in ,

Receita de massa de panqueca simples

Receita de massa de panqueca simples

Saber fazer uma massa de panqueca que seja simples e prática pode ser útil em muitas ocasiões. Já que, esta é uma receita tão versátil que pode ser servida em todas as refeições. Além disso, ela tanto pode ser um lanche rápido quanto um acompanhamento. 

Como fazer uma massa de panqueca simples?

Para fazer uma massa de panqueca simples, você vai precisar apenas de cinco ingredientes e um liquidificador. Além disso, quando sua massa estiver pronta, você vai poder experimentar diferentes recheios.

Portanto, veja a quantidade dos ingredientes:

Depois de separar todos os ingredientes, basta colocar tudo no liquidificador e bater até que a massa fique lisa.

Porém, você pode optar também por bater primeiro o ovo, o leite e o sal, para então, em seguida, acrescentar a farinha de trigo aos poucos. 

O mais importante é que a massa fique lisa. Após isso, deixe-a descansar um pouco, mas não muito, quer dizer, não mais que 20 minutos, por exemplo. Isto fará o fermento agir. Em seguida, unte uma frigideira com um fio de óleo e leve ao fogo.

Receita de massa de panqueca simples
Ao rechear com frutas, as panquecas são uma ótima opção de café da manhã. Foto do Freepik

Qual é o truque para uma massa de panqueca simples e perfeita?

Um dos truques para uma massa de panqueca simples e perfeita é usar uma panquequeira ou uma frigideira antiaderente. Isso porque, produtos como este oferecem um cozimento rápido e uniforme. 

Além disso, outro truque é corrigir a massa que você preparou. Isto é, para fazer uma panqueca deliciosa, ela deve ter uma consistência que não pode ser muito fina, nem muito pesada.

Ou seja, ela deve ser capaz de deslizar pela frigideira e também de pegar forma. Caso você perceba que a massa está fina, acrescente um pouco de farinha de trigo.

Mas, se for o contrário e ela estiver mais grossa, acrescente um pouco de leite. Contudo, lembre-se sempre que a cozinha também é prática e logo sua panqueca ficará ótima.   

Depois de aquecer a frigideira, quando for colocar a massa, despeje ela no centro da frigideira, após isso, espalhe por toda a superfície fazendo um movimento circular no próprio utensílio.

Logo que a massa começar a desgrudar, vire e deixe mais alguns poucos minutos. 

Receita de massa de panqueca simples
A massa é muito versátil, recheie ao seu gosto. Foto do Freepik

Como rechear as panquecas?

A forma mais tradicional de rechear as panquecas é com carne moída e molho de tomate, ou bolonhesa. Contudo, o recheio pode ser qualquer um de sua preferência:

  • queijo;
  • frango;
  • mix de vegetais ou legumes. 

Ou seja, o recheio que atenda ao seu gosto pessoal. O molho também vai da sua escolha e pode ou não ser usado por cima da panqueca já montada.

Inclusive, veja como fazer molho branco, pois ele combina muito com o recheio de frango e de queijo. 

Rechear massa de panqueca é uma arte que pode transformar uma simples refeição em um verdadeiro banquete. Assim, o primeiro passo é preparar a massa com uma textura suave e homogênea.

Isso garante que ela cozinhe de forma uniforme. Além disso, ajuda a massa a ficar flexível o suficiente para enrolar sem quebrar.

Após preparar e cozinhar as panquecas, disponha-as em uma superfície plana para facilitar o processo de recheio. Esse último deve ser preparado para facilitar o trabalho.

Para um recheio clássico de carne, refogue carne moída com cebola, alho, tomate, sal e pimenta. Então, isso vai deixá-la bem temperada e suculenta. Outras opções populares, além das já citadas, incluem:

  • frango desfiado com requeijão;
  • ricota com espinafre;
  • vegetais grelhados para uma versão vegetariana.

Cuidado na hora de colocar o seu recheio

Espalhe uma quantidade generosa de recheio no centro de cada panqueca. Assim, ele vai formar uma linha ao longo do diâmetro. No entanto, é importante não exagerar na quantidade de recheio.

Isso evita que a massa de panqueca simples se rasgue ou o recheio escape ao enrolar. Então, comece enrolando a panqueca da extremidade mais próxima de você. Sempre dobre as laterais para dentro conforme avança e forme um rolo bem firme.

Servir as panquecas recheadas é um prazer que combina sabor e praticidade. Assim, elas são perfeitas para um almoço em família ou um jantar especial.

Afinal, por ser algo simples, elas são garantia de sucesso e proporcionam uma refeição nutritiva e deliciosa.

Crie momentos especiais

Fazer panquecas pode ser uma atividade divertida e envolvente, em especial, para compartilhar com amigos e familiares. Desse modo, criar uma tradição de fazer esse prato em ocasiões especiais pode tornar esses momentos mais memoráveis.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Faça um delicioso macarrão ao sugo

Faça um delicioso macarrão ao sugo

Bolo de Iogurte

Bolo de Iogurte com Paçoca