in ,

Espaguete à Carbonara

carbonara

Espaguete à Carbonara é um daqueles pratos que você com certeza já viu em algum filme, ficou com vontade de comer mas só se lembrou dele quando viu de novo. Pois saiba que é uma delícia, muito fácil de fazer e tem grande chance de virar sua massa favorita. Então bora conhecer esse prato!

A Origem do Espaguete à Carbonara

Já te aviso que a história não é fácil de precisar. Porém entre tantas versões da origem, a mais aceita é a que o prato tem suas raízes em Roma, Itália, após a Segunda Guerra Mundial.

Uma teoria maluca sugere ainda que o nome “carbonara” deriva de “carbonari”, um grupo que lutava pela unificação da Italia do século XIX.

Porém, mesmo com a origem exata da carbonara sendo difícil de rastrear, percebe-se que o prato se desenvolveu no cenário urbano de Roma, e tornou-se parte essencial da culinária italiana, e hoje está presente em restaurantes do mundo todo.

Um Macarrão Rico em Sabores e Texturas

Uma das características da receita clássica de espaguete à carbonara é que à primeira vista, parece simples porem além dos ovos e queijo, é usado o queijo Pecorino Romano que não é tão fácil de encontrar, o guanciale e pimenta preta. Essa mistura de ovos e queijo acaba formando um molho cremoso que é misturado com o espaguete quente.

peccorino

O Queijo Peccorino

Em italiano “pecora” significa ovelha, então o queijo Pecorino que é feito a partir do leite de ovelha recebeu esse nome. Se comparado ao queijo de vaca, o Peccorino tem um sabor mais forte e por isso é usado para acrescentar um sabor extra às massas.

guanciale

O guanciale

Guanciale é um “tipo de bacon” feito a partir da bochecha e do pescoço de porco. E diferente do conhecido bacon, ele não é defumado, é seco em ambiente controlado após um banho de sal e pimenta.

O guanciale tem uma textura única e um sabor mais forte em comparação com o bacon ou pancetta que normalmente são usados como substituição.

carbonara

A Minha Versão Espaguete à Carbonara

Vocês me conhecem e sabem que eu nunca fui de seguir receitas, então não espere aqui o tradicional “spaghetti alla carbonara” preparado com guanciale, pimenta preta, queijo pecorino, mas sim a minha inspiração com o que temos.

Então se prepare porque aqui a gente dá o nosso jeitinho e faz o nosso Carbonara, não menos gostoso, e como toda receita que pinta por aqui fácil de fazer!!!

Começando pelo Molho

Você irá utilizar para o molho, então vamos aos ingredientes:

Atenção para os ingredientes

Ingredientes:

  • 1 pacote de 500g de Espaguete
  • azeite
  • 2 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de bacon em cubos
  • 1 xícara de parmesão ralado
  • Sal e pimenta do reino de acordo com seu gosto

Modo de Fazer o meu Espaguete à Carbonara

Comece colocando a massa para cozinhar em água fervente com sal, mas muita atenção para não quebrar o espaguete e nem colocar azeite na água.

Cozinhe o Macarrão

Bata os ovos como se fosse fazer omelete, junte o creme de leite, misture bem e reserve.

Bata os ovos

Frite o bacon com 1 colher (sopa) de azeite ( não se preocupe porque se soltar bastante gordura você pode retirar o excesso e descartar). Ao final adicione o alho e frite mais um pouco, mas sem deixar dourar demais para não ficar “amarguinho”.

Frite o Bacon

Retire o espaguete do cozimento e jogue sobre o bacon (fora do fogo), então junte o molho e misture bem. Os ovos vão cozinhar com o calor do espaguete e o molho vai engrossando gradativamente. Junte o parmesão ralado, acerte o sal, polvilhe pimenta e sirva na sequência.

espaguete

Rendimento: 4 porções bem servidas.

Só digo uma coisa, esse povo da Itália sabe o que é bom nessa vida, então, aproveitando, deixo aqui um post sobre os tipos de massa, que vale a pena conferir!

Se você gosta de receitas diferente, simples, práticas e boas, confere aqui o especial de Receitas Salgadas Fáceis no blog ou então essa receita de macarronada chique no canal.

Se você gostou dessa receita e fizer, posta e me marca que eu adoro ver como ficaram, se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa o comentário que eu prometo responder bem rapidinho!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 6 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

91 Comments

Bolo de Fubá Cremoso

Flocão

Receitas com Flocão de Milho