in ,

Capeletti Caseiro

É totalmente possível fazer massa em casa, mesmo sem cilindro. E o melhor: é fácil!! Um pouco trabalhoso dependendo do tipo, mas o prazer de comer massa fresca que você mesmo preparou compensa!Quando eu compro carne moída (sempre compro patinho), gosto de temperar com antecedência, e não durante o cozimento como a maioria das pessoas faz.

Faço isso porque assim ela ganha uma enorme versatilidade: faço hambúrguer, almôndegas no forno, o que der na telha. Tempero com alho espremido, sal, pimenta, salsinha, azeite, mostarda e molho de soja (shoyu).

O recheio do capeletti rende horrores porque você usa um tiquinho de nada em cada um, então as sobras eu fiz bolinhas e levei para assar. Essa receita é para 2 pessoas.

Para o recheio do Capeletti:
Usei 200g de carne moída temperada e 1 ovo.
A receita pedia para processar, mas usei o mixer e deu super certo. Fica com consistência de um patê grossinho.

Para a massa:
1 copo de requeijão de farinha de trigo;
2 ovos;
1 pitada de sal.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Se preciso coloque mais farinha. Eu gosto de bater os ovos antes e ir colocando aos poucos, assim se a massa ficar seca consigo adicionar por exemplo, 1/2 ovo.

Polvilhe uma superfície com farinha, abra a massa com um rolo e apare as beiradas formando um quadrado. Com as aparas de massa dá p/ fazer mais uma leva repetindo o processo.Corte quadrados com cerca de 5 X 5cm (mais ou menos).

Coloque um tiquinho de recheio e feche formando um triângulo. Eu gosto de molhar os dedos e passar nas bordas antes para fechar melhor.Junte as pontas do triângulo e dobre para trás a pontinha que ficou para cima (veja a foto).


Coloque bastante água com sal para ferver e adicione os capelettis. Depois que eles subirem e ficarem boiando na superfície, deixe mais 2 minutos. É só servir com o molho de sua preferência. Servimos com molho ao sugo e mussarela porque estamos “pegando leve” na comilança!

Dica: Quanto mais fina ficar a massa, mais gostoso fica. É importante dizer que eles “crescem” bastante depois de cozidos.Também devo dizer que sobrou 2/3 do recheio!

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

64 Comments

  1. Olá, estou fazendo capeletti para vender mas estou com um problema e queria ajuda. O recheio está umedecendo a massa, deixando-a mole e rasgando. Que sugestão me dá? Tenho que deixar o recheio seco? Ou deixar os capelettis prontos já secar mais? Obrigada!

  2. Olá !

    Fiz os capelettis hoje para o almoço, ficaram super duros … Que jogasse na cabeça de alguém, matava ! O que sera que fiz de errado?

  3. Comi hoje, pela promeira vez, um capelletti, destes mesmo congelados. Já gostei de cara e quando vim procurar uma receita, dei de cara com esta: Bem explicada, fácil e com ilustrações!! Uma maravilha pra quem nem sabia o que era a tal massa. Obg. Vou testar pro jantar!

  4. Ola….Acabei de fazer, mas o recheio eu fiz com carne moida refogada, ficou uma delicia todo mundo aqui em casa gostou e repetiu :), mas to querendo comprar akelas maquininhas pra deixar a massa fininha pq no rolo é cansativo rs.

  5. Olá Tati, bom dia!
    Amei a receita, adoro seu blog tbm.
    Mais fiquei com uma duvida, a carne é utilizada crua pra rechear ?
    Desde ja agradeço sua atenção e tbm por todas as receitas incríveis q peguei aqui!

    Patricia

    • Oi Patrícia, sim é carne crua, temperada conforme citei no começo do post e com um ovo. Se possível processar. Como vai pouquinho recheio ele cozinha com o calor da fervura, ao cozinhar a massa.
      Bjs

  6. Tati, só eu mesmo, hoje vim pra frente do computador com o meu caderninho de receitas, pra anotar a receita do tempero do frango clássica e de um molhinho básico de salada que você postou em janeiro, pra eu não precisar ligar o computador toda vez que vou fazer frango ou que o molho da salada acaba.
    Me diz, procurei no google receita de capeletti caseiro e vim parar aqui de novo.
    Esse teu blog é uma enciclopédia de culinária, agora vou apelar pra área light, que eu e o maridão estamos tentando fazer um regiminho.
    Beijos e parabéns pelo seu maravilhoso trabalho com o blog!

  7. ola quero que me mande algumas receitas de recheio,adorei a maneira de fazer a massa e dobrar,eu ja faço o talharim p/ vender.
    obrigada.

  8. Oi Tati, conheci agora o seu site, maravilhosoo!!! Em relação a essa massa, qual a durabilidade??? quantos dias eu posso conservá-la na geladeira??? Jacqueline

  9. Muito boa noite… recentemente fiz uma grande descoberta!!!! seu blog… realmente as receitas são muito bem explicadas, sou recém casada e procuro fazer meu melhor na cozinha para que meu marido não sinta tanta falta da comidinha maravilhosa da minha sogra….parabéns e sucesso!!! Ingrid

  10. Querida, amei sua receita, fiz ravioli outro dia e agora , com sua dica maravilhosa, vou fazer capaletti.
    Ah! Também adorei sua resposta para a anta que visita seu site, pega receita, e ainda faz perguntas idiotas, sem comentários…Oparabéns mais uma vez!

  11. Tatiana adorei essa receita,estava procurando fotos do passo a passo e só achei coisas complicadas,esse está super legal amei o que é bom tem que ser compartilhado vou indicar no meu blog
    Obrigada
    Luciana

  12. Oi Tatiana!
    É, essa receita me fez lembrar o quanto é gostoso comer massa caseira…
    Tanto tempo que não como…
    Adoro massas no geral!
    E é bom ter uma receitinha assim para fazer pequenas quantidades, assim a gente não precisa ficar calculando as frações da receita pra 1Kg de trigo, que é o que normalmente encontramos.
    Valeu mt! Bjs

  13. Nooossaaa Tati, que delícia!!! Realmente massa caseira é muito melhor, eu nunca fiz… um dia vou experimentar… deu água na boca!
    Sabe que eu tô a um tempão querendo comprar um moedor de pimenta desses de madeira, mas só acho com preço bem salgado… mas com certeza deve ser muito melhor que a pimenta vendida já moída.
    Bjos, Lú.

  14. Tati, gostaria de ter essa sua paciência…fazer capeletti um por um, não é comigo, mas sem dúvida que o sabor é incrível, massa caseira é bem melhor!
    Afoto do prato pronto está de dar água na boca…Parabéns!!!

    Bjuss!!!

  15. Adorei o seu passo a passo!!! Mas mesmo assim ainda não tenho coragem para me aventurar a fazer massa em casa… Mas o aspecto é óptimo!!
    Beijos*

  16. Olá,Tati!
    Que massa deliciosa,com um aspecto excelente,e decerto muito saboroso. O aspecto é bastante convidativo!

    Bjinhos,
    Bom Fim de semana

  17. Vero

    Obrigada por acompanhar o blog!
    Acho que usar apenas farinha integral deve ficar uma massa muito pesada, mas usar uma parte de farinha integral e uma de farinha branca deve dar certo sim.
    Bjs

  18. Oi, Tatiana…eu sigo seu blog desde argentina…adoro seus receitas…sabe se da para fazer os capelettis com farinha integral? Obrigada, Vero.

  19. Letícia, anônimo e que mais interessar…

    Me desculpe se eu fui grossa. Comunicação escrita é assim. A gente interpreta mal às vezes.
    Você foi "econômica" no seu comentário e abriu precedente para interpretações errôneas.
    Sorry, se foi o caso.

    Eu erro várias vezes…. que bom… a perfeição deve ser tão chata! Mas sempre peço desculpas se achar que devo. Me desculpe, mas não consegui adivinhar sua intenção.

    Assunto encerrado.

  20. achei q o "Dúvidas? Críticas? Sugestões? Elogios? Manda bala! Comenta!" significava um canal aberto para comunicação.

    sua atitude foi péssima!

  21. tatiana, eu nao estava julgando se era certo ou errado vc fz propaganda… soh queria saber se era financiada ou nao pra saber se eu ia comprar ou nao o produto… pq vejo q vc indica mt, queria saber se era amor demais pelo produto…

    sempre segui seu blog assim como sigo a vaaarios outros pelo meu reader, mas no meio de tantos posts fiquei com preguiça de procurar o começo da parceria pra reler o post, por isso perguntei aqui. esperava um tratamento melhor. nao precisa ser GROSSA!

    nao sou "NÊGA".

  22. Adoro capeletti, se for caseiro melhor ainda!!! desse jeito td explicadinho que vc fez, ficou facinho de entender como fazer….super simples…vou fazer, bjs.

  23. Tati, fiquei com muita vontade de fazer capeletti. Seu passo a passo está muito bom.
    Já fiz algumas massas e não tem comparação com as industrializadas.
    Além disso, quando a gente faz em casa, dá pra caprichar mais no recheio, já que os comprados não vem quase nada dentro…
    Bom final de semana!

  24. Tati, adorei os capelettis, ficaram lindos! Que capricho o seu! Também adoro fazer massa caseira, mas faço mais as massas longas. Das massas curtas quando faço é ravioli que acho menos trabalhoso que o capeletti. Essa sua massa deve ficar divina em sopas, vou testar com certeza.
    Bjinhos

  25. Tati estou indo daqui a pouco fazer uma massa caseira vou ficar de olho nas suas dicas, porque quando faço uso a máquina de macarrão, que é pesadona, mas uma blogueira falou que dá prá fazer na MFP, então vou tentar, acho um pouco duro de amassar.A sua ficou na conta!
    Depois te conto da minha!
    bjs

    Maura

  26. Como é fácil, caramba, nunca imaginei que fosse assim tão fácil, a foto ficou um petáculo em amiga, fala sério, amei! Comia muita massa caseira quando minha vó era viva, o macarrão dela era demais! Bjinhos

  27. Letícia,

    Se você acompanhasse o blog desde o início saberia da minha parceria com a Tirolez.
    Eu indico porque confio e consumo, assim como já indiquei vários outros produtos.

    O que eu ganho?
    – Dividir informações sobre bons produtos
    – Possibilidade de sortear produtos execelentes paras as pessoas do BEM (ou não) que estão sempre por aqui.

    Ah, quer saber?
    Não lhe devo satisfação sobre o que eu indico ou não aqui, até porque quem paga o provedor sou EU nêga!

  28. vc ganha alguma coisa pra fazer propaganda da tirolez? vi vááárias indicações sobre a tirolez em varios posts 🙂

  29. Tati, massa caseira é outra coisa mesmo…geralmente eu faço talharim…sempre achei que capeletti fosse mais complicado…sabe né…dobra pra cá , dobra pra lá..rsrs….o outro é cortar e pronto..hehe..mas com esse seu capricho e essa foto linda dá até animo de fazer!!

  30. Ola

    Amei a receita, e só nao vou fazer por enquanto por causa que vou querer comer muito..rsrs
    Mais assim que der vou mesmo fazer, adorei o passo a passo, e meu deu ate agua na boca.

    Bom fds!!

Rosbife

Bolo de Limão Siciliano