in , ,

Como fazer molho branco?

Como fazer molho branco?

O molho branco é uma das receitas mais versáteis que se tem na gastronomia, por isso, vale a pena saber como fazê-lo. Dessa forma, a seguir se encontram os passos para conseguir executar esse prato com o melhor sabor possível.

Como fazer molho branco? 

A receita de molho branco é simples e versátil, isso porque, é capaz de combinar com várias receitas.

Assim, possui uma lista básica de ingredientes e um processo descomplicado, que até mesmo quem não tem muita habilidade pode fazer.

O molho oferece uma textura cremosa e um sabor suave que pode elevar o gosto de várias receitas.

Então, é feito com a mistura de ingredientes como leite, manteiga e farinha de trigo (ou maisena), veja a lista completa do que você precisa para a construção do sabor a seguir:

Como fazer molho branco?
Aprenda a fazer molho branco e aprimore os seus pratos. Imagem de Nada Demasy em Pexels.
  • 2 xícaras de leite frio;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1/2 cebola média picada;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou maisena);
  • 1 tablete de caldo de legumes;
  • sal a gosto.

Seu preparo é simples e leva apenas cerca de 15 minutos para ficar pronto. Por isso, ele é muito simples e ideal para quem não tem tempo.

Mas, não se preocupe, mesmo rápido, ele resulta em um sabor delicioso para diversas preparações da cozinha.

Como preparar?

A preparação, diferente da receita molho madeira, é fácil e deve se iniciar ao dissolver a farinha de trigo em 1/2 xícara de leite e depois reservar.

Dessa forma, coloque o alho e a cebola em uma panela com a margarina e deixe dourar, criando uma base aromática para o molho. 

Depois adicione o leite com a farinha, mexa um pouco e adicione o resto do leite. Portanto, após ferver, adicione o caldo de legumes.

Mexa, sem parar, até ficar na textura cremosa. Assim, prove para verificar se precisa corrigir o tempero e ele estará pronto.

Como fazer molho branco?
Faça um ótimo molho branco ao seguir pequenos passos. Imagem de Engin Akyurt em Pexels.

Quais dicas seguir para a receita de molho branco?

O molho branco é ideal para tornar a receita mais suculenta e algumas dicas são úteis para te ajudar a tornar o preparo mais fácil. Por isso, a primeira delas é optar pelo fuet na hora de mexer e não parar até que ele fique homogêneo e liso.  

Caso ele empelotar, não precisa jogar fora, é só levar ao liquidificador e bater até ficar na consistência que deseja. Então, para o engrossar, coloque um pouco mais de farinha e manteiga. No entanto, tome cuidado para não deixá-lo denso demais. 

Cuidados necessários para garantir um bom molho branco

Fazer um bom molho branco, ou bechamel, exige atenção a alguns cuidados essenciais. Assim, você garante um resultado cremoso e saboroso. Então, sempre utilize ingredientes frescos e de qualidade. 

A base desse molho é a mistura de manteiga, farinha de trigo e leite. Dessa forma, certifique-se de que a manteiga está fresca e a farinha não apresenta sinais de envelhecimento.

O primeiro passo é preparar um roux, a combinação de manteiga e farinha. Assim, derreta a manteiga em fogo médio, evitando que ela queime, pois isso pode alterar o sabor do molho. 

Adicione a farinha de trigo de uma só vez, mexendo sempre com um batedor de arame para evitar a formação de grumos.

Além disso, cozinhe essa mistura por alguns minutos até que adquira uma cor dourada clara. Isso é importante para tirar o gosto cru da farinha.

Ao adicionar o leite, confira se ele está morno, para evitar choques térmicos. Então, faça isso aos poucos, sempre mexendo com cuidado. 

Manter a mistura em fogo médio é crucial para ter um espessamento uniforme. Sem contar que isso evita que o molho queime no fundo da panela.

Adições especiais

Caso prefira um molho mais rico, coloque um pouco de creme de leite ou queijo ralado, como parmesão. Dessa forma, ele vai ficar encorpado e com um sabor único.

Durante todo o processo, a paciência é o mais importante. No mais, essa receita é simples e deliciosa. Dá para combinar com diversos alimentos, mas o macarrão é o preferido de muitos.

Onde usar o molho?

Essa receita é um ótimo acompanhamento para massas, carnes, frango e peixes, já que seu sabor não é tão forte a ponto de brigar com os outros gostos.

Além disso, vai bem em várias receitas de almoço, como macarrão, torta de frango, lasanha e panquecas. 

Como fazer molho branco?
Faça um molho branco delicioso com essa receita. Imagem de Engin Akyurt em Pexels.

Versátil e prático, este molho pode traz um toque suave e aveludado ao sabor de cada refeição.

Portanto, siga as instruções e prepare essa receita que deve elevar muito o sabor dos seus pratos de forma rápida e eficiente.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 10 Média: 4.2]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

50 Comments

Faça um bolinho simples de trigo

Faça um bolinho simples de trigo

Faça um delicioso macarrão ao sugo

Faça um delicioso macarrão ao sugo