abobrinha é show…fiz ontem a noite e ameeeeei..como amo tb as "batatas rústicas"…elas são excelentes para acompanhar um prato de carne como excelente tb para servir como petiscos..meu marido gosta tanto que meu filho já esta até reclamando…parabéns por sempre postar receitas que fazemos…e não aquelas mirabolantes que se tornam tão difícieis..grande beijo

  12. Tatiana…parabéns…esse blog é demais…essa receita da abobrinha é show…fiz ontem a noite e ameeeeei..como amo tb as "batatas rústicas"…elas são excelentes para acompanhar um prato de carne como excelente tb para servir como petiscos..meu marido gosta tanto que meu filho já esta até reclamando…parabéns por sempre postar receitas que fazemos…e não aquelas mirabolantes que se tornam tão difícieis..grande beijo

  13. Tatiana essa receita é uma delícia, eu fiz esses dias, mas no lugar do queijo coloquei um pouco de creme de ricota (pouco para não ficar muito molhado), fiz tb com berinjelas!!! muito bom

    beijos

  14. Oi Tatiana,boa tarde !!!
    ADORO abobrinhas e esta receita…huumm…tudo de bom !!
    QUE DELÍCIA…irei fazer com certeza !!
    beijo.

  15. Tati, concordo contigo sobre o molho. Adoro fazer um molho de tomates caseiro, mas para o dia-a-dia nao da ne? A nossa vida esta tao corrida, devemos aproveitar e usufruir de certas praticidades.
    Adorei seu prato de abobrinhas!
    Beijos, Debora

  16. Tatiana,

    Descobri por acaso seu Blog hoje… eu tinha um bocado de trabalho pra fazer mas esqueci da vida e fiquei bisbilhotando tudo. Amei, Amei AMEI e vou estar sempre por aqui porque me identifiquei muito com voce. !
    Parabéns e obrigada por compartilhar.

  17. Putzzzzz, engoli só de ver….

    E por isso que eu adoro seu blog, simplesmente vc faz coisas que todo mundo adora fazer e comer.
    Parabéns Tati…

    Bjs da JU

  18. Oi,

    sempre visito você, mas hoje merece um comentário, pois estou viciada em abobrinha ultimamente…rsrsr
    e pode ter certeza que esse prato vai ter aqui em casa, pois tem tudo o que gosto.

    bjos

Os comentários estão encerrado.