in , , , ,

Lasanha Bolonhesa

lasanha bolonhesa

A Lasanha Bolonhesa ou “à Bolonhesa” é uma daquelas comidas que todo mundo adora, pois esse prato originário da Itália, transcendeu fronteiras e conquistou o mundo todo.

A Origem do Prato

A palavra “lasagna” vem da massa em forma de folhas usada para montar as camadas, enquanto que o “Bolonhesa” se origina da cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha, na Itália.

A história da lasanha começa na Roma Antiga pois os romanos eram conhecidos por fazer camadas de massa com recheios intercalados, bem parecido com o que temos hoje, com a exceção de que eles não usavam tomates pois este ingrediente do continente Americano, só apareceu na culinária Européia após a descoberta por Colombo.

A Versatilidade da Lasanha

Algumas receitas são adaptáveis de uma maneira sensacional aos diversos tipos de paladares e sabores regionais porém poucos são como a lasanha que consegue ao mesmo tempo agradar todas as tribos.

Sugestões de Receitas

Eu que adoro uma lasanha já mostrei para vocês preciosidades, olha só quantos tipos de Lasanha eu já fiz por aqui, tem de lasanha vegana, lasanha com molho branco, lasanha com carne, lasanha com frango, enfim tem para todo gosto :

A Minha Receita de Lasanha Bolonhesa

Muita gente que começa a se aventurar na cozinha acha que fazer lasanha é uma coisa muito complicada, mas é super simples!

Tão simples quanto fazer um macarrão então, tendo o molho pronto, os frios e as folhas de massa só fica faltando a montagem. Assim, a maneira mais fácil de fazer é usando a massa que vem escrito na embalagem “direto ao forno” que tem em todo supermercado você encontra várias marcas.

É claro que você pode (e deve) fazer massa caseira, molho natural, dar o seu toque pessoal, mas a ideia aqui é mostrar a maneira MAIS FÁCIL de fazer e a partir dela você deixar do seu jeitinho, então bora anotar:

Ingredientes:

1 cebola pequena;
3 dentes de alho triturados ou picados;
500g de carne moída (patinho);
1 col (chá) orégano seco;
1 col (sobremesa) sal;
pimenta-do-reino a gosto;
1 sachê de molho pronto;
2/3 xic(chá) de água;
3 col (sopa) de cheiro-verde;
Massa para lasanha;
350g de presunto;
350g de queijo Muçarela;
Queijo parmesão a gosto.

Comece preparando o molho:

Refogue a cebola e o alho em fio de azeite, junte e a carne moída e quando o sangue “secar” acrescente o orégano, sal e pimenta-do-reino (a gosto). Adicione então o molho de tomate, a água e o cheiro-verde, misture só para aquecer e já pode tirar do fogo. O molho tem que ser mais ralinho mesmo porque ele vai cozinhar a massa no forno.

Montagem da Lasanha Bolonhesa (siga a ordem):

Molho, massa, molho, presunto, muçarela, faça quantas camadas derem no seu refratário e finalize com parmesão. Cubra com papel alumínio e então leve ao forno preaquecido em 200ºC por 30 minutos, retire o papel e leve novamente ao forno até gratinar o queijo da cobertura (mas atenção, isso pode levar entre 15 e 30 minutos).

Sugestão de tamanho de refratário 18 x 28cm, serve 6 porções médias ou 4 muito bem servidas.

Mais Sugestões

Se você é daqueles que gosta de receita em vídeo, aqui você vai achar uma deliciosa Lasanha na Frigideira, ou uma lasanha de Milho com Bacon e para fechar, uma lasanha de Frango com Brócolis

Mas se quiser ver essa receita de Lasanha Bolonhesa com riqueza de detalhes é só assistir ao vídeo:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 2.8]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

7 Comments

mousse de pêssego

Mousse de Pêssego

alecrim

Alecrim nas Receitas – Como usar bem