<

Geleia ou Calda de Frutas

Hoje resolvi fazer uma postagem mais detalhada sobre caldas e geleias porque eu acho uma ótima ideia para utilizar aquelas frutas que estão querendo passar do ponto. Para fazer geleia ou calda é o mesmo princípio, o que define se vai ser uma ou outra é o tempo que vai ficar apurando no fogo.Você pode usar um tipo apenas ou qualquer combinação de frutas. Aqui eu usei morangos, amoras e ameixas.

Junto dessa combinação é preciso que tenha suco limão ou laranja (se ela for bem ácida). Então primeiro você bate as frutas no liquidificador com o mínimo de água possível.
Aí para cada 200ml de purê de frutas, você adiciona 2 colheres (sopa) de suco de limão.

Depois de bater, eu passei pela peneira porque no caso eu fiz uma calda, e queria que ficasse bem lisa, mas você pode levar direto ao fogo. Repare que ficou um purê bem grossinho.


A quantidade total que render em purê de frutas você vai levar ao fogo com metade dessa quantidade de açúcar. Então por exemplo, se depois que você bateu as frutas e adicionou o limão rendeu 1 copo de purê, você usa 1/2 copo de açúcar.


Agora é só mexer em fogo baixo até ferver e ficar na consistência que você quer, lembrando que depois que esfriar fica bem mais espessa.

20 comentários abaixo sobre Geleia ou Calda de Frutas