Massa de Pastel

Algumas coisas realmente não compensam fazer em casa. E essa massa é uma delas. Ficou muito gostosa, eu diria que igual às compradas, mas o trabalho não compensa. Aí você deve estar se perguntando: “Então por que raios a lesada da Tatiana resolveu fazer? “Explico: Eu acho que tem muita gente que lê o Panelaterapia e mora no exterior, e é difícil achar massa de pastel por lá.

Também ocorre que muita gente que frequenta essa minha cozinha virtual não sofre do mal da preguiça culinária como eu, e até curte sovar uma massa de vez em quando. No meu caso eu fiz porque estava com vontade de pastel e não tinha massa em casa, achei mais fácil fazer do que sair para comprar. E foi assim:

Misture:
1 colher (sopa) de cachaça (ou outra bebida semelhante)
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de água morna
1 pitada de açúcar

Em seguida vá juntando a farinha de trigo até virar uma massa homogênea que não grude nas mãos (usei cerca de 2 xícaras). Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar por meia hora.

Nesse período eu fiz o recheio. Usei peito de peru em cubos, tomate, cebola e muçarela. Tudo temperadinho com sal, azeite e orégano. Depois do descanso da massa eu usei um cilindro para abrir, mas, se você não tiver abra a massa em superfície enfarinhada com o rolo mesmo que dá certo. Corte retângulos e recheie como quiser. Frite em óleo quente.
Essa receita rende 20 pastéis pequenos ou de 8 a 10 do tamanho dos de feira.

78 comentários em “Massa de Pastel”

  1. Adoro suas receitas! Moro nos EUA e realmente não tenho como comprar aqui.
    O mais importante suas receitas sempre dão certo!
    Beijos

  2. Oiii. Eu consigo achar massa de pastel em metros? Pq tem uma receita sua q é um pastelão assado, mais nao sei se é fácil de comprar.

  3. Tati, você é do meu time, gosta de praticidade, por isso, adoro as suas receitas, são super simples e fáceis de fazer. Hehehe… Mas essa receita, vale a pena ser feita, não tem muita frescura.

  4. Ola Tati fiz a massa ontem, mas achei que ficou pesada e so deu 6 pequenos abri no rolo…Meu marido adorou… mas eu fiquei frustada kkkk achei que daria mais e ficava mais leve… onde sera que errei… usei vodka

  5. Também vivo no exterior, fiz com saquê no lugar da cachaça (era o que eu tinha em casa) e deu super certo. :O
    Uma delícia essa massa!
    Obrigada pela receita!

  6. Eu sou uma dessas pessoas que vive no exterior, a única duvida agora é que bebida é semelhante a cachaça…
    Muito obrigado e que Deus te abençoe sempre!
    Besoooooossss muackssss desde Andalucía

    • Olha eu não tenho certeza, mas imagino que o que importe seja o álcool da cachaça porque ele deixa a fritura mais sequinha, então acho que pode substituir por vodka, whisky, o que vc tiver em mãos por perto, desde que alcoolico.

  7. Boas mas tem esta outra receita, super simples de pastel, so com 2 ingredientes: 1 lata de creme de leite com soro e farinha ate desgrudar da mao e 1 pitada de sal. Receita do programa Mais Voce, ja fiz varias vezes e fica ótimo!

  8. Super curti mais essa receita. Pensada com carinho em nos que nao estamos no brasil e mas amamos nossa culinaria. Obrigada e bora tentar fazer pasteis minha gente. 🙂

  9. Super curti mais essa receita. Pensada com carinho em nos que nao estamos no brasil e mas amamos nossa culinaria. Obrigada e bora tentar fazer pasteis minha gente. 🙂

  10. Obrigada por lembrar de nós que vivemos tão longe do Brasil, porém moro no Egito e sendo um país muçulmano não encontro bebida alcoólica para comprar. Será que existe alguma receita que não leve álcool? De qualquer forma, obrigada por me fazer sentir até o cheirinho de pastel, de tanta vontade de comer. rsrsrsrsrsrsrs

  11. Q saudades dessas comidinhas brasileiras, aqui na Europa só achei pastel uma vez, na Espanha, e eram muito gordurosos, provavelmente quem fez a massa não colocou a cachaça, pois ela deixa a massa mais sequinha

  12. Oi, Tati! Estou amando o seu site! Aprendendo muitas coisas diferentes com você! Sobre essa receita, fiz esse fim de semana, e achei que valeu cada sovada! Fiz de palmito, de carne moída e de queijo. Acabou rapidinho… Obrigada por suas receitas perfeitas! Bjs!

  13. Oi Tati! Adorei a receita. Eu moro sozinha e gosto de fazer pastel só pra mim, mas sempre sobra muita massa (das compradas) e em 2 semanas elas já estão endurecendo e ficam secas. Saberia dizer se, depois de espalhar essa sua massinha, e separar com plástico , dá pra congelar?

    Obrigada e aguardo resposta ^^

  14. Oi, só hoje vi esta receita aqui no blog e adorei porque faço parte das leitoras que moram no exterior e não encontra massa pronta de pastel para comprar, por isto um super MUITO OBRIGADA!! bjs

  15. Sabe, eu vou fazer esta massa, pois a maioria das massas compradas levam banha de porco e sou vegetariana, além de toda minha família não comer suínos. Amei a massa…

  16. Esses dias estava louca por pastel e não tinha massa em casa, tentei fazer e teve que ir fora! Desisti! Haha, mas quem sabe tento de novo com as dicas aqui próxima vez 🙂

  17. Tati!!! Obrigada por postar essa receita de Pastel!!! Moro em Dubai e só Deus sabe a falta que um pastelzinho me faz!!! Vou fazer na semana que vem e te mando as fotos!!! 🙂 Beijos, adoro teu blog!!!

  18. Moraes Junior – Rapaz, tem uma porção de cueca por aqui viu? Fico feliz! Obrigada por vc e sua esposa estarem sempre por aqui. Olha, é a primeira vez que faço essa massa, eu ia arriscar fazer na máquina de pão mas como era a primeira tentativa fiz na mão, mas acho que dá sim p/ usar a máquina. Quanto à receita de massa, tem aqui: http://www.panelaterapia.com/2010/08/capeletti-in-brodo.html (essa receita faz qualquer formato de massa).
    Abs
    Tati

  19. Dá para deixar "sovando" em uma máquina de fazer pão? 😉

    Outra coisa, pelos comentários acho que sou o único homem aqui! Sou fã de carterinha do panelaterapia, eu e minha esposa. Hoje vou arriscar fazer a barca de abóbora, mas amanhã o pastel!
    E deixo um pedido de uma receita de massa de pasta. Minha esposa faz uns molhos fantásticos, mas acho que a pasta poderia ser mais gostosa que essas compradas no mercado.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

  20. Muito legal vc pensar em quem mora fora! Já estive um ano nessa situação e sei bem como é ter saudades das comidinhas daki!rss

    Mas, pro pessoal de Portugal, tenho uma dica ótima: Bookafé! Fica em Coimbra, é uma cafeteria com livraria e eles fazem alguns quitutes brasileiros, inclusive o pastel! Vale a pena a visita!

    Bjos

  21. Parece genial, mas sinto falta mesmo da receita de massa para empanada argentina, sabe, de forno?
    Mesmo as massas que a gente consegue pra forno não ficam nem de longe parecidas. Se você tiver uma receita boa, posta pra nós! Parabéns pelo blog. Sou fã.

  22. Tati, muito obrigada!
    Eu moro na Holanda e vivo testando suas receitas. A massa de pao faco sempre, as vezes faco 2 e congelo… e as bolinhas de queijo??

    As vezes da uma saudade de uma comidinha gostosa e corro aqui!

    Vou tentar a massa de pastel tb!

    bjo

  23. Oieeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
    Amiga, parece que vc leu meus pensamentos, tô loquinha por uma dessas máquinas que abrem massa e fazer massa de pastel e macarrão!
    Aí leio sua receita! Me enchi de coceiras pra ter minha maquininha!! kk
    Não tem motivo melhor pra minha próxima aquisição!
    Brigadinhasssssssssssss!!!!
    Bezo, bezo,
    Rashmi

  24. Oi Tati! Que linda voce pensando nos leitores do exterior! Essas coisas nao tem por aqui mesmo. Ja usei massa de wonton ate mas ela eh mais durinha e crocante demais, nao fica a mesma coisa.

    Morar no exterior tem os seus problemas… Eu fui obrigada a aprender a fazer pao-de-queijo e fiz muitas receitas que foram um total fracasso ate conseguir achar uma que funciona com os queijos que encontramos por aqui… 🙂

    Obrigada por todas as receitas maravilhosas e o bom humor com que voce as apresenta (lesada foi otimo kkkk)

    Beijos!

  25. Posso dizer??? Seu blog é lindo!! Não sei como até hoje não tinha topado com ele mas ele ta aqui aberto e com mais um monte de aba aberta com milhões de gostosuras fora as que eu ja anotei (a mão diga-se de passagem acho tão bonito!)
    amei sua descrição tem muita coisa igual…. falo pelos cotovelos tb hehehe!!! parabens pelo trabalho divino e obrigada pela inspiração!!
    bjocas!!!!

  26. Oi moça, sou nova aqui, mas sou apaixonada pelo blog…entende meu apaixonada ? eu amo a cozinha, amo cozinhar, cozinhar pra quem eu amo é algo inexplicável pra mim… Entro todos os dias…
    Vou fazer a massa, acredite !

  27. Obaaaaaaaaaa!! Que maravilha, agora não vou mais ficar sem comer pastel quando me mudar pro exterior. Eu estou preocupada reunindo todas as receitas possíveis das nossas ''brasileirices'' que a gente sente MUITA falta quando está longe! Valeu, Tatianaaaaaaaaaa!!!! Adoro seu blog!

    • Olá. Pelo que sei, a cachaça é para deixar a massa mais sequinha, assim a gordura da fritura não penetra tanto.
      Aproveitando, tenho uma dúvida: Vai fermento nessa receita? Grata

  28. Clarissa eu nunca fiz de outra forma, essa é a primeira vez que faço. Acho que dá p/ fazer na batedeira sim.
    Quanto à assar eu acho que essa massa é própria para fritar. Para assar é melhor procurar uma específica para pastel de forno.
    Bjs
    Tati

  29. Que vontade de comer pastel!! Mas nada que me faça sovar massa….kkk Um beijo e obrigada pela lembrança com suas leitoras do exterior!Vc é encantadora!Beijão! Chá

Os comentários estão encerrado.