Sanduba de Cupim

As melhores coisas da vida são tão simples! É clichê mas os clichês sempre são verdadeiros! 
O pão francês mais fresco que você encontrar, cupim de panela de pressão desfiado e queijo. Não precisa mais nada!
Para 1 kg de cupim (se for mais, por exemplo 2kg é só dobrar a receita):
Corte a peça de cupim em fatias grossas . Fatie grosseiramente duas cebolas grandes. Em uma panela de pressão cubra o fundo com azeite e fatias de cebola. Coloque metade da carne, cubra com mais fatias de cebola, o restante da carne e mais cebolas. Salpique 1 pacote de caldo de carne em pó, 300ml de água fervente, 6 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja) e tampe a panela. 
Depois que pegar pressão, mantenha em fogo médio (de médio para baixo) por 30 minutos. Desligue o fogo, espere sair a pressão e veja se a carne está no ponto de desfiar. Se não estiver leve novamente ao fogo (na pressão) e verifique a cada 10 minutos (talvez seja necessário colocar mais um pouquinho de água para não grudar). Para peças de carne maiores o tempo pode aumentar, mas aí você vai ter que abrir a panela de vez em quando e fazer o teste.
A cebola praticamente some e a carne fica derretendo! Bem fácil desfiar com o garfo p/ fazer seu saduba! Se você quiser servir a carne em pedaços manda bala que vai fazer sucesso também!

29 comentários abaixo sobre Sanduba de Cupim

  • Avatar IVAN DE OLIVEIRA disse:

    Gente, bacana! gostei do site!

  • É uma delícia! Vale a pena fazer!

  • Mirna, pode colocar sim, mas jogue por cima para não queimar. Bjs

  • Avatar Anônimo disse:

    AFFFFF…..excelente dica para o jantar de hj aqui em casa…..farei e conto depois!! Tatiana, pega um alhozinho na pressão? é que amo alho!!!
    bjss a todas
    Mirna

  • Avatar AngelBarcelos disse:

    Oi, ontem resolvi fazer. Como cheguei tarde em casa, não deu mais para comprar pão. Fiz para acompanhar um arroz branco. Usei mais uns temperos, alho e chimichurri. Nossa. Ficou delicioso! E o molho que se forma. Fantástico.

  • Avatar Márcia Th. disse:

    Menina do céu!!! O que é esse sanduíche!!! Fiz ontem, "qui diliça"!!! Detalhe, não gosto muito de cupim, mas olhei esta foto e pensei: "se o gosto tão bom quanto a foto está bonita, estou perdida"!
    E agora digo uma coisa: ESTOU PERDIDA!!! Ai que sanduíche "bão d+ da conta"!!!
    Detalhe: meu marido não gosta de cupim, então não contei para ele do que é feito, pois ele é daquele que se souber que tem um ingrediente que não gosta, não quer mais comer. Bom, ele também AMOU!!! Até me pediu para fazer sempre!
    Hummmm… obrigada por mais esta receita dos deuses!

  • Avatar Bruno disse:

    Parabens pela receita!!! Estou preparando nesse momento. Vou usar como entradinha, servida com pao cortado estilo torrada… Depois falo o resultado

  • Avatar Anônimo disse:

    Faça com paleta bovina ou o miolo da mesma. Se fizer com a paleta- retire as gorduras "aparentes"- mas não tudo ,tá?

    Fica deliciosa e a carne é saboroooosaaaa mesmo!

    bj

  • Avatar Chopp Kremer disse:

    Muito bom o sanduba, apesar de achar o cupim gorduroso!!!

  • Comprei o cupim e já já vou pra cozinha preparar essa delícia! Volto pra contar! Beijos Tati

  • Tatiana, que bom você lembrar desse corte que, aqui no Sul, aparece, às vezes, em rodízios. Abraços!

  • Avatar Polly disse:

    Concordo plenamente com vc, as coisas mais simples são realmente as melhores!
    e esse sanduiche de cupim cumpre o seu papel com muita dignidade… rs

    fico encantada com as suas fotos, consigo sentir o sabor da comida, só olhando elas!

    bom final de semana
    beijos

  • Avatar Marcia disse:

    Tá loco!!! Se eu estivesse grávida ia ter que voar para o Brasil pra comer cupim. rsrs Imagino o sabor! Essas fotos dao agua na boca!
    Adoro o seu blog!!!

  • Nossa, eu nunca fiz cupim, acredita? Já marquei a receita, entrou pra lista dos "preciso-fazer-urgente"! Beijos e boa sexta!

  • Avatar Angela Turco disse:

    Adorei a receita e com certeza vou fazer.
    bjos e um otimo fds.

  • Que foto é essa, Tati? Quer matar a gente do coração? Bem na hora do almoço… isso é maldade! Eu imagino o quão saboroso esse lanche ficou! A foto está linda, linda, linda! Dá vontade de morder a tela..hahaha…
    Eu amo cupim! Sempre que vou à uma churrascaria eu peço pro garçom. Que coisa boa!!!
    Amei a dica do preparo. Você está de parabéns, como sempre!

    Beijocas e um ótimo "findi" pro cê!
    Cintya Maria

  • Avatar Anônimo disse:

    Linda essa foto !!! Agua na boca!!!!

    Bom fim de semana Taty

    Bjuxxx

    Dani Brennan

  • Avatar ValLindinha disse:

    Nossa! Que linda! Deu agua na boca, mas eu gosto de carnes magras.

  • Isolda obrigada por ajudar essa blogueira avoada a não sumir com metade da receita kkkkkkkk….já arrumei no post!

  • Avatar Isolda disse:

    Uma dúvida: na receita vc diz "Coloque metade da carne, cubra com mais fatias de cebola, …".
    E a outra metade da carne? rs

    ps: adooooooooooooooooooooro o panelaterapia!!! Receitas práticas e deliciosas!

  • Avatar Lu Dias disse:

    Que ótima idéia para lanche. Simples e prático. Já anotei aqui as sugestões das outras carnes. bjs!

  • putz, isso foi premeditado?…kkkkk…..mandar isso próximo do almoço enqto estou no trabalho foi complicado…a judith (minha lombriga particular) se revirou aki…..bão di + sô!!!

  • Avatar Anônimo disse:

    Humm q delícia !! vontade louca de comer !!

  • Que delicia!! Otima pro lanche
    Super pratico
    Bjs

  • Lu, dá com lagarto (embora eu ache meio seco), maminha, costela…
    Bjs

  • Avatar Anônimo disse:

    ola tati,
    qual outra carne daria pra fazer desse jeitinho assim desfiadinha?
    naum gosto mto de cupim
    obrigada
    Lu

  • Avatar RENATA disse:

    Tati, suas receitas são sempre deliciosas…Já fiz várias e o resultado sempre agrada a todos.
    Está simplesmente convidativo esse sanduiche.Deu vontade de correr para comprar o cupim!
    Fiz uma apostila com inúmeras receitas suas…todas com foto (na íntegra)agora só falta encadernar e deixar marcas na cozinha para executá-las.
    Obrigada por nos aperfeiçoar na arte da culinária…
    Renata Brasília-DF

  • Avatar Kelly disse:

    Guria, se meu marido ver ele vai me infernizar a vida pra fazer essa receita! rs
    tá com uma cara ótima!

  • Que maldade Tati!!!!
    Começar o dia com um sanduba desses!!!
    Ótima dica para o final de semana.
    Beijos.
    Patrícia