Doce de Banana com Brigadeiro de Nozes

Uma vez eu postei um lanchinho que é com banana e doce de leite (clique AQUI para ver a receita) e na ocasião várias pessoas disseram que a Ana Maria Braga havia feito uma receita com banana e doce leite. Fiquei curiosa e fui atrás da receita da Tia Ana. Realmente muito boa, eu testei. Essa aqui é uma variação inspirada nela. Mamãe tinha feito um brigadeiro branco com nozes e havia sobrado, então inventei esse doce.

Para o brigadeiro branco é só levar ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga sem sal e nozes picadas (à gosto). Mexer até engrossar (para esse doce é bom que ele fique molinho).
Forre um refratário com fatias de pão de forma sem casca. Molhe o pão com leite (cerca de 2 colheres (sopa) de leite para cada fatia) e  polvilhe canela. Cubra com o brigadeiro de nozes. Em seguida, faça uma camada com rodelas de banana. Salpique um pouquinho de açúcar (para caramelizar e dourar) e canela. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

* Para esse doce é mais indicado a banana prata por sem menos doce. Ficou muito bom, mas da próxima vez quero fazer com pão-de-ló embaixo, acho que a textura vai me agradar mais do que com pão.

30 comentários abaixo sobre Doce de Banana com Brigadeiro de Nozes